MBA em ESG – Environmental, Social & Governance

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Curitiba, PR
Modalidade: Blended (semipresencial)
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Mensal
    SÁBADO: 8H ÀS 17H40 AULA PRESENCIAL, SEGUNDA E TERÇA-FEIRA: 18H30 ÀS 22H50 AULA ONLINE AO VIVO
    Início:26/04/2024
    Data limite de inscrição: 26/04/2024
    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Semipresencial (Blended)

    Cursos com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O programa do MBA em ESG – Environmental, Social & Governance visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
     
    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
     
    • identificar os principais desafios para a condução de oportunidades e mitigação de riscos sociais, ambientais e de governança;
    • gerar valor para os diversos stakeholders com base nos pilares da gestão responsável;
    • implementar práticas para organizações inclusivas e sustentáveis;
    • aprimorar e desenvolver indicadores e relatórios de divulgação das ações em ESG;
    • analisar portfólios de produtos, unidades de negócios e práticas em ESG, contemplando riscos e impactos socioambientais e financeiros;
    • aplicar respostas estratégicas viáveis às pressões institucionais e às legislações relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança.
    Coordenador Acadêmico: Fabricio Stocker
    Programa

    MBA em ESG – Environmental, Social & Governance

    Avaliação de impactos socioambientais

    Riscos socioambientais. Evolução dos riscos de segurança. Metodologias de identificação e análise de risco. Elementos de gestão de risco e do meio ambiente, saúde e segurança. Definição de impactos socioambientais. Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para implantação de empreendimentos. Definição de indicadores e de desempenho socioambientais.

    Business case em ESG

    Melhores práticas ESG do mercado internacional e nacional. Tendências e aplicações em organizações privadas, públicas e não governamentais. Papel da liderança na transformação da cultura em ESG. Business cases.

    Direito ambiental

    Princípios do direito ambiental. Evolução do direito ambiental em nível internacional e nacional. Política Nacional do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Poder de polícia ambiental. Competências em matéria ambiental. Relatório (EIA/Rima). Sistema Nacional de Licenciamento Ambiental e responsabilização por danos ambientais. Tutela da biodiversidade e de recursos naturais. Código Florestal. Política Nacional de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos. Legislação, normas e novos mecanismos legislativos, instrucionais e regulatórios da área ambiental. 

    Economia circular e logística reversa

    Economia circular, modelos de gestão e ciclos. Modelos lineares atuais, repensar processos produtivos, desenvolver e influenciar novas relações de produção, distribuição e consumo. Inovação nos processos e nas relações. Consumo e consumismo em uma dinâmica pelos contextos econômico, social e ambiental, e os seus respectivos impactos à sociedade e ao meio ambiente. Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), reciclagem, remanufatura e recondicionamento de produtos e reciclagem. Aplicações de logística reversa.

    Empreendedorismo social e negócios de impacto

    Estado, mercado e terceiro setor: as tipologias organizacionais. Referencial teórico conceitual sobre empreendedorismo social em um contexto de desenvolvimento sustentável. Organizações híbridas e empresas sociais e as suas delimitações. Negócios socioambientais: tipologia e histórico. O ecossistema organizacional dos negócios socioambientais: aceleradoras, investidores, incubadoras, organizações da sociedade civil, empresas e governo. Gestão de negócios de impacto: modelos, estratégias, geração e mensuração de valor. Abordagens para o alinhamento do investimento social aos negócios. Potenciais riscos e oportunidades. 

    Estratégias de comunicação em sustentabilidade

    Modelos de comunicação para as práticas sustentáveis. Geração de valor para marca, negócios e pessoas. Compreensão do consumidor mais consciente. Divulgação e transparência de ações em ESG. Relações públicas. Gestão de crise e comunicação. Comunicação para sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social. Geração de uma proposta de valor. Greenwashing. Reportes e relatos de sustentabilidade. 

    Finanças corporativas sustentáveis

    Introdução a finanças corporativas e contabilidade financeira: princípios de origem, aplicação e retorno dos investimentos. Análise de investimentos sustentáveis. Agenda ESG no mercado financeiro. Abordagens para integração ESG nos investimentos. Fundos de investimentos. Ratings ESG e impacto. Títulos verdes, sociais e sustentáveis.

    Gestão ambiental e de resíduos

    Meio ambiente, recursos naturais, biodiversidade, ecossistemas, serviços ambientais e poluição. Evolução das estratégias ambientais nas organizações empresariais: fatores motivadores e tendências. Abordagens e ferramentas de gestão ambiental nas empresas: potencialidades. Aplicação dos fundamentos da gestão ambiental na indústria com base nos requisitos e nas melhores práticas do mercado. Contexto ambiental na organização, papel da liderança, riscos, sistemas, ISO e normas. Gestão ambiental de resíduos – desafios e oportunidades.

    Gestão da diversidade e inclusão


    Conceito de inclusão, diversidade e seus desafios nas organizações. Heterogeneidade da força de trabalho: gênero, raça, classe social e origem regional, idade, orientação sexual e deficiência. Grupos de afinidade, coletivos. Diversidade nos times de trabalho e implicações nos resultados. Gestão inclusiva da diversidade e a sua relação com a cultura organizacional e a liderança. Boas práticas de gestão. Aspectos legais e contemporâneos da diversidade e da inclusão. 

    Gestão estratégica de carbono

    Mudanças do clima. Gases do efeito estufa. Impactos ambientais. Sociedade de baixo carbono. Cenário de emissões de GEE. Negociações internacionais. IPCC – Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas. COPs. Diminuição das consequências das mudanças climáticas. Processo de obtenção de créditos de carbono. Mercado de carbono no Brasil e no mundo. Certificações relacionadas à gestão de carbono. Desafios e oportunidades de carbono global e nacional. 

    Gestão e engajamento de stakeholders

    Origens e conceito de stakeholder. Dimensões da Teoria dos Stakeholders. Classificação e modelos de mapas de stakeholders. Construção de valor com o cliente. Gestão estratégica com stakeholders. Engajamento de colaboradores, fornecedores, comunidades e demais grupos de stakeholders. Matriz de materialidade. Modelos de negócios centrados nos stakeholders. Comunicação e relacionamento com os diferentes grupos de stakeholders. Cocriação de valor com stakeholders. Parcerias e estratégias de relacionamento multistakeholders

    Governança corporativa


    Conceitos de governança corporativa. Evolução, marcos da governança corporativa. Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Planejamento de sucessão. Atribuições de conselhos. Princípios de governança e aspectos comportamentais do processo decisório. Níveis de governança. Governança e geração de valor. Compliance e mecanismos anticorrupção.

    Gestão de riscos e due diligence

    Modelos de gestão de riscos corporativos: COSO. Análise e gestão de riscos operacionais e corporativos. Cultura da gestão de riscos corporativos. Fator humano na gestão de riscos corporativos. Auditoria de riscos. Mitigação de riscos no processo de contratação e controles internos. Processo de due diligence ambiental, contábil, fiscal, financeira, trabalhista, entre outras. Aplicações de Data Analytics (Business Analytics). Matriz de risco e as ações preventivas e corretivas.

    Gestão, regulação e transparência em ESG


    Dimensões de ESG – environmental, social & governance. Pressupostos e boas práticas em ESG. Métricas, indicadores, KPIs e matriz de ESG. Mensuração e monitoramento das questões ESG e o seu alinhamento com a comunicação, a estratégia e os relatórios corporativos. Transparência em ESG. Frameworks de sustentabilidade e reporte em ESG. Certificações obrigatórias e voluntárias: certificação Sistema B e ISO. Comércio justo, LEED. Certificações por segmento e avaliação de impacto B. Estabelecimento de relações entre políticas públicas e regulamentações específicas. Estudo das regulamentações e dos seus impactos jurídicos nas políticas sociais e econômicas.






    Inovação e transformação digital

    Inovação, tecnologia e a função de P&D. Impacto da tecnologia nos produtos, processos e modelos de negócios. Economia de escala e de escopo. Tecnologia de ruptura. Capacidades tecnológicas. Modelos e métodos para tornar a empresa inovadora. Inovação ambidestra, condicionantes e desempenhos. Propriedade intelectual. Panorama da tecnologia no Brasil e na América Latina. Razões para a baixa geração de inovações. Impactos da tecnologia sobre a sociedade e o meio ambiente. Novas tecnologias aplicadas à indústria e aos negócios . Transformação digital do modelo de negócios.

    Mudanças climáticas e transição energética

    Grandes desafios e problemas ambientais do setor energético. Política energética e política ambiental. Impacto das políticas internacionais e nacionais de enfrentamento climático nas cidades e nas empresas. Estratégias corporativas, nacionais e subnacionais de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Experiências internacionais e nacionais de gestão e responsabilidade social e corporativa frente às questões climáticas. Riscos e oportunidades atrelados às mudanças climáticas. Conexão a operação da empresa com práticas sustentáveis, considerando produção mais limpa e uso de energias renováveis.

    Sustentabilidade corporativa e ESG


    Conceitos de sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, tripé da sustentabilidade, criação de valor compartilhado e core business. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fundamentos de ESG – environmental, social & governance. Responsabilidade social corporativa. Tipologia de organizações sustentáveis. Abordagens e desafios da gestão ambiental empresarial. Papel dos stakeholders. Negócios sustentáveis como fonte de vantagem competitiva e de impacto positivo na sociedade. 


    Sustentabilidade na cadeia de suprimentos


    Configurações de cadeias de suprimentos sustentáveis. Mecanismos de governança, controle e monitoramento dos riscos na cadeia de suprimentos. Desafios futuros. Dinâmicas estruturais, tecnológicas e relacionais na cadeia de suprimentos. Elementos para a construção de produtos e serviços sustentáveis visando à conexão com a cadeia de suprimentos. Riscos e oportunidades em relação à cadeia de suprimentos. Pressões legais e de mercado que influenciam a tomada de ações concretas junto a fornecedores. Indicadores de sustentabilidade na cadeia de suprimentos.

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    O MBA em ESG – Environmental, Social & Governance é recomendado para:
    • profissionais que atuam em empresas privadas, de diversos portes, e estatais industriais ou de serviços, que objetivam implementar ações e práticas em ESG e desejam obter uma formação em gestão de ESG para atuar em consultoria especializada ou para estruturar os seus próprios negócios;
    • profissionais com formação técnica nas áreas ambientais, direito, finanças, engenharias e demais áreas que queiram aprimorar competências gerenciais na temática ESG de forma objetiva e em curto prazo, e obter desenvolvimento, qualificação profissional e conhecimentos práticos para atuar em funções administrativas;
    • profissionais que desejam se reposicionar e reingressar de maneira competitiva em nova área no mercado de trabalho.
    Pré-requisitos:
    • tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
    • tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.

    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. 
    A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes. 

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Semipresencial (Blended), você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: entrevista

    • O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
    • Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
    • A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
    • Cédula de identidade.
    • Foto digital recente no formato 3x4 (colorida).
    • Diploma do curso de graduação*.
    • Histórico escolar de graduação.

    * Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    * Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.