Palestra | Perspectivas em Relações Governamentais: Estratégia, Aspectos Político-institucionais, Comunicação e Casos Aplicados

7ª Semana de Educação Executiva
Local: Sala FGV - 9 de Julho
Endereço: Rua Itapeva, 432 - Bela Vista
Data: 21 Fevereiro 2019

7ª Semana de Educação Executiva

A FGV Educação Executiva reúne líderes de grandes organizações para palestras sobre diversas áreas de conhecimento. Participe e reflita sobre desafios e oportunidades do mercado atual.

Palestra: Perspectivas em Relações Governamentais: Estratégia, Aspectos Político-institucionais, Comunicação e Casos Aplicados

A área de Relações Governamentais apresentou um crescimento exponencial na última década. Devido a isso, o mercado está demandando uma atuação mais estratégica dos profissionais de relações governamentais, que, por sua vez, foram em busca de capacitação. Nessa palestra apresenta‑se a importância do planejamento estratégico, de ferramentas de comunicação adequadas e da compreensão abrangente do contexto político-institucional, econômico, jurídico e social para o atingimento dos objetivos e metas empresariais, com exemplos de casos aplicados.

Conheça o curso de MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais

:: Após a palestra haverá o lançamento do livro “MBA em Relações Governamentais da FGV:  Trabalhos Acadêmicos Selecionados – Volume 1.

21 fev 2019

• Rodrigo Navarro
    Executivo, Consultor e Acadêmico, com experiência de 29 anos nas áreas de Relações Institucionais e Governamentais, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, atuando em múltiplos setores. Presidente da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção. Engenheiro de Produção (UFRJ), com dois MBAs (FDC/INSEAD, COPPEAD) e cursos de especialização em Harvard, London Business School e George Washington University. Concluindo Doutorado em Administração pela École Superieure de Commerce de Rennes, França. Autor de diversos artigos publicados Brasil e no exterior, além de livros sobre Estratégia e Relações Governamentais. Professor em diferentes MBAs da FGV desde 2000, coordena o MBA em Relações Governamentais na FGV Rio e Brasília. Conselheiro do COPIN (Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico) da CNI, da ABNT e do CONSIC (Conselho Superior da Indústria da Construção) da FIESP.
  • Mediadora: Coordenadora Andréa Cristina Oliveira Gozetto
    Cientista Política especializada em Relações Institucionais e Governamentais e Advocacy, Andréa é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2004) e mestre em Sociologia Política pela Unesp -Araraquara (1998). Cursou o pós-doutorado em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É coordenadora acadêmica do MBA em Economia e Gestão Relações Governamentais e do Curso de Curta Duração em Advocacy e Políticas Pública: Teoria e Prática da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IDE). É sócia-diretora da Gozetto & Associados, consultoria especializada em gestão estratégica, produção de conhecimento, treinamentos e capacitação em RIG e Advocacy. Suas publicações incluem: Lobby e Políticas Públicas (2018); Relações Governamentais como fator de competitividade (2018); Public Affairs in Latin America: the gradual and uneven formalization of a long-time informal activity (2017); Estratégias e táticas da indústria do tabaco: lutando agressivamente e utilizando todos os recursos disponíveis para defender seus interesses (2017); Ferramentas da transparência: o possível impacto da Lei de Acesso a Informações Públicas no debate sobre regulamentação do lobby no Brasil (2016), A regulamentação do lobby no Brasil em perspectiva comparada (2016), Interest groups in Brazil: a new era and its challenges (2014).

Sala FGV - 9 de Julho
Rua Itapeva, 432 - Bela Vista