MBA em Gestão: Agronegócios
Agricultura 4.0
Autores: prof. Rafael Vieira de Sousa, Doutor, Universidade De São Paulo, e prof. Wellington Lopes, Doutor, Universidade De São Paulo.
Inovação no agronegócio. Tecnologias aplicadas no agronegócio. Tecnologias presentes nos processos agrícolas. Transformação digital.
Aplicação de Hedge de Preços Agrícolas
Gestão de risco de preços agrícolas. Hedge de preços com contratos a termo e futuros. Hedge de preços com contratos de opções. Estratégias de hedge com contratos futuros e opções.
Aspectos Jurídicos do Agronegócio
ARGo – Alternate Reality Goal
Autora: profª. Mary Kimiko Guimaraes Murashima, Doutora, PUC.
Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
FGV Business Challenge
Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Decisões de Custos no Agronegócio
Autor: prof. Willians Xavier de Oliveira, Mestre, Instituto Universitário De Lisboa.
Classificação de gastos (custos, despesas e investimentos). Separação entre os resultados do negócio e as informações dos produtos ou serviços. Modelagem da informação contábil sobre custos, sistemas de custeio, decisões baseadas em custos. Integração entre custos e orçamento. Integração entre custos e planejamento.
Estratégia Corporativa e de Negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégia Competitiva e Organizacional no Agronegócio
Autor: Prof. Leonardo Boscolo Cavalheiro Barbosa, Mestre, FGV.
Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.
Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégias de Marketing
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Economia dos Negócios
Autor: Prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Finanças Corporativas
Autora: profª. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Formação de Preços Agropecuários
Realidade do universo agro. Influência das principais variáveis macroeconômicas para a dinâmica dos preços agropecuários. Interação das políticas macroeconômicas sobre o agronegócio brasileiro.
Gestão de Projetos
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança e Gestão de Equipes
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Sustentabilidade no Agronegócio
Economia de baixo carbono e agricultura de baixa emissão de carbono. Legislação e licenciamento ambiental no Brasil. Desafios tecnológicos do agronegócio. Rastreabilidade de alimentos, certificação e mercados sustentáveis. Bioeconomia e agroenergia. Relatórios de sustentabilidade, marketing verde e negócios sustentáveis.
Transformação Digital
Autora: profª. Diana Sinclair Branisso, Doutora, PUC.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Viabilidade Econômica de Projetos Agrícolas
Conceitos de análise econômica e financeira de projetos. Metodologias de avaliação de investimentos no agronegócio. Medidas de desempenho do agronegócio.