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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: Imediato
Data limite de inscrição: 20/12/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Semanal
Semanal 05 dias(ZOOM):19:00-22:20//Mensal(Pres.) 6º feira 19h-22:20h/Sáb.08h-17:40h/Dom.08h-13:30
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: Imediato
Data limite de inscrição: 01/02/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Semanal
Semanal 02 dias(ZOOM): 19:00-22:20 Mensal (Pres.) 6º feira 19h-22:20h/Sáb.08h-17:40h /Dom.08h-13:30h
Aprenda a conduzir processos de mudança e a identificar os principais desafios relacionados à inovação digital.
  
No MBA em Gestão: Transformação Digital, você desenvolverá as competências essenciais à gestão da inovação. Por meio de ferramentas aplicáveis e conceitos atuais, será capaz de planejar e conduzir estratégias baseadas nas novas infraestruturas tecnológicas, contribuindo para criar uma cultura organizacional inovadora.
  
Abordagem integrada para uso efetivo das inovações tecnológicas
O MBA em Gestão: Transformação Digital tem um amplo conteúdo tecnológico e de negócios. Você vai aprender a desenvolver estratégias inovadoras para e-business de modo geral, considerando as tendências da economia digital, as demandas atuais e o impacto dos novos modelos de negócios digitais no ambiente corporativo.
  
Desenvolva competências para entender o novo ecossistema de competição digital:
  
| Utilizar a tecnologia para ganhar produtividade.
| Gerenciar e direcionar projetos para atender às possibilidades e tendências futuras.
| Tomar decisões fundamentadas em dados e informações.
| Avaliar recursos tecnológicos considerando utilidade e viabilidade técnica.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão: Transformação Digital

Arquitetura de big data e automação de decisões

Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.

Arquitetura de produtos digitais

Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.

Economia digital e criptoativos

Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão de projetos de transformação digital

Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.

Governança e segurança da informação

TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Modelos de negócios na era XTech

Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.

Técnicas e ferramentas de inteligência artificial

Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.

Técnicas e tecnologias para curadoria de conteúdo

Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.

Tecnologias emergentes

Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Graduados em qualquer área do conhecimento com experiência no campo de Tecnologia da Informação.
| Profissionais com experiência em gestão que desejam dominar o ciclo de inovação tecnológica.
| Quem atua com desenvolvimento de produtos ou melhoria de processos, com interesse em inovação.
   
Pré-requisitos:
   
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
| Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.
   
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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