MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Paulista

  • Oferta: 70544
    unidade-1585
    Frequência: Semanal
    2ª e 3ª das 19h às 22h30
    Início:26/03/2019
    Data limite de inscrição: 05/04/2019
    Duração: 14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    A área de Recursos Humanos é muito importante para as empresas, já que ter colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados. O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos permite desenvolver uma visão crítica que o tornará um transformador nas empresas, assumindo seu papel de agente de mudanças na cultura organizacional e nos modelos de gestão. Você será capaz de adotar atitude de parceria com as demais áreas, propondo diretrizes e a implementação de práticas contemporâneas de gestão de RH.

    Você irá adquirir:

    • Capacidade de assumir posições estratégicas e contribuir para o alcance dos resultados da empresa
    • Competência para propor políticas, diretrizes e práticas de RH alinhadas aos objetivos estratégicos da organização e que dignifiquem a relação do homem com o trabalho
    • Conhecimentos de gestão e técnicas comportamentais que o permitirão atuar como especialista em RH
    • Domínio de conceitos e ferramentas relativas a todos os subsistemas de RH.

     

    Primeira aula: 25/03/2019
    Data de início (aula regular):26/03/2019

    Informações adicionais
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

    Clique aqui para obter informações do corpo docente.

    Coordenador Acadêmico: Denize Athayde Dutra da Costa
    Público-alvo

    Recomendado para profissionais graduados em qualquer área que já atuam ou têm interesse em atuar como especialista de Recursos Humanos ou em nível estratégico das áreas de Gestão de RH/Desenvolvimento organizacional.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos

    Arquitetura e Cultura Organizacional

    Tipos de estrutura organizacional e modelos de gestão e seus impactos na cultura organizacional. Alinhamento entre posicionamento estratégico do negócio, arquitetura organizacional, modelo de gestão e cultura. A relação entre poder, liderança, gestão, autoridade. Jogos políticos internos nas organizações. Diagnóstico do Ambiente Político Interno das Organizações. Alinhamento de cultura em fusões ou aquisições. Conteúdo Programático Mínimo: Tipos de estrutura organizacional e modelos de gestão e seus impactos na cultura organizacional. Alinhamento entre posicionamento estratégico do negócio, arquitetura organizacional, modelo de gestão e cultura. Reconhecimento e caracterização da cultura de uma organização. Formalização da Identidade Cultural da empresa. Os gestores e líderes como modelos sociais. Processo de internalização de novos valores culturais. A relação entre poder, liderança, gestão, autoridade. Jogos políticos internos nas organizações. O sistema político e seus reflexos na organização. Diagnóstico do Ambiente Político Interno das Organizações. Competências em "navegação política" desejáveis nos gestores em geral. Instrumentos de articulação política. Aspectos éticos das relações de poder. Alinhamento de cultura em fusões ou aquisições.

    Ambiente Macro Econômico

    Conceito de Economia; Definição e dinâmica de mercado; Principais Variáveis Macroeconômicas; Modelo Macroeconômico Básico; Estratégias de Política Econômica e Efeitos sobre os Negócios; Política Monetária; Política Fiscal; Política Cambial; Condicionantes do Crescimento Econômico Brasileiro e Perspectivas de Médio e Longo Prazo. Conteúdo Programático Mínimo: Conceito de Economia; Definição e dinâmica de mercado; Principais Variáveis Macroeconômicas: PIB, Inflação, Emprego, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, etc. Modelo Macroeconômico Básico; Estratégias de Política Econômica e Efeitos sobre os Negócios; Política Monetária; Política Fiscal; Política Cambial; Condicionantes do Crescimento Econômico Brasileiro e Perspectivas de Médio e Longo Prazo.

    Atração, Seleção, Contratação, Desenvolvimento e Retenção de Pessoas

    Uma visão sistêmica dos sistemas de Recursos Humanos. Processos alinhados as estratégias das organizações. Conceito de competências. Processos de RH com base no modelo de competências. Aspectos estratégicos da seleção de pessoal. Seleção baseada no modelo de Competências. Novas ferramentas de seleção. Aspectos éticos da seleção de pessoas. Gestão de diferentes formas de contratos e seus impactos nas relações de trabalho. Gestão de expatriados. Políticas de retenção que atendam as diferentes gerações que estão no mercado de trabalho. Ferramentas para retenção de talentos no mundo contemporâneo. Aspectos éticos do desligamento. Outplacement. Impactos da fusão e aquisição de empresas na gestão das funções de recursos humanos. Conteúdo Programático Mínimo: Uma visão sistêmica dos sistemas de Recursos Humanos. Processos alinhados as estratégias das organizações. Conceito de competências. Tipos de competências. Mapeamento de competências. Processos de RH com base no modelo de competências. Novas fontes de atração e seleção numa sociedade globalizada e em redes sociais. Uso de redes sociais nos processos de gestão de pessoas. Aspectos estratégicos da seleção de pessoal. Seleção baseada no modelo de Competências. Novas ferramentas de seleção. Aspectos éticos da seleção de pessoas. Gestão de diferentes formas de contratos e seus impactos nas relações de trabalho. Gestão de expatriados. Políticas de retenção que atendam as diferentes gerações que estão no mercado de trabalho. Ferramentas para retenção de talentos no mundo contemporâneo. Aspectos éticos do desligamento. Outplacement. Impactos da fusão e aquisição de empresas na gestão das funções de recursos humanos :seleção, contratação, retenção, capacitação e desenvolvimento, desligamentos, etc. Uma visão sistêmica dos sistemas de Recursos Humanos. Processos alinhados as estratégias das organizações. Conceito de competências. Processos de RH com base no modelo de competências.

    Comportamento Organizacional

    Comportamento organizacional. Teoria da Complexidade. Inteligência Emocional. Relações interpessoais e diversidade. Comunicação como ferramenta de gestão. Motivação. Empowerment. Influência sem autoridade. Aspectos comportamentais nos processos de fusão e aquisição de empresas. Conteúdo Programático Mínimo: Comportamento Organizacional - conceito e principais teorias - o indivíduo nas organizações - condicionantes do Comportamento Humano. Teoria da Complexidade - princípios da formação do sujeito. Inteligência Emocional - principais atributos da Inteligência Emocional -como desenvolver a Inteligência emocional no ambiente organizacional Relações interpessoais Harmoniosas - construindo relações harmoniosas e de confiança no ambiente de trabalho - lidando com a diversidade. Comunicação como ferramenta de gestão - teorias da comunicação - eficácia do processo de comunicação - comunicação Interpessoal - comunicação assertiva - princípios da persuasão - estratégias de influência Motivação - conceito e principais teorias. -psicologia positiva Empowerment -conceito e instrumentos. Aspectos comportamentais nos processos de fusão e aquisição de empresas - alinhando expectativas e objetivos.

    Fundamentos de Finanças, Análise de Indicadores e Métricas em Gestão de Pessoas

    Significado das informações do relatório econômico-financeiro. O processo contábil. A compreensão das informações do Demonstrativo de Resultado para as várias indústrias na economia. Índices da análise dos Demonstrativos aplicados à Gestão de Pessoas. Custeio funcional versos custeio por contribuição œ custos variáveis e fixos. Orçamentos. Construção de indicadores de gestão. Aspectos éticos das métricas em gestão de pessoas. Conteúdo Programático Mínimo: Significado das informações do relatório econômico-financeiro: Balanço e Demonstrativo de Resultado. O processo contábil: o fluxo da informação financeira e seu registro no Balanço. As informações do Balanço relacionadas com o Ativo e com o Passivo: o retorno do ativo frente à demanda dos investidores. A compreensão das informações do Demonstrativo de Resultado para as várias indústrias na economia. Índices da análise dos Demonstrativos aplicados à Gestão de Pessoas. Custeio funcional versos custeio por contribuição œ custos variáveis e fixos. Análise custo œ volume de lucro: sua aplicabilidade à gestão de pessoas. Balanço Social. Orçamentos. Construção de indicadores de gestão. Aspectos éticos das métricas em gestão de pessoas.

    Gestão do Conhecimento, Capacitação e Novas Tecnologias de Aprendizagem

    Características da economia do conhecimento. Gestão do Conhecimento e os Modelos de Gestão Organizacional. Informação, Aprendizagem e Conhecimento. Gestão do Conhecimento sob a ótica da Aprendizagem. A chegada das "mudanças tecnológicas". Aprendizagem Mediada por Tecnologia (AMT). Mitos e Verdades sobre AMT. Modelos de Aprendizagem. Tipos e alternativas para utilização da AMT no contexto da Educação Corporativa. Os 3 Eixos de Competências da Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Mediada por Tecnologia. Conteúdo, Métodos e Mídias. Atuais desafios para a gestão integrado do conhecimento e da aprendizagem no contexto da Educação Corporativa. Capacitação de pessoas alinhada às estratégias do negócio. Desafios da gestão do conhecimento em processos de fusão e aquisição de empresa.

    Gestão de Carreiras, Remuneração, Benefícios

    O subsistema de retenção de pessoas alinhado as estratégias do negócio. Estrutura e Processos Organizacionais. Descrição de cargos e funções em uma abordagem estratégica. Políticas salariais e políticas de benefícios. Remuneração estratégica. Remuneração variável. Remuneração indireta. Recompensas não financeiras. Valorizando o alto desempenho. Impactos da fusão e aquisições nas políticas e práticas de remuneração. Conteúdo Programático Mínimo: O subsistema de retenção de pessoas alinhado as estratégias do negócio. Estrutura e Processos Organizacionais. Áreas funcionais e estrutura de cargos. Descrição de cargos e funções em uma abordagem estratégica. Avaliação e hierarquização de cargos : valor interno. Alinhamento do valor interno ao valor externo : pesquisa salarial. Políticas salariais e políticas de benefícios. Remuneração estratégica. Remuneração variável. Remuneração indireta: Benefícios e incentivos. Recompensas não financeiras. Valorizando o alto desempenho. Impactos da fusão e aquisições nas políticas e práticas de remuneração.

    Gestão do Desempenho Organizacional com Base no Modelo de Competências

    A gestão do capital humano nas organizações. Gestão do desempenho e a transformação da visão em realidade. Aspectos críticos da definição de metas de desempenho que agregam valor. A tomada de decisão gerencial apoiada nas contribuições humanas ao negócio. A dimensão humana da efetividade organizacional. Desempenho humano e desempenho organizacional. Indicadores de desempenho. BSC - Balanced Scorecard conectando o desempenho dos colaboradores ao desempenho da empresa. Gestão de desempenhos e gestão de competências. Desenvolvimento e implantação de processo de avaliação de desempenho e competências. Seis alavancas do desempenho organizacional. Modelo de competências e sua relação com a gestão do desempenho. Desenvolvimento de competências e impactos no desempenho do indivíduo e da organização. Avaliação como instrumento de desenvolvimento e gestão de resultados. Causas para o baixo desempenho. Ferramentas para gestão e melhoria do desempenho, alinhadas aos indicadores estratégicos.

    Gestão Estratégica de Recursos Humanos

    A evolução do pensamento estratégico. Definição das diretrizes estratégicas. Posicionamento estratégico do negócio. Fusões e aquisições. Análise do ambiente externo. A evolução do DP à GP. Novas demandas e desafios. O perfil do profissional de RH Estratégico. Alinhamento dos subsistemas de RH às estratégias e objetivos da empresa. Desenvolvimento de estratégias. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Balanced Scorecard. O alinhamento estratégico da gestão de pessoas às estratégias organizacionais Conteúdo Programático Mínimo: A evolução do pensamento estratégico. A escola da gestão estratégica competitiva. Outras visões estratégicas: Teoria U e a teoria de Mintzberg. Definição das diretrizes estratégicas. Posicionamento estratégico do negócio. Fusões e aquisições. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. A evolução do DP à GP. Novas demandas e desafios. O perfil do profissional de RH Estratégico: conhecimento do negócio, seu ambiente externo (mercado, clientes, concorrentes, fornecedores etc), e interno (áreas, processos, desafios, recursos, clientes internos e suas necessidades).Diretrizes estratégicas: missão, visão, princípios e valores, objetivos de curto, médio e longo prazos). Alinhamento dos subsistemas de RH às estratégias e objetivos da empresa: gestão de pessoas orientada a resultados. Desenvolvimento de estratégias. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Balanced Scorecard. O alinhamento estratégico da gestão de pessoas às estratégias organizacionais. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de recursos humanos. Formulação de Objetivos e Plano de Ação.

    Gestão da mudança e do Clima Organizacional

    A organização como sistema complexo e aberto. Os conceitos de mudança aplicados ao contexto Organizacional. Propostas teóricas de mudança organizacional. Processos de Adaptação X Inovação. Fatores facilitadores e dificultadores da mudança organizacional. Metodologias de gestão do clima organizacional. Pesquisa-ação de clima organizacional. Gestão da muda

    Gerenciamento de projetos

    Conceito de projetos, processos e serviços. Semelhanças e diferenças entre as três formas de gestão. Quando utilizar estrutura projetizada. RH como articulador das equipes de projetos. Elaboração de projetos. Principais aspectos comportamentais do gerenciamento de projetos, processos e serviços. Conteúdo Programático Mínimo: Conceito de projetos, processos e serviços. Semelhanças e diferenças entre as três formas de gestão. Quando utilizar estrutura projetizada. RH como articulador das equipes de projetos. Gerenciamento do escopo: planejamento e gerenciamento, processo de coletar requisitos, definir o escopo, criação da EAP, verificar o escopo, controlar o escopo. Gerenciamento do tempo: processos de planejamento, definir as atividades, processo de sequenciar as atividades, processo de estimar recursos, processo de estimar a duração das atividades, processo de elaboração de cronograma, processo de controlar o cronograma. Gerenciamento de custos do projeto: estimativa de custos, orçamento, controlar os custos. Gerenciamento de riscos: tratamento dos riscos, gerenciamento dos riscos do projeto, identificar os riscos, realizar a análise qualitativa de riscos, realizar a análise quantitativa de riscos, planejar as respostas aos riscos, monitorar e controlar os riscos. Elaboração de projetos. Principais aspectos comportamentais do gerenciamento de projetos, processos e serviços. Conceitos gerais de projetos. Histórico do PMI e do PMBOK. Conectividade dimensões estratégica e projetos. Modelo dos processos por fases do projeto. Arquitetura organizacional e seus impactos em projetos. Trilogia referencial em projetos. Principais documentos referenciais em projetos. WBS e declaração de escopo. Principais áreas de gerenciamento em projetos. Definição de objetivos, escopo e estratégia para execução de projetos. Perfil e principais características do gerente de projeto. Escritório de projetos. Técnicas de planejamento e de controle.

    Liderança e Coaching

    Liderança e Gestão. Diferentes perspectivas do conceito de liderança. Liderança transformadora. Teoria da liderança situacional. Processo de delegação. Modelo do Pipeline de liderança. Desenvolvimento pessoal e desenvolvimento de equipe. Coaching , Mentoring e outras metodologias de desenvolvimento humano. Conteúdo Programático Mínimo: Liderança e Gestão -dilemas, conflitos e sinergias entre a influência da liderança e a autoridade da gestão. Diferentes perspectivas do conceito de liderança - atributos da liderança eficaz. Liderança transformadora Teoria da liderança situacional - Nível de desenvolvimento do liderado - quatro estilos de liderança Processo de delegação -conceito -etapas do processo -condições Modelo do Pipeline de liderança - a visão de Ram Charan e Drotter - processo sucessório - gestão de si: a base para o exercício da liderança. Desenvolvimento pessoal e desenvolvimento de equipe. Coaching ,Mentoring e outras metodologias de desenvolvimento humano - conceitos e indicação. - diferença entre o coaching e outros processos de desenvolvimento humano. - situações que exigem coaching - benefícios do coaching e ROI - diretrizes para um coaching eficaz - planejamento das sessões de coaching e técnicas mais usadas - instrumentos do coaching - feedback construtivo - competências essenciais e padrões éticos do Coach.

    Negociação e Geração de Valor

    A negociação como instrumento de geração de valor. Mediação, conciliação e arbitragem. O Rh estratégico mediando às relações na empresa. A negociação influenciando o convívio nas organizações. O processo de negociação. Métodos de negociação avançada e complexa. Fatores que impactam as negociações. Estratégias de negociação sindical laboral. Aspectos éticos das negociações. Mediação e negociação em ambientes de fusão e aquisição de empresas. Conteúdo Programático Mínimo: A negociação como instrumento de geração de valor. Mediação, conciliação e arbitragem. Gerando rapport. O Rh estratégico mediando às relações na empresa. A negociação influenciando o convívio nas organizações. O processo de negociação. Métodos de negociação avançada e complexa. Fatores que impactam as negociações: uso do tempo, informação e poder. As negociações intergrupais nas empresas. Estratégias de negociação sindical laboral. Aspectos éticos das negociações. Mediação e negociação em ambientes de fusão e aquisição de empresas.

    Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional

    Conceitos e históricos sobre qualidade de vida e relação entre saúde e trabalho. Gestão e evolução da qualidade de vida no trabalho. Ambiente saudável x Ambiente patológico. Fatores determinantes da qualidade de vida. Gerenciamento do tempo e do estresse. O desafio de equilibrar resultados dos negócios e qualidade de vida. O papel do gestor na saúde e qualidade de vida de sua equipe e seus aspectos éticos. Abordagens avançadas em gestão de pessoas com foco na qualidade de vida. Legislação sobre saúde ocupacional e seus impactos na gestão da equipe. Gestão da saúde ocupacional dos trabalhadores. Conteúdo Programático Mínimo: Conceitos e históricos sobre qualidade de vida e relação entre saúde e trabalho. Gestão e evolução da qualidade de vida no trabalho. Ambiente saudável x Ambiente patológico. Fatores determinantes da qualidade de vida: físico, ambiental e psíquico. Gerenciamento do tempo e do estresse. Aspectos sociológicos do capitalismo e suas implicações no mundo corporativo. O significado do trabalho para o ser humano. O desafio de equilibrar resultados dos negócios e qualidade de vida. Gestão da Qualidade de vida com ênfase em pessoas, equipes e liderança. O papel do gestor na saúde e qualidade de vida de sua equipe e seus aspectos éticos. Abordagens avançadas em gestão de pessoas com foco na qualidade de vida. . Legislação sobre saúde ocupacional e seus impactos na gestão da equipe. Gestão da saúde ocupacional dos trabalhadores.

    Relações de Trabalho e Aspectos Legais

    Breve Evolução Histórica do Direito do Trabalho. A Flexibilização das Normas Trabalhistas ou o Novo Direito do Trabalho. Princípios Gerais que são Postos em Prática no Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho. Diferença Entre a Relação de Emprego e a de Trabalho. A Terceirização e a Gestão de Pessoas. Questões jurídicas das relações de trabalho em fusões e aquisições de empresas. Aspectos legais da gestão de Pessoas em empresas internacionalizadas. Aspectos legais da inclusão de portadores de necessidades especiais. Aspectos legais sobre a saúde ocupacional do trabalhador. Relações Sindicais e seus impactos legais. Assédio Moral e Assédio Sexual Conteúdo Programático Mínimo: Breve Evolução Histórica do Direito do Trabalho. O nascimento do Direito do Trabalho no Brasil. A Flexibilização das Normas Trabalhistas ou o Novo Direito do Trabalho. Princípios Específicos Aplicáveis no Direito do Trabalho. Princípios Específicos do Direito do Trabalho aplicáveis ao Salário. Princípios Gerais que são Postos em Prática no Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho. Diferença Entre a Relação de Emprego e a de Trabalho. Modalidades de trabalhador. Conceito de Empregador. Sucessão de empresas. Falência do Empregador e Procedimento de Recuperação Judicial. A Terceirização e a Gestão de Pessoas. Questões jurídicas das relações de trabalho em fusões e aquisições de empresas. Aspectos legais da gestão de Pessoas em empresas internacionalizadas. Aspectos legais da inclusão de portadores de necessidades especiais. Aspectos legais sobre a saúde ocupacional do trabalhador. Relações Sindicais e seus impactos legais. Assédio Moral e Assédio Sexual

    Sustentabilidade Estratégica e Governança Corporativa

    Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social e Reparação Social; A Sustentabilidade Corporativa e a Ética nas Relações com Stakeholders; Governança Corporativa como arquitetura de gestão responsável; Conteúdo Programático Mínimo: Conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social e Reparação Social; A Sustentabilidade Corporativa e a Ética nas Relações com Stakeholders; Mapeamento e Gestão de Expectativas: Oportunidades, Riscos e Crises com Stakeholders; Sustentabilidade Corporativa como instrumento estratégico; Indicadores de Responsabilidade Corporativa e Relatórios de Sustentabilidade; A geração de valor ao acionista e aos demais stakeholders; A geração de Ativos Intangíveis e a mitigação de Passivos Intangíveis; Conceitos e Princípios de Governança Corporativa e Institucional; Conflito de Interesses entre Propriedade e Gestão;

    Workshop: Alinhamento Do Eixo Comportamental

    Comportamento Organizacional. Desenvolvimento pessoal e profissional. Liderança. Coaching. Negociação. Da gestão de si à gestão do outro Conteúdo programático será gerado pelos conteúdos das disciplinas e trabalhos dos alunos.

    Workshop: Alinhamento Do Eixo Estratégico

    Desenvolvendo o pensamento estratégico e sistêmico. Análise de cenário e ambiente de negócios. Estratégia de Recursos Humanos. Conteúdo programático será gerado pelos conteúdos das disciplinas e trabalhos dos alunos.

    Workshop: Alinhamento Do Eixo Função RH

    Sistema de Recursos Humanos. Relações trabalhistas. Qualidade de vida e saúde do trabalhador. Ferramentas de gestão de Recursos Humanos. Conteúdo programático será gerado pelos conteúdos das disciplinas e trabalhos dos alunos

    People Analytics

    People Analytics como instrumento de integração entre estratégia, pessoas e performance da organização. Uso de indicadores em abordagens de diagnóstico e resolução de problemas relacionados à gestão de pessoas, Métodos quantitativos aplicados a People Analytics. Construção de painéis de controle (dashboards) para o monitoramento e avaliação estratégica de RH.
    Investimento

    Até 07/12/2018

    • R$ 38.354,57 à vista ou até 25X de R$ 1.724,31

    Até 01/02/2019

    • R$ 39.121,66 à vista ou até 25X de R$ 1.758,80

    Até 06/04/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato