MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação

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  • Modalidade:
    Online
    Início: 16/11/2021
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 08/11/2021
    Duração: 14 meses
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  • Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
    Você irá adquirir:
    • visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
    • habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
    • ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações;
    • amplo leque de soft skills;
    • ferramental necessário à inovação nas organizações.
    Ideal para quem quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.

    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação é recomendado para profissionais que:
    • Atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas ou empreendedores;
    • Buscam alcançar novos patamares em sua trajetória profissional e que necessitam desenvolver tanto habilidades técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills).

    Pré-requisito:
    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Coordenadora Acadêmica:

    Lucia Barbosa de Oliveira, Doutora, Instituto Coppead de Admnistração (UFRJ).
    https://www.linkedin.com/in/luciaoliveira/
    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação

    ARGo – Alternate Reality Goal

    Ementa:

    O jogo, os personagens, as mecânicas, os mistérios e as narrativas do ARGo tomam por base o mito grego dos Argonautas, que foi transformado em poema épico por Apolônio de Rodes, em 250 a.C. – A Argonáutica. A viagem de Jasão e dos mais de 50 heróis que partiram na nau Argo em busca do velocino de ouro simboliza a luta contra a banalização, em favor da verdade e da racionalidade, por meio da colaboração – valores que se coadunam aos do objetivo específico do jogo.

    Autoconhecimento e Trajetória Profissional

    Profa. Lucia Oliveira, Doutora, UFRJ. Transformações no mundo do trabalho. Gestão da carreira. Competências de carreira. Autoconhecimento. Empregabilidade e futuro do trabalho. Desafios contemporâneos na gestão da carreira.

    FGV Business Challenge

    A disciplina FGV Business Challenge – disciplina blended composta de seminário presencial e jogo on-line – apresenta temas e propostas relevantes para o desenvolvimento de soft e hard skills, articulando temáticas da atualidade por meio de uma perspectiva transversal e interdisciplinar que interessa ao desenvolvimento de líderes das mais diversas áreas de atuação. Sendo assim, a disciplina blended mostra-se como uma grande oportunidade de network para alunos de todas as turmas dos MBAs Executivos a distância do FGV Online. 
    Simula um oligopólio. São de cinco a sete empresas que competem entre si por,
    aproximadamente, dois anos (oito trimestres), explorando três regiões com um
    produto inovador. Você e os participantes de sua equipe assumem a direção de
    uma das empresas na indústria do jogo e irão competir com outras empresas,
    tomando decisões estratégicas e táticas típicas.

    Contabilidade Financeira

    Prof. André Limeira, Ph.D., Florida Christian University.

    Trata dos fundamentos da contabilidade e das informações por ela geradas, da interpretação dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis, do reconhecimento e registro das transações para elaboração das demonstrações contábeis e da análise econômico-financeira por meio da aplicação dos critérios de análise horizontal, análise vertical e indicadores de desempenho.

    Economia Empresarial

    Profa. Virene Roxo Matesco, Doutora, UFRJ.

    Trata dos princípios e conceitos da teoria econômica, analisando aspectos como a teoria da demanda e da oferta, os mercados competitivos e não competitivos, a mensuração da atividade econômica, as políticas monetária e fiscal, a estabilização da economia e o balanço de pagamentos.

    Empreendedorismo e Inovação

    Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. Conceitos do empreendedorismo e da inovação. Empreendedorismo no Brasil, na América Latina e no Mundo. Empreendedorismo corporativo. Teorias do empreendedorismo. Valores e Propósitos. Equipes de Alto Desempenho. Liderança Empreendedora. Modelos de Negócio. Apresentação de Projetos Empreendedores (Pitch). Inovação, Megatendências e Tecnologias do Século 21. Lean Startup, Metodologias Ágeis. Teste de Hipóteses. Financiamento de Projetos Empreendedores. Captação de Recursos. Ecossistema Empreendedor.

    Gestão Estratégica

    Prof. Murilo Ramos Alambert Rodrigues, Mestre, UFRJ.

    Analisa, de uma forma dinâmica e aplicada, a maneira como podemos dotar nossas organizações de uma gestão estratégica que lhes possibilite atuar e vencer no ambiente de negócios do século XXI.

    Gestão de Pessoas

    Profa. Viviane Narducci, Doutora, FGV.

    Caminhos percorridos pelos modelos de gestão e pela gestão de pessoas desde o século XX até os dias de hoje. A importância do elemento humano como fonte de vantagem competitiva sustentável nas organizações. O papel do líder nas organizações. Desafios e competências do líder.

    Gestão de Projetos

    Profa. Lorena Benchimol de Veloso, Mestre, European University.

    Desenvolve a competência técnica de traduzir as tendências do macroambiente em possíveis estratégias e projetos.

    Inovação Estratégica

    Sergio Carlos de Sousa Pereira, Doutor, PUC. 

    Importância da inovação. Custo de não inovar. Obstáculos à inovação. O DNA do inovador: desenvolvendo a confiança criativa. Como inovar. Fases do processo de inovação. “Jobs to be done” (JBTD). Solution Storm. Modelo de Negócio Canvas. Liderando para inovação em uma era de incerteza.

    Liderança na Era da Instantaneidade

    Transformações contemporâneas e suas repercussões para as funções de gestão e liderança. Liderança na época da transformação digital: relações sociais no ambiente virtual e digitalizado e o valor do capital social. Liderar como ciência, arte e artesanato. Habilidades decisórias, gerenciais e interpessoais. Estilos de liderança no
    ambiente intercultural e universalmente interconectado.

    Métodos Ágeis

    Prof. André Baptista Barcaui, Pós-Doutor, FEA/USP.
    Profa. Marcela Souto Castro, Doutora,
     Rennes Business School.

    Introdução à agilidade. Framework Scrum. Framework Kanban. XP, DSDM, Crystal e outros modelos. Agile coaching.

    Matemática Financeira

    Prof. João Paulo Franco de Abreu, Mestre, IBMEC.

    Possui extrema importância para a tomada de decisões financeiras, tanto de caráter pessoal quanto empresarial, auxiliando no processo de maximização de resultados empresariais.


    Marketing

    Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ. 

    Apresenta uma proposta criativa e inovadora por abordar a comunicação com o cliente de forma a encantá-lo e convencê-lo a comprar uma marca, um produto ou um serviço.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Profa. Marcela Souto Castro, Doutoranda, ESC Rennes.

    Conceitos relacionados ao processo de negociação. Aspectos relacionais envolvidos numa negociação. Aspectos substantivos de uma negociação. Aspectos processuais de uma negociação.


    Neurobusiness: Fundamentos, Performance e Resultado

    .Robson Gonçalves, MsC, UNICAMP. Andréa de Paiva, M.A., Middlesex University. A disciplina visa contribuir para o aprimoramento de habilidades essencialmente ligadas à percepção – intra e interpessoal –, à gestão dos aspectos múltiplos do processo de tomada de decisão – incluindo os emocionais e os racionais – e às relações humanas, onde quer que elas se mostrem relevantes, seja portas a dentro das empresas, seja na relação com clientes, fornecedores ou investidores, seja na compreensão de nossos próprios potenciais e limites em termos de criatividade, relacionamento ou expressão. A promessa do Neurobusiness é ousada. No entanto, os resultados se mostram surpreendentes, permitindo conciliar performance e qualidade de vida com respeito às limitações biológicas de nossa máquina cerebral.

    Storytelling, Técnicas de Apresentação e Media Training

    Profa. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. Conhecer os principais conceitos e técnicas relacionados à comunicação, em especial ao repertório de Storytelling. Desenvolver estratégias de preparação para promover um estado interno de segurança antes e durante as apresentações em público. Elaborar e realizar apresentações de forma empática com os diversos públicos de relacionamento. Reconhecer e aplicar os aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.

    Transformação Digital

    Sociedade da Informação. Impactos culturais e organizacionais da Internet. Informatização da vida cotidiana e mundo dos;apps; Organizações digitais, seu surgimento e crescimento, mudança de uma posição de nicho para uma posição de ubiquidade nos negócios. Transparência organizacional como uma nova demanda das sociedades . implicações e desafios organizacionais. A transformação digital como forma de sobrevivência organizacional. Características culturais de novas organizações digitais. Novas funções organizacionais do mundo digital.

     

     

    COMO ACONTECE O MBA ONLINE?

     

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

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