Evento: O enfoque multidisciplinar do planejamento tributário na identificação de oportunidades de redução da carga tributária e de riscos de questionamentos fiscais.

Aula experimental via zoom
Endereço: Zoom
Data: 27 Maio 2020

Os programas de Educação Executiva da FGV preparam os profissionais para todos os momentos de transição de carreira, fazendo com que estejam prontos para o mercado e para a vida.

Por esse motivo, convidamos você para uma demostração de aula do curso MBA Executivo em Gestão Financeira e Econômica de Tributos.

Os professores contarão com o melhor recurso que existe no mercado. Essa ferramenta viabiliza uma metodologia moderna, adotada em outros programas da FGV desde 2016 e nas melhores escolas de business do mundo: o SNOC – Small Network Online Courses.

Tema: O enfoque multidisciplinar do planejamento tributário na identificação de oportunidades de redução da carga tributária e de riscos de questionamentos fiscais.

A complexidade e a crescente sofisticação tecnológica do sistema tributário nacional têm ensejado a necessidade das empresas organizarem seus negócios sob apropriada governança tributária, para o cumprimento de suas obrigações fiscais, potencializando a legítima economia de tributos e minimizando o risco de questionamentos pelas autoridades fiscais, resultando em autos de infração, com a cobrança de multas e juros moratórios.

Durante a aula experimental professor demonstrará como os empresários e gestores poderão "olhar" para os tributos, com um enfoque multidisciplinar, analisando-os sob os prismas: contábil, tributário, societário, financeiro, regulatório e jurídico, o que lhes permitirá a entender e a atuar, com mais desenvoltura e segurança, nas duas vertentes da gestão estratégica de tributos:

• (i) identificação de oportunidades de redução de carga tributária;
  • (ii) identificação de riscos de questionamentos pelas autoridades fiscais.

Nas quatro frentes de ação do planejamento tributário:

• (i) possibilidade de discussão administrativa e/ou judicial de tributos;
  • (ii) análise da melhor sistemática de apuração e recolhimento dos tributos;
  • (iii) aproveitamento de benefícios fiscais existentes.

e (iv) análise prévia de transações estratégicas:

• fusões e aquisições.

Evento gratuito. Vagas limitadas!

27 mai 2020

• Arnaldo Marques de Oliveira Neto
    Consultor empresarial, com 28 anos de experiência nas áreas tributária, societária e governança corporativa. PhD em Adm. de Empr. (Florida Christian University - USA). Mestre em Controladoria Empr. (Mackenzie). Pós-graduado em Finanças Empresariais (FGV-EPGE). Graduado em Adm de Empr. (Escola de Adm. de Empr. da Bahia). Curso de Especialização em Fusões e Aquisições (Instituto Internacional de Ciências Sociais - SP). Sócio da Marques Consultoria em Adm. de Empresas. Trabalhou 14 anos na Arthur Andersen - Big Four. Professor nos MBA da FGV e do Inst Bras de Governança Corporativa - IBGC em Cursos para Conselheiros de Adm. Foi instrutor do curso `Latin America Tax and Legal Senior Development School` - USA. Autor de artigos publicados. Autor do Livro 'Governance and Risk Management in Taxation', Editora Springer, 2017. Co-autor do Livro `Gestão e Planejamento de Tributos` - Editora FGV, 2011 e Autor de Obra Coletiva - Livro `Gestão dos Stakeholders` - Editora Saraiva, 2011. Experiência profissional: planejamento tributário e societário, reorganizações societárias, consultoria tributária, due diligence e governança corporativa.