MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Paulista

  • Oferta: 70522
    unidade-1585
    Frequência: Quinzenal
    Aos sábados (quinzenalmente) das 8h30 às 18h
    Início:06/04/2019
    Data limite de inscrição: 16/04/2019
    Duração: 23 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    O agronegócio desempenha expressiva e notável participação na economia brasileira, sendo responsável por uma parcela considerável do produto interno bruto produzido nos últimos anos. Com o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio, você será capaz de fazer uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para uma formação profissional multidisciplinar.

    Você irá adquirir:

    • Capacidade de integrar equipes de alto desempenho
    • Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa
    • Elaborar planos de marketing para o agronegócio
    • Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios
    • Desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado.

    Primeira aula: 05/04/2019
    Data de início (aula regular): 06/04/2019

    Informações adicionais
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula. 
    Turmas aos sábados (quinzenalmente): as provas serão realizadas às 6as feiras no período noturno.

    Clique aqui para obter informações do corpo docente.

    Coordenador Acadêmico: FABIO MATUOKA MIZUMOTO
    Público-alvo
    O MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio é recomendado para profissionais de nível superior que:

    • Ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio
    • Prestam serviços para o setor de agronegócios.

    Pré-requisitos:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos**.
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais

    Revisão de conceitos de matemática financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Introdução à project finance. Fontes de financiamento. Estudos de casos.

    Cadeias Produtivas no Agronegócio

    Estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas.

    Direito Empresarial no Agronegócio

    As formas de organização societária. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Física: rendimentos; contratos agrários; receitas/custos e despesas; apuração do resultado. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Jurídica: lucro real, presumido e arbitrado. Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. Estudos de caso. A legislação trabalhista.

    Estratégia Competitiva no Agronegócio

    Estratégias do Posicionamento. Necessidade de reposicionamento do agronegócio. Opções na eficácia operacional e no mercado para aumentar a competitividade. Mapas estratégicos e prospecção de novos negócios. Consórcios e condomínios rurais. Conglomerados competitivos e clusters. Dificuldade de Implementação de estratégias no agronegócio. Ferramentas empresariais modernas. Efeito das políticas públicas sobre a competitividade das agroindústrias brasileiras. Estudos de caso.

    Economia de Empresas no Agronegócio

    Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

    Financiamento do Agronegócio

    O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET - FCO - FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio.

    Gestão de Custos no Agronegócio

    Conceitos de Custos. Custeio das operações típicas do Setor. Análise das relações entre Custo – Volume – Lucro.

    Gestão de Pessoas

    Comunicação estratégica. Liderança. Motivação e criatividade. Organização, composição, tamanho e qualidade de equipes. Expandindo o conceito de equipe. Treinamento e desenvolvimento de equipes. Distribuindo responsabilidades e avaliando performance. Lidando com incerteza, mudança e estresse. Administração de conflitos.

    Gestão de Riscos no Agronegócio

    Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

    Governança e Sucessão no Agronegócio

    Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

    Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

    Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no Agronegócio. Empreendedorismo e inovação. O papel das start-ups no Agronegócio e seus agentes de fomento.

    Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro

    Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfil do negociador. O papel da OMC. As estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

    Meio-ambiente e Agronegócio

    Legislação ambiental. Conformidade ambiental: áreas de preservação permanente e reserva legal. Legislação ambiental. Novas oportunidades de negócio: mercado de carbono, compensação ambiental. Perspectivas da agroenergia.

    Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas

    Formação de preço em mercados competitivos e em mercados concentrados. Características de oferta e de demanda. A dimensão espacial dos preços agrícolas. A dimensão temporal dos preços agrícolas. A dimensão vertical dos preços. Risco de preço. A formação dos preços no mercado internacional.

    Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos

    Política monetária, cambial e fiscal. Estudo dos fatores que determinam a competitividade das economias. Estudos dos cenários econômicos nacionais e globais. Cenários macroeconômicos e decisões de investimento. Fundamentos econômicos do comércio internacional. Instrumentos de política. Blocos econômicos e acordos internacionais.

    Logística Empresarial no Agronegócio

    Conceitos gerais de logística. Modalidades de transporte. Intermodalismo. Corredores. Sistemas de armazenagem nacional. Sistemas de informação e tecnologias de apoio para decisões logísticas. Modelos matemáticos de otimização. Sistemas informatizados de gestão empresarial (ERP). Descrição e análise de processos de negócios. Arquitetura de sistemas de informações integrados. Sistemas informatizados de suprimento de cadeias de produção (SCM).

    Marketing e Gestão de Vendas

    Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistic selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

    Pensamento Estratégico e Soluções de Problemas no Agronegócio

    Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Aplicação destas abordagens aos desafios das organizações, considerando a ótica de clientes, colaboradores ou fornecedores. Essa disciplina visa desenvolver nos alunos habilidades como: capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e de atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.
    Investimento

    Até 07/12/2018

    • R$ 38.354,57 à vista ou até 25X de R$ 1.724,31

    Até 01/02/2019

    • R$ 39.121,66 à vista ou até 25X de R$ 1.758,80

    Até 16/04/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + palestra

    processo seletivo com análise curricular e palestra

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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