MBA em Saneamento

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 10/04/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 20/03/2024
    Duração: 13 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    A instituição do novo marco regulatório do Saneamento em 2020 (Lei n° 14.026, de 15 de julho de 2020) visa aumentar a atração de investimentos para o setor, incentivando concessões, privatizações e parcerias público-privadas. A titularidade dos serviços continuará municipal, o que desencadeia um amplo mercado que inclui colaboradores das empresas, das agências regulatórias e dos tribunais de contas, além de potenciais investidores e analistas de mercado. 
    Você irá adquirir:       
    • conhecimento sobre o setor de saneamento, regulação econômica e gestão aplicada a estes tipos de companhias, seus aspectos institucionais, jurídicos e regulatórios e
    • conhecimento sobre a modelagem e gestão de projetos, revisões tarifárias, desenhos de contratos e mercados com aplicações em empresas de água e saneamento;
    • entendimento sobre bases de dados (Data Science), governança e gestão de riscos com aplicações nas empresas de água e saneamento.

    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 4ª e 5ª - das 19h às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Edson Daniel Lopes Gonçalves
    Programa

    MBA em Saneamento

    Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de Saneamento




    Avaliação econômico-financeira de projetos. Elaboração do fluxo de caixa de projetos. Análise de risco. Investimentos. EVTEAs - estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.



    Aspectos Técnicos, Operacionais e Comerciais da Prestação dos Serviços de Saneamento




    Relação de recursos hídricos com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Composição, aspectos legais e boas práticas dos sistemas de água e esgoto. Gestão patrimonial da infraestrutura. Gestão comercial dos serviços.






    Avaliação de Políticas Públicas e Governança Regulatória




    Planejamento de avaliação. Modalidades de avaliação de políticas públicas. Intervenção no domínio econômico como uma política pública. Estudos de caso e experimentos. Introdução a modelos econométricos e estatísticos para avaliação de políticas. Análise de Impacto Regulatório (AIR). Contexto da gestão regulatória no Brasil. Metodologias de análise. Governança regulatória – análise de stakeholders.



    Contabilidade, Compliance e Controle em Empresas Reguladas




    Contabilidade Regulatória x Societária. Indicadores financeiros e operacionais/impacto nas tarifas. Compliance regulatório. Princípios de auditoria contábil para empresas reguladas. Governança Corporativa. Contabilidade Gerencial e Engenharia de Custos. Contabilidade e auditoria de PPP´s.



    Contratos de Concessões e Parcerias Público-Privadas




    Concessões e parcerias público-privadas (PPP). Ciclo de processo de concessões e PPPs. Sociedade de propósito específico. Estruturação financeira de projetos de investimento. Economia e modelagem de PPPs. Avaliação de riscos e desenho de contratos.



    Direito Administrativo




    Direito Administrativo atual. Administração pública dialógica. Direito da Regulação. Bens públicos e serviços públicos. Contratos administrativos. Direito aplicado à regulação do serviço público: nova lei das agências reguladoras Lei nº 13.848/19. Serviços públicos delegados: concessões, autorizações, permissões e parcerias público-privadas. Licitações, convênios e credenciamento. Gestão de contratos de serviços públicos. Agências reguladoras. Competência normativa. Novo padrão de legalidade. Fiscalização e controle externo. Atualidade dos serviços x observância aos termos contratuais. Inclusão de novos investimentos. Limites do poder regulatório - possibilidade de criação de novas obrigações e penalidades pela Agência e incidentes sobre contratos em curso. Problema da renegociação/reequilíbrio contratual sob as óticas jurídica e econômica.



    Direito do Consumidor, Avaliação da Qualidade dos Serviços e Solução de Conflitos




    Direito do Consumidor. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro - Lei nº 13.460/2017. Direito Econômico e Concorrencial. Sistema financeiro e mercado de capitais. Regulação e defesa da concorrência. Aplicação aos segmentos de água e saneamento. Indicadores de qualidade nos serviços prestados. Métodos adequados de solução de conflitos judiciais e extrajudiciais. Arbitragem. Mediação. Conciliação. Negociação. Técnicas negociais e gestão de conflitos. Dispute Board. ODR’S – Online Dispute Resolution.



    Estatística e Ciência de Dados (data science) Aplicada




    Estatística Descritiva. Probabilidade. Distribuição discreta. Distribuição Normal. Intervalos de confiança. Amostragem e estimação de intervalos. Correlação e regressão linear simples/múltipla. Bases de dados em empresas reguladas. Métodos estatísticos para empresas reguladas e em auditoria contábil. Big Data e mineração de dados em empresas reguladas. Métodos numéricos e computacionais em empresas reguladas. Implementação no Excel e no R. Aplicações para o setor de saneamento.



    Estratégia Aplicada a Empresas de Saneamento




    Estratégia em empresas concessionárias de serviço público (monopólio natural) com receitas e custos regulados. Impactos no planejamento estratégico das organizações. Análise do setor de saneamento e desafios. Análise competitiva dos players. Planejamento e sua metodologia clássica. Importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Análise de cenários, modelo SWOT. Montagem dos indicadores e metas. Montagem do Balanced Scorecard. Desenvolvimento do portfólio para obtenção da estratégia empresarial.



    Finanças Corporativas com Ênfase em Firmas Reguladas




    Decisões de investimento e financiamento para firmas reguladas de infraestrutura; Avaliação de projetos e empresas; Estimativa do Custo Médio Ponderado do Capital e aplicações na determinação de tarifas de serviços públicos.



    Fundamentos Econômicos do Setor de Saneamento




    Fundamentos econômicos da indústria de água e saneamento. Arranjos possíveis para a indústria e o caso brasileiro - nível de integração vertical e separação de atividades






    Regulação Econômica dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Mecanismos de incentivo a expansão e qualidade dos serviços. Riscos e financiamento do setor - arranjos possíveis e casos aplicados.



    Fundamentos Jurídicos do Setor de Saneamento




    Fundamentos jurídicos da indústria e os papéis dos diversos atores. Regime jurídico aplicável. Princípios jurídicos aplicáveis à formação de tarifas. Equilíbrio econômico-financeiro sob a ótica jurídica. Ganhos extraordinários do concessionário.



    Gerenciamento de Projetos Aplicado a Empresas de Saneamento




    Relação entre a estratégia das organizações e os projetos. Processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, com ênfase em empresas de água e saneamento. 10 áreas de conhecimento do PMBOK e as metodologias de gerência de projetos com foco em competências.



    Gestão de Riscos Aplicada




    Riscos e fatores de risco referentes aos processos típicos de concessionárias de água e saneamento - regulação técnica, financeira e ambiental. Matriz de riscos e controles (RACM) - classificação dos riscos quanto à probabilidade e quanto ao impacto. Metodologia COSO. Diferença entre controles automáticos e manuais; preventivos, detentivos e preditivos. Diferença entre riscos internos e externos; financeiros, operacionais, estratégicos e compliance. Lei Sarbanes-Oxley – SOx.. Abordagens quantitativas para mensuração de riscos.



    Governança Corporativa e Financiamento para Empresas de Saneamento




    Fundamentos da governança corporativa. Conceitos e pilares de governança corporativa. Melhores práticas de governança corporativa. Transparência. Equidade. Accontability. Compliance. Sociedades comerciais e estatuto das empresas públicas. Agências de classificação de risco. Conceito de rating das empresas de saneamento. Níveis de governança corporativa da BOVESPA/B3. Conceitos de Project Finance, emissão de debêntures, linhas de financiamento do BNDES, BID e outras agências de financiamento. Fundos de investimento, FDIC’s, FIP’s e Regime Especial de Incentivos para o desenvolvimento da infraestrutura.



    Princípios Econômicos da Regulação




    Introdução à microeconomia - princípios da teoria do consumidor. Princípios de teoria da firma. Estruturas de mercado - concorrência perfeita, oligopólio, monopólio puro e natural. Externalidades - direitos de propriedade, bens privados e bens públicos. Análise de bem-estar social. Regulação econômica, monopólios naturais, externalidades e indústrias de rede. Tipos de estrutura regulatória: Price Cap, Taxa de Retorno, Benchmarking. Regulação como um problema informacional - informação assimétrica, seleção adversa, moral hazard e sinalização. Teoria da Agência, problema do agente-principal e agência comum. Aplicações de Teoria dos Jogos.






    Processo Tarifário




    Tarifas e regulação: Price Cap, Taxa Interna de Retorno e Yardstick. Processos de revisão, reajuste anual e revisão extraordinária. Reequilíbrio econômico-financeiro.






    Audiências e consultas públicas. Contabilidade regulatória, alocação e funcionalização de custos, estimativa da Receita Requerida. Base de remuneração, perdas, fator X e encargos. Estrutura tarifária e exemplos do setor de água e saneamento.



    Regulação do Setor de Saneamento no Brasil

    Estruturação do setor de saneamento nacional e atual arquitetura institucional. Marco regulatório setorial. Caracterização e forma de atuação das entidades reguladoras dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que são colaboradores de agências regulatórias, profissionais das empresas de água e saneamento, órgãos de controle e analistas de mercado, tanto de empresas estatais como de empresas privadas, incluindo:
    • servidores de agências regulatórias estaduais, municipais, intermunicipais e da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico); 
    • servidores de secretarias do tesouro, também nos três níveis; 
    • analistas de bancos comerciais, de investimento, de fomento e de gestoras de recursos responsáveis pela cobertura de setores regulados e de infraestrutura.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.