Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    5ª das 19h às 22h30|MSP322A2-GCMO2022-2
    Início:01/09/2022
    Data limite de inscrição: 29/08/2022
    Duração: 3 meses
    Carga Horária: 64 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Médicos, cirurgiões dentistas e demais profissionais da saúde enfrentam um grande desafio na gestão de suas clínicas, laboratórios e consultórios. Sendo especialistas e com formação predominantemente técnica, esses profissionais não têm a oportunidade de se capacitar em questões de gestão financeira, marketing e operações, embora tenham de lidar com essas questões no dia a dia.
    O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas busca apresentar de forma prática e direta os principais conceitos de gestão que possibilitem ao profissional da saúde abrir e gerir com sucesso seus laboratórios, consultórios e clínicas médicas, odontológicas e multidisciplinares.

    Você irá:
    • desenvolver visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da saúde;
    • conhecer técnicas para planejar e gerenciar os principais aspectos do seu negócio como marketing, operações, pessoas e finanças, além de aprimorar a capacidade de mediar conflitos e lidar com as mudanças no set
    • criar e liderar equipes;
    • desenvolver competências para analisar o desempenho de seu negócio e elaborar planos de ação consistentes.

     

    Sobre o início das Aulas:

    Data de início: 01/09/2022

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS*

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    *Respeitando todos os protocolos de segurança.

    Confira o vídeo acima.

    Coordenador Acadêmico: Marcelo Marinho Aidar, JAMAL SOBHI AZZAM
    Público-alvo

    O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas é indicado para profissionais da área da saúde, que atuam como sócios e gestores de laboratórios, clínicas ou consultórios médicos, odontológicos e outras áreas da saúde.

    Programa

    Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

    Gestão de clínicas de saúde: processos, pessoas e questões legais

    Módulo 1: Estabelecendo os principais processos das clínicas e consultórios
    • principais processos da clínica;
    • padrões de trabalho para os processos chave da clínica;
    • gestão operacional e documentação necessária.
     
    Módulo 2: Qualidade e melhoria contínua dos serviços com o uso de indicadores
    • redesenho os processos da clínica;
    • PDCA, melhoria contínua e ferramentas qualidade;
    • uso de indicadores e dashboards para acompanhamento dos processos.
     
    Módulo 3: Gestão de pessoas e equipes
    • seleção e contratação da equipe;
    • integração e desenvolvimento;
    • remuneração e reconhecimento.

    Módulo 4: Principais aspectos legais na condução do consultório
    • formas de sociedade aplicadas às clínicas;
    • responsabilidades do sócio administrador;
    • aspectos trabalhistas e a nova legislação do trabalho;
    • terceirização e contrato com prestadores de serviços.

    Gestão financeira e tributária das clínicas de saúde

    Módulo 1: Tributos e impactos financeiros do modelo adotado 
    • principais tributos da clínica;
    • avaliação de alternativas de modelos tributários;
    • impactos financeiros do modelo adotado;
    • reorganização tributária da clínica.

    Módulo 2: Planejamento financeiro e orçamentário da clínica
    • conceitos de matemática financeira;
    • demonstração de resultados;
    • controle financeiro e orçamentário.

    Módulo 3: Gestão do fluxo de caixa
    • regime de caixa e de competência;
    • prazo médio de pagamento e recebimento.
    • gestão do fluxo de caixa.

    Módulo 4: Análise de viabilidade de investimentos
    • indicadores e parâmetros na análise de investimentos;
    • estudo de viabilidade de projetos;
    • análise dos cenários no binômio retorno x risco;
    • tomada de decisão financeira e estratégica.

    Iniciando e repensando o modelo de negócio de sua clínica de saúde

    Módulo 1: Ambiente de negócios para os profissionais de saúde
    • principais transformações no cenário de saúde;
    • mudanças no perfil demográfico dos profissionais de saúde;
    • transformações no mercado de trabalho e no ambiente de negócios da saúde.
    Módulo 2: Empreendedorismo e criação de novos negócios
    • profissional da saúde como empreendedor e gestor;
    • recursos para definir ou repensar o modelo de negócios de sua clínica;
    • utilização da ferramenta do Canvas para analisar como sua clínica pode criar e entregar valor a seus clientes.
    Módulo 3: Repensando o modelo de negócios da clínica
    • levantamento de informações com os clientes potenciais;
    • identificação de canais, recursos e parceiros-chave para a criação do negócio;
    • modelos de monetização e remuneração do negócio.
    Módulo 4: Estruturando sua clínica como um negócio
    • dimensionamento do tamanho de mercado e público-alvo;
    • estimativas com receitas e despesas com a clínica;
    • modelo de plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio

    Marketing e Posicionamento Estratégico de Clínicas de Saúde

    Módulo 1: Marketing aplicado a clínicas e consultórios
    • fundamentos de marketing aplicados a serviços profissionais; 
    • marketing mix para as clínicas e consultórios;
    • estratégias de posicionamento para as clínicas.
    Módulo 2: Marketing digital: mídias, conteúdo e relacionamento
    • caracterização público por meio da construção de personas;
    • captação de clientes potenciais com o uso do marketing digital;
    • construção de métricas para avaliar o sucesso do marketing digital.
    Módulo 3: Gestão do relacionamento com operadoras e planos de saúde
    • cenário e tendência das operadoras de saúde;
    • negociação e relacionamento com os planos de saúde;
    • estudo de caso de uma clínica.
    Módulo 4: Planejamento estratégico para competitividade da clínica e consultório
    • processo e etapas do planejamento estratégico;
    • ferramentas e técnicas de planejamento estratégico para as clínicas;
    • desenvolvimento de estratégias e planos para a sua clínica;
    • monitoramento de estratégias com a construção de mapas estratégicos.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você terá direito ao certificado no formato impresso, que permite comprovar a conclusão do curso.

    Para isso você solicita a emissão do seu certificado e retira na secretaria, no prazo de até 45 dias após o encerramento do seu curso.

    Investimento

    Até 02/08/2022

    • R$ 5.440,00 à vista ou até 10X de R$ 568,68

    Até 01/09/2022

    • R$ 6.045,00 à vista ou até 10X de R$ 631,92
    Processo seletivo

    O processo seletivo compreende em análise curricular e, em alguns casos, entrevista com o coordenador.

    Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e realizar o upload do currículo (link disponível no site "INSCREVA-SE"). A equipe do processo seletivo realizará a análise curricular e informará o resultado ao candidato via email.

    Pré-requisitos deste curso:
    • Superior completo e/ou experiência profissional relevante de pelo menos 5 anos.

    Atenção!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • A análise de perfil tem previsão de resposta de alguns dias e pode variar de acordo com a demanda e o curso escolhido.


    Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site: candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso, desta forma, é de extrema importância atentar-se aos comunicados enviados para que o ingresso aconteça até a data estipulada para a entrada.

    • Cédula de identidade

    • Diploma do curso de graduação*

      *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.