Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 11/05/2026
Data limite de inscrição: 11/05/2026
Carga Horária: 16 horas/aula
(Duração: 2 semanas)
Frequência: Semanal
2ª e 3ª das 19h às 22h30
A automação com inteligência artificial (IA) generativa está reformulando a forma como empresas relacionam-se com clientes. Agentes autônomos atuam de forma 24/7, compreendendo o contexto das interações e executam ações baseadas em dados de comportamento e histórico. No curso Agentes Autônomos com Inteligência Artificial no Relacionamento com Clientes, as pessoas participantes aprendem a construir agentes com plataformas no-code, integrando canais como e-mail, Customer Relationship Management (CRM), WhatsApp e redes sociais. Por meio de fluxos com lógica condicional, checkpoints e decisões automatizadas, serão capazes de estruturar jornadas de prospecção, atendimento e pós-venda. Além disso, serão desenvolvidas competências essenciais para a criação de sistemas multiagentes, com divisão de funções entre agentes especializados. O curso enfatiza o uso estratégico da IA para criar arquiteturas colaborativas, medindo o impacto das soluções com indicadores de performance.
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • construir agentes autônomos com IA generativa, utilizando plataformas no-code aplicadas a canais digitais de relacionamento;
  • aplicar agentes conversacionais para automatizar o atendimento a clientes, integrando fluxos com canais como WhatsApp, e-mail e CRM;
  • planejar fluxos multiagentes com checkpoints, lógica condicional e decisões automatizadas para atender a diferentes etapas da jornada de clientes.

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 11/05/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Agentes Autônomos com Inteligência Artificial no Relacionamento com Clientes

Agentes Autônomos com Inteligência Artificial no Relacionamento com Clientes

Módulo 1 – Fundamentos e construção de agentes inteligentes
  • Fundamentos da inteligência artificial generativa aplicada ao marketing e ao atendimento
  • Tipos de agentes autônomos e as suas aplicações em processos de relacionamento
  • Plataformas no-code para a construção de agentes conversacionais
Módulo 2 – Integração com sistema e canais
  • Integração de agentes com sistemas de CRM, e-mail, WhatsApp e redes sociais
  • Conectores, APIs e automações básicas
  • Ajustes baseados em dados: testes, análises e refinamento de fluxos
Módulo 3 – Modelagem de fluxos e orquestração multiagente
  • Modelo Flux Chatvolt: estrutura de fluxos, checkpoints e lógica condicional
  • Criação de jornadas automatizadas para diferentes perfis e objetivos
  • Gatilhos, caminhos alternativos e tomada de decisão automatizada
Módulo 4 – Estruturação de times de agentes e operações escaláveis
  • Sistemas multiagentes: conceitos e aplicações
  • Papéis funcionais de agentes: especialização por tipo de tarefa
  • Orquestração: hierarquias, distribuição de funções e fluxo colaborativo

Investimento

Até 11/04/2026

  • R$ 1.703,06 à vista ou em até 3x de R$ 573,34

Até 11/05/2026

  • R$ 1.822,28 à vista ou em até 3x de R$ 613,48

Público-alvo

O curso Agentes Autônomos com Inteligência Artificial no Relacionamento com Clientes é recomendado para:
  • profissionais de marketing com interesse em aplicar IA generativa para personalização de campanhas, jornada automatizada e engajamento multicanal;
  • profissionais de vendas que buscam automatizar prospecção, qualificação de leads, follow-ups e recuperação de contatos em escala;
  • profissionais de atendimento a clientes que desejam usar agentes inteligentes para responder dúvidas, escalar suporte e otimizar fluxos de resolução em canais como WhatsApp e chat;
  • gestores de CRM, responsáveis por liderar a adoção de tecnologias de automação e integração de agentes à infraestrutura comercial, com foco em eficiência, escalabilidade e personalização;
  • especialistas em IA e automação com experiência técnica que desejam aplicar os seus conhecimentos em contextos de marketing, vendas e relacionamento com clientes, utilizando plataformas no-code;
  • empreendedores que buscam implementar soluções de atendimento e relacionamento automatizadas, com foco em redução de custo operacional e ganho de escala sem dependência de programação;
    consultores de marketing, vendas e inovação que desejam ampliar o seu portfólio com soluções baseadas em IA generativa e agentes autônomos, voltadas para a jornada e a transformação digital de clientes.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

 
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.