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Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.
MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica

MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica

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  • Modalidade: Live
    Início: 29/07/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 10/07/2024
    Duração: 13 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

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    O MBA LIVE em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica objetiva capacitar os participantes para gerir os diversos aspectos envolvidos no processo de construção e acumulação de capacidades tecnológicas necessárias para promover e obter valor da inovação. Ao final do curso, os participantes serão capazes de:
    • reconhecer como a inovação e a capacidade tecnológica atuam como fontes vitais de crescimento e competitividade de organizações de crescimento econômico de países;
    • gerir e liderar processos e estratégias de inovação em nível de organizações;
    • atuar em proativamente na gestão empresarial orientada para a inovação, criação de valor e crescimento sustentável de empresas em diversos tipos de atividade. 
    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 2ª e 3ª - das 19h às 22h20min.

    Programa

    MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica

    Aprendizagem Organizacional para Inovação

    Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: o seu significado e papel no processo de criação e acumulação de capacidades tecnológicas e inovação. imensões tácita e codificada do conhecimento organizacional como manifestação da capacidade tecnológica. Dimensões de armazenamento do conhecimento organizacional. Estratégias de aprendizagem organizacional e a sua relação com estratégias de inovação. Uso de diversos mecanismos ou práticas de aprendizagem organizacional. Insumos para elaboração de estratégia eficaz de aprendizagem organizacional. 

    Criatividade, Empreendedorismo e Inovação

    Fundamentos da criatividade, da inovação e do empreendedorismo: conceito, características e diferentes tipos.  Criatividade como parte do processo de inovação. Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedoríssimo. Ecossistema empreendedor. Processo empreendedor. Ambiente startup.  Características de indivíduos empreendedores. Perfil do investidor e formas de financiamento de empreendimentos inovadores.  Estratégias para a prospecção de oportunidades de mercado, a importância da visão de negócio e os fundamentos do planejamento de negócio.

    Estratégias de Inovação e Capacidade Tecnológica

    Pensamento estratégico versus planejamento estratégico. Noções de estratégia sob a perspectiva empresarial. Principais tipologias e modelos em estratégia empresarial e os seus diferentes níveis de eficácia. O papel da inovação e das capacidades tecnológicas na estratégia empresarial. Diferentes tipos de estratégias de inovação. Estratégias de inovação em economias emergentes e da correspondente acumulação de capacidade tecnológica (de estratégias de imitação à liderança global). Insumos e técnicas para o desenho de estratégias de inovação. Estratégias de inovação no contexto da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Estratégia de inovação e sustentabilidade. 

    Estratégias de Transformação Digital

    Tecnologias digitais e suas implicações econômicas e competitivas. Negócios digitais: natureza e características. Significado da transformação digital e fatores influentes para a sua importância em nível de organizações. Diferentes estratégias e práticas de transformação digital. Capacidades organizacionais para implementação de inovações digitais. Condições e requisitos para a implementação de estratégias eficazes de transformação digital. Elaboração de estratégias de transformação digital como parte da estratégia de negócios.

    Fundamentos de Inovação e de Capacidade Tecnológica

    Importância da inovação e da capacidade tecnológica para o crescimento e desempenho competitivo de organizações e desenvolvimento socioeconômico de países. Natureza e vários tipos de inovação, e as suas implicações econômicas. Mitos e realidade sobre inovação (e a sua relação com tecnologia e ciência) e as suas implicações para o processo da sua gestão. Principais propriedades das atividades inovadoras. Principais modelos de inovação: méritos e limitações. Direções contemporâneas do processo de inovação. Organização de atividades inovadoras. Introdução à natureza da capacidade tecnológica. Transferência de tecnologia: possibilidades e limites em função da natureza da capacidade tecnológica.

    Gestão Econômica da Inovação

    Aspectos econômicos do processo de inovação tecnológica. Técnicas e ferramentas econômico-financeiras para viabilidade econômica, análise de risco, valoração de tecnologias e oportunidades econômicas a partir de fontes de fomento. Conceitos de matemática financeira e engenharia econômica; fluxo de caixa (descontado e projetado), valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e payback. Conceitos e técnicas para lidar com incerteza (análise de decisão, simulação Monte Carlo, opções reais). Valoração de tecnologias: diferenças entre avaliação, valoração e valorização. Abordagem para valoração: custo, mercado e renda. Métodos de valoração baseados na renda: fluxo de caixa descontado; fomento em inovação tecnológica diante do contexto da organização e potencial de alavancagem dos recursos que otimizem a estratégia de inovação. Nível de maturidade tecnológica associada a custos e riscos em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

    Gestão da Inovação e Sustentabilidade

    Relações entre economia e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável (DS); de Estocolmo (1972) aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inovação tecnológica e sustentabilidade: conceitos e modelos. DS: o papel das organizações empresariais. O lugar e o papel da sustentabilidade na estratégia de negócios e de inovação de organizações: perspectivas de economias avançadas versus economias em desenvolvimento/emergentes. Inovação tecnológica em modelos de sustentabilidade empresarial. Conceitos básicos de gestão ambiental empresarial. Exemplos de empresas inovadoras em sustentabilidade.

    Gestão de Operações e Inovação

    Relação entre operações e inovação. Transformação digital e as capacidades inovativas da empresa. Gestão das operações de produção e serviços como um fator-chave do processo de inovação. Conceitos-chave da área de gestão de operações: processos, tipos de fluxo de trabalho e gargalos. Papel das abordagens e técnicas avançadas de gestão de operações, como lean thinking (produção enxuta e Sistema Toyota), customer service e customer success, Teoria das Restrições, SCM (Supply Chain Management) na identificação de prioridades e oportunidades de ganho e diferenciação. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações. Desafios da produção e da logística no mundo pós-pandemia de covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

    Inovação e Competitividade de Ecossistemas

    Introdução à competitividade: a competitividade das empresas, dos clusters locais e regionais e das nações. Conceitos, tipologias, ferramentas de diagnóstico de inovação, competitividade das organizações e dos clusters. O ambiente empresarial nacional e o seu efeito na produtividade e competitividade das empresas. O impacto da inovação na competitividade: analisar as tendências macroeconômicas, os seus impactos na alteração da dinâmica na indústria criando uma organização capaz de se ajustar de forma dinâmica para compensar os desequilíbrios na competitividade. Criar mecanismos de diagnósticos e planejamento para identificar o estágio de competitividade assim como a implementação de ações e competências capazes de gerar inovação. Competindo internacionalmente: estratégias competitivas globais para empresas e regiões. O papel dos ecossistemas e clusters como forças motrizes do desenvolvimento econômico e social. Clusters e competitividade em países desenvolvidos e emergentes. O papel das empresas e do setor público no desenvolvimento econômico e social. Compreensão do estado da arte da competitividade em três níveis: o das empresas, o dos clusters (ecossistemas) e o dos países ou regiões. Experiência com clusters brasileiros: principais exemplos, características do processo de inovação e impactos na competitividade.

    Inovação Colaborativa e Gestão de Parcerias

    Inovação como um processo interativo. Emergência do movimento de inovação colaborativa ou aberta. Conceito e processos de inovação aberta e fechada. Tipos de interação. Fontes externas e transformação digital. ?Busca de conhecimento externo/parcerias para implementação de inovações digitais e demais atividades 4.0 e 5.0. Interação com stakeholders do ecossistema para projetos de transformação digital. Gestão das parcerias com diferentes stakeholders do ecossistema, segundo os princípios de resource, relational e knowledge based view. Ecossistemas de inovação. Inovação em redes. Inovação colaborativa.

    Inteligência Estratégica para Inovação

    Conceitos, definições e aspectos sistêmicos relacionados a inteligência estratégica, capacidade tecnológica e inovação. Dimensões do sistema de inteligência estratégica; fontes e tipos de informação; modelo conceitual de inteligência estratégica para gestão da inovação. Avaliação do ambiente externo: dimensões e etapas. Práticas de inteligência estratégica nas organizações. Ciclo operacional de inteligência. Planejamento, ferramentas e recursos para coleta de informações. Metodologias para produção de inteligência. Conceituação e metodologia de roadmap para elaboração de estratégias de inovação.

    Ideação e Portfólio de Projetos de Inovação

    Conhecimento teórico e prático, técnicas e ferramentas relacionadas à gestão de portfólio de projetos inovadores, diferentes empresas e contextos estratégicos, inovação incremental à inovação disruptiva. Identificação, geração e escolha de novos projetos, incluindo ideação (brainstorming, scamper e design thinking) e business-case. Modelos de processos de inovação, incluindo funil de desenvolvimento, stage-gate, e front-end da inovação. Gestão de portfólio para projetos inovadores, incluindo o dilema da inovação, os padrões de ambidestria organizacional e os padrões de portfólio. Gestão de portfólio para projetos de inovação radical, incluindo técnicas quantitativas e qualitativas para valoração de projetos, hub de inovação e ações de gestão de portfólio com base na matriz de ambição de inovação da empresa.

    Inovação em Serviços

    Transformações na estrutura industrial e na crescente relevância dos serviços na economia. Especificidades das atividades de serviços. Amplo espectro de atividades de serviços. Serviços intensivos em conhecimento. Desenvolvimento de novos serviços, service design e service-dominant logic. Exemplos de experiências de inovação em organizações baseadas em serviços. Capacidade de inovação em organizações de serviços.

    Liderança e Inovação

    Papel e formas de exercício e desenvolvimento da liderança no contexto contemporâneo dos negócios e das organizações. Principais definições, abordagens, e estilos de liderança requeridos à construção e sustentação de ambiências organizacionais de criação e inovação. Liderança e principais componentes da dinâmica organizacional: estratégia, estrutura, cultura e sistemas de gestão. Elementos centrais do comportamento organizacional. Conceitos e dilemas fundamentais à função liderança em sua aplicação a contextos inovativos: comportamento organizacional-comportamento humano nas organizações, conhecimento tático-conhecimento explícito; liderança-gerenciamento; pessoas-resultados, cultura- inovação. Estilos de liderança e seus impactos no processo de inovação e na estratégia de crescimento e competitiva de organizações. 

    Marketing Aplicado à Inovação

    Exame de tendências de mercado e comportamento de compras e consumo. Modelos de negócios inovadores baseados em plataformas de negócios digitais e ecossistemas de negócios. Análise e aplicação do papel do marketing na estratégia de inovação tecnológica da empresa. Bases de um plano estratégico de marketing: agrupamento de clientes em segmentos e nichos de clientes, posicionamento de novos produtos e serviços, e otimização dos recursos de marketing com base na possível resposta do mercado. Orientação sobre a criação de produtos e serviços inovadores: seus segmentos de mercado potenciais, ou seja, quem são os seus clientes, quais são as suas percepções sobre os seus produtos e a sua organização; posição que empresa aspira no mercado, considerando o seu custo relativo e capacidades tecnológicas; seu ambiente competitivo. Desafios atuais em marketing, como o impacto das redes sociais na gestão de marcas, competição à base de preço baixo, “comoditização” do mercado e a modelagem de novos negócios inovadores com forte presença digital. 

    Negociação de Serviços e Tecnologias digitais

    Fundamentos de uma negociação: os seus tipos e fases; como se preparar para uma negociação complexa e fatores que influenciam nos resultados, incluindo técnicas e práticas que levem o aluno a realizar experimentações negociais por meio de exemplos práticos do seu cotidiano. Fundamentos legais sobre a contratação de software e serviços correlatos; propriedade intelectual no Brasil; formas de padronização; impacto da utilização de contratos de adesão pelo mercado; riscos vinculados ao seu uso indevido que possam gerar um contencioso civil ou criminal, e compreensão do ciclo de vida de uma tecnologia. Gestão do ciclo de vida de uma negociação em tecnologias digitais (TDs); problemática do mercado atual de TDs; análise de propostas comerciais; como implementar um processo de negociação e aquisição de serviços e tecnologias digitais; boas práticas de gestão do ciclo de vida de uma tecnologia, e análise dos riscos envolvidos na contratação de uma tecnologia. Negociação de contratos de TDs e serviços correlatos; papel e habilidades de um negociador de TDs; diferentes escopos de contratação em TD e seus diversos impactos; preparação dos contratos para a gestão dos níveis de serviços (SLAs); penalidades e bonificações em contratos de TDs com SLA; requisitos de aceitação e recusa de serviços e tecnologias contratadas; contratação de serviços em nuvem; como proteção de dados pessoais e segurança da informação afetam uma negociação em TDs, e indicadores de governança para uma melhor gestão das contratações de TDs.  

    Propriedade Intelectual e Inovação

    Sistema de propriedade intelectual (PI). Os diferentes mecanismos de propriedade intelectual e as suas principais características. Sistema de patentes. Gestão estratégica do portfólio de patentes: como elaborar, depositar, manter, e por que ter um portfólio de patentes. Sistema de marcas registradas. Gestão estratégica do portfólio de marcas registradas: como registrar e manter e por que manter um portfólio de marcas registradas. Propriedade intelectual e competitividade.

    Políticas Públicas de Inovação: instituições e fomento

    Evolução do papel do Estado e de suas políticas no processo de criação e desenvolvimento do sistema de inovação e de ciência, tecnologia e inovação de países: economias avançadas versus economias em desenvolvimento/emergentes. As diversas modalidades de políticas públicas que impactam o processo de inovação. Natureza e diversos tipos de políticas públicas explícitas de inovação, as suas instituições e órgãos. Experiências exitosas e não exitosas de políticas públicas de inovação no contexto de economias avançadas e em economias em desenvolvimento. Aspectos de funcionamento do sistema brasileiro de inovação: avanços, limitações e possibilidades. Mecanismos não financeiros e financeiros de apoio à inovação. Práticas para acessar instituições para o fomento à inovação em nível de empresas.  Instrumentos de fomento em níveis setorial, regional e nacional no Brasil. 

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O curso MBA LIVE em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica é recomendado para: 
    • profissionais que atuam em empresas privadas, de diversos portes, e estatais industriais ou de serviços;
    • profissionais que atuam em organizações relacionadas ao sistema de ciência, tecnologia e inovação, em nível nacional, regional, local e setorial;
    • profissionais de organizações que objetivam implementar ações de gestão da inovação para a melhoria do desempenho; 
    • potenciais empreendedores que desejam obter uma formação em gestão da inovação para estruturar os seus próprios negócios;
    • profissionais experientes que desejam se reposicionar e reingressar de maneira competitiva em nova área no mercado de trabalho; 
    • recém-formados que desejam obter uma formação em gestão da inovação, buscando fortalecer a sua competitividade para o mercado de trabalho. 
    Pré-requisitos:

    O curso recebe participantes recém-formados em diversas áreas, assim como profissionais atuantes em diversos tipos de atividades. Essa combinação de conhecimentos, habilidades e experiências diversas enriquece o processo de ensino e aprendizagem. 
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Vídeos

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Contato

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  • Admissão e Matrículas

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    Segunda à Sexta de 8h às 22h / Sábados de 8h às 18h

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