Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 07/04/2026
Data limite de inscrição: 07/04/2026
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 3 meses)
Frequência: Semanal
3ª das 19h às 22h30
O curso Formação Executiva em Gerência de Produtos e Serviços apresenta uma proposta inovadora que visa ao desenvolvimento e à gestão de produtos e serviços com base nos benefícios dos ecossistemas colaborativos. Esse diferencial abrange tanto o âmbito de negócios entre empresas (B2B) quanto o segmento de bens de consumo, capacitando profissionais para liderar em um ambiente empresarial cada vez mais disruptivo.

Com um enfoque prático e alinhado às demandas desse novo paradigma, o programa discute e apresenta os principais aspectos da inovação na gestão e no gerenciamento de produtos e serviços. O seu objetivo é preparar profissionais para assumir uma liderança em um ambiente cada vez mais integrado, colaborativo e disruptivo.

Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • identificar oportunidades e tendências para a aplicação estratégica de soluções digitais em produtos e serviços;
  • testar e validar ideias de produto (MVP);
  • atuar como um product owner agile no desenvolvimento de novos produtos por meio de estratégias de design sprint e product design;
  • desenvolver estratégias de cocriação em ecossistemas de engenharia reversa e em clusters dedicados, visando à geração de produtos e serviços inovadores por meio de soluções compartilhadas que integrem fornecedores, clientes, centros de pesquisa, startups e universidades em redes estratégicas.

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 07/04/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Gerência de Produtos e Serviços

Desenvolvendo Produtos Digitais: do Conceito ao Impacto no Mercado

Módulo 1 – Fundamentação ao mercado digital e estratégia
  • Ecossistema digital: e-commerce, aplicativos, SaaS (software as a service) e plataformas
  • Principais tendências: IA, IoT, blockchain e personalização

Módulo 2 – MVP e lean startup
  • MVP e a sua importância no desenvolvimento de produtos
  • MVP e a redução de riscos, economia de recursos e aceleramento do aprendizado
  • MVP de produto mínimo funcional (PMF)

Módulo 3 – Design sprint e product design
  • Design sprint e as suas etapas
  • Ferramentas de design de produto
  • Princípios de product design
  • Prototipagem rápida e testes com usuários

Módulo 4 – UX e digital marketing
  • Princípios de UX no desenvolvimento de produtos
  • Revisão dos princípios de UX
  • UX e a satisfação do cliente, a lealdade à marca e o sucesso do negócio
  • Integração entre UX e estratégias de marketing
  • UX e estratégias de marketing digital

Ecossistemas de Inovação na Gestão e Gerência de Produtos

Módulo 1 – Ecossistemas de inovação e estratégias de colaboração
  • Introdução aos ecossistemas de inovação
  • Mapeamento de ecossistemas: ferramentas e metodologias
  • Estratégias de colaboração entre startups, empresas tradicionais, universidades e governos
Módulo 2 – Modelos de inovação para gestão de produtos
  • Design thinking: resolução de problemas centrada no usuário
  • Lean startup: ciclo construir-medir-aprender para produtos mínimos viáveis (MVP)
  • Open innovation: integração de ideias e recursos externos para acelerar a inovação
Módulo 3 – Tecnologias emergentes e a sua integração na gestão de produtos
  • Inteligência artificial (IA): automação e personalização de produtos
  • Internet das coisas (IoT): conexão de dispositivos e análise de dados em tempo real
  • Blockchain: rastreabilidade e segurança na cadeia de suprimentos

Módulo 4 – Métricas de sucesso e avaliação de desempenho em produtos inovadores
  • Customer effort score (CES): medir a facilidade da interação do cliente com o produto
  • Product qualified leads (PQLs): identificar usuários com alto potencial de conversão em clientes pagantes
  • Activation rate: avaliar a porcentagem de usuários que completam ações essenciais no produto

Gestão de Brand Equity – A Marca no Contexto do Produto

Módulo 1 – Fundamentos de brand equity e branding
  • Fatores que contribuem para o brand equity
  • Marca e branding – diferença entre marca e branding
  • Criação de identidade de marca
  • Conceitos de valor da marca e os seus medidores
  • Principais indicadores (brand awareness, brand loyalty, etc.)

Módulo 2 – A personalidade da marca e as suas dimensões
  • Identificação da persona da marca
  • Principais dimensões da personalidade da marca
  • Diferentes estratégias de personas de acordo com o público-alvo
  • Estudo de casos de personalidade da marca

Módulo 3 – Estratégias de posicionamento de marca
  • Marcas vinculadas a produtos e serviços
  • Segunda marca e proposição diferenciada de valor
  • Submarcas e extensão de marcas
  • Estudo de caso sobre posicionamento de marca

Módulo 4 – Governança e compliance de brand equity
  • Identidade corporativa e criação do corporate branding
  • Imagem corporativa – ética, crenças e valores – cultura organizacional
  • Corporate branding e brand equity valuation – políticas e controles
  • Estudo de caso de corporate branding

Inteligência Competitiva para Serviços Disruptivos

Módulo 1 – Servitização na gestão de experiência do cliente e os modelos de negócios híbridos
  • Gestão de experiência do cliente (CXM)
  • Estratégias de mapeamento de customer journeys e de mensuração da satisfação do cliente
  • Servitização e modelos de negócios híbridos
Módulo 2 – Inovação com design thinking e IoT para excelência em serviços
  • Técnicas colaborativas de cocriação e design thinking centradas no cliente
  • Clusters de IoT na excelência em serviços
  • Prototyping e testing na coleta de insights para criar user stories

Módulo 3 – Fortalecendo a segurança e eficiência com blockchain e lean services
  • Blockchain para transparência e segurança
  • Implementação de registros imutáveis e integridade de dados em serviços
  • Tipos de blockchains (públicos, privados e permissionados) em diferentes contextos
  • Mapeamento de fluxo de lean services (value stream mapping).

Módulo 4 – Estruturas de SLA e inovação em pequenas empresas de serviços
  • Conceitos e fundamentos de service level agreement – SLA
  • Estrutura e elementos essenciais de um SLA – métricas e controles
  • Impacto da tecnologia e inovação na implementação de SLAs

Investimento

Até 07/03/2026

  • R$ 6.403,51 à vista ou até 10x de R$ 669,40

Até 07/04/2026

  • R$ 6.851,76 à vista ou até 10x de R$ 716,26

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Gerência de Produtos e Serviços é recomendado para:
  • gestores, executivos e líderes, responsáveis pela gestão estratégica de produtos e serviços, especialmente em contextos de inovação tecnológica e transformação digital;
  • profissionais das áreas de Marketing, Inovação, Tecnologia, Operações;
  • consultores empresariais e empreendedores interessados em desenvolver estratégias e práticas inovadoras por meio de parcerias e alianças estratégicas;
  • profissionais em setores industriais e comerciais com foco em negócios B2B ou mercado de bens de consumo;
  • especialistas em transformação digital e líderes ou futuros líderes que buscam aperfeiçoar as suas competências em gestão colaborativa.

Pré-requisito(s):
É recomendado que o participante tenha conhecimentos básicos sobre operações relacionadas à tríade: marketing – vendas – produtos, ou tenha interesse em vivenciar ambientes empresariais orientados por inovação, transformação digital e colaboração estratégica.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

 

  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • CÉDULA DE IDENTIDADE

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.