MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

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  • Modalidade:
    Online
    Início: 23/11/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 20/11/2020
    Duração: 14 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Sobre o curso
     Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O Logística e Supply Chain Management proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
    Você irá adquirir:
    • visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
    • ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações.
    • competências requeridas às operações logísticas.
    • qualificaçãocom os mais relevantes e atuais temas relacionados à área de operações logísticas e gestão da cadeia de suprimentos.
    Ideal para quem quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.
    Clique aqui para acessar o cronograma da turma e o programa completo das disciplinas.

    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management é recomendado para profissionais que:
    • Atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas ou empreendedores;
    • Atuam ou desejam atuar no setor de logística e gestão da cadeia de suprimentos e que buscam conhecimentos nessas áreas.
    Pré-requisitos:
    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Coord. Acadêmico Fernando Oliveira de Araujo
    Pós-Doutorado em Engenharia de Produção e Transportes pela UFRGS, Doutor em Engenharia de Produção (ênfase em gerência de operações) pela PUC-Rio, Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção pela UFF. Experiência profissional e acadêmica, nos âmbitos nacional e internacional, como professor, pesquisador e consultor na área de gestão de operações industriais e serviços. Assessor e revisor técnico de projetos e periódicos relacionados à produção, logística e cadeia de suprimentos.
    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management

    ARGo – Alternate Reality Goal

    Ementa:

    O jogo, os personagens, as mecânicas, os mistérios e as narrativas do ARGo tomam por base o mito grego dos Argonautas, que foi transformado em poema épico por Apolônio de Rodes, em 250 a.C. – A Argonáutica. A viagem de Jasão e dos mais de 50 heróis que partiram na nau Argo em busca do velocino de ouro simboliza a luta contra a banalização, em favor da verdade e da racionalidade, por meio da colaboração – valores que se coadunam aos do objetivo específico do jogo.

    Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimento

    Prof. Paulo Pêgas, Mestre, UERJ

    Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos e taxas (federais, estaduais e municipais) nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.



    FGV Business Challenge

    Simula um oligopólio. São de cinco a sete empresas que competem entre si por, aproximadamente, dois anos (oito trimestres), explorando três regiões com um produto inovador. Você e os participantes de sua equipe assumem a direção de uma das empresas na indústria do jogo e irão competir com outras empresas, tomando decisões estratégicas e táticas típicas.

    Contabilidade Financeira

    Prof. André Limeira, Ph.D., Florida Christian University.

    Trata dos fundamentos da contabilidade e das informações por ela geradas, da interpretação dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis, do reconhecimento e registro das transações para elaboração das demonstrações contábeis e da análise econômico-financeira por meio da aplicação dos critérios de análise horizontal, análise vertical e indicadores de desempenho.

    Custos Logísticos

    Prof. Marcelo Gaudioso, Mestre, IBMEC

    Fundamentos da contabilidade de custos. Custos nos processos logísticos. Custos fixos e variáveis. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Custo total e a prática das trocas compensatórias (trade-off). Custeio por atividade (ActivityBasedCosting). Aplicação de controles e avaliação de resultados.

    Economia Empresarial

    Profa. Virene Roxo Matesco, Doutora, UFRJ.

    Trata dos princípios e conceitos da teoria econômica, analisando aspectos como a teoria da demanda e da oferta, os mercados competitivos e não competitivos, a mensuração da atividade econômica, as políticas monetária e fiscal, a estabilização da economia e o balanço de pagamentos.

    Gestão da Cadeia de Suprimento

    Prof. Altair dos Santos Ferreira Filho, Doutor, UFRJ

    Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de suprimento e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimento. Principais funções logísticas. Redes logísticas como integradoras da cadeia de suprimento.


    Gestão Estratégica

    Prof. Murilo Ramos Alambert Rodrigues, Mestre, UFRJ.

    Analisa, de uma forma dinâmica e aplicada, a maneira como podemos dotar nossas organizações de uma gestão estratégica que lhes possibilite atuar e vencer no ambiente de negócios do século XXI.

    Gestão de Pessoas

    Profa. Viviane Narducci, Doutora, FGV.

    Caminhos percorridos pelos modelos de gestão e pela gestão de pessoas desde o século XX até os dias de hoje. A importância do elemento humano como fonte de vantagem competitiva sustentável nas organizações. O papel do líder nas organizações. Desafios e competências do líder.

    Gestão da Produção e das Operações Logísticas

    Prof. Mariana Wolff, Doutor, UFF

    Gestão da Produção e de Operações sob a ótica da Cadeia de Suprimento (Supply Chain). Indicadores-chave de Desempenho (KPI) aplicáveis ao Planejamento e Controle da Produção (PCP). Planejamento de Vendas e Operações (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP), capacidade (CRP) e de materiais e capacidade (MRP-II).


    Gestão de Projetos

    Profa. Lorena Benchimol de Veloso, Mestre, European University.

    Desenvolve a competência técnica de traduzir as tendências do macroambiente em possíveis estratégias e projetos.

    Logística Internacional

    Prof. Silvio Dias, Mestre, PUC-RJ

    Global sourcing e logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Incoterms. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação.

    Logística do Varejo

    Módulo 1 - Conceitos fundamentais
    - características do mercado
    - ruptura
    - curva ABC
     
    Módulo 2 - Localização e terceirização
    - planejamento, organização e localização de centros de distribuição (CDS)
    - localização de pontos de venda
    - operadores logísticos
    - logística reversa no varejo
     
    Módulo 3 - Tecnologia da informação
    - papel da tecnologia - código de barras, QR code e RFID
    - TI - EDI, VMI, WMS, TMS e pontos de retirada
    - TI - Self checkout, VR e AR, IA, ERP, CPFR e ECR
     
    Módulo 4 - Canais de distribuição
    - distribuição e intermediários
    - variáveis-chave
    - funções do canal de distribuição
    - tipos e propriedades dos canais de distribuição
     
    Módulo 5 - Marketing de varejo
    - o consumidor moderno
    - características básicas do varejo
    - composto de marketing para o varejo
    - ferramentas

    Matemática Financeira

    Prof. João Paulo Franco de Abreu, Mestre, IBMEC.

    Possui extrema importância para a tomada de decisões financeiras, tanto de caráter pessoal quanto empresarial, auxiliando no processo de maximização de resultados empresariais.


    Marketing

    Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ. 

    Apresenta uma proposta criativa e inovadora por abordar a comunicação com o cliente de forma a encantá-lo e convencê-lo a comprar uma marca, um produto ou um serviço.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Profa. Marcela Souto Castro, Doutoranda, ESC Rennes.

    Conceitos relacionados ao processo de negociação. Aspectos relacionais envolvidos numa negociação. Aspectos substantivos de uma negociação. Aspectos processuais de uma negociação.


    Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

    Prof. Carlos Taboada, Doutor, Ökonom Engenieur

    Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Procurement tradicional e na versão eletrônica. GlobalSourcing. Marketing reverso como ferramenta de procurement. Formalização dos contratos de compra. Indicadores de desempenho. Desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços. Comakership. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores.


    Transporte e Distribuição

    Prof. Carlos Taboada, Doutor, Ökonom Engenieur

    Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e controle de frotas. Papel dos Centros de Distribuição. Recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedição em CDs. Emprego de sistemas WMS. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.




     

     

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    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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