MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

  • Sobre o curso
    O agronegócio desempenha expressiva e notável participação na economia brasileira, sendo responsável por uma parcela considerável do produto interno bruto produzido nos últimos anos. Com o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio, você será capaz de fazer uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para uma formação profissional multidisciplinar.

    Você irá adquirir:

    • Capacidade de integrar equipes de alto desempenho
    • Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa
    • Elaborar planos de marketing para o agronegócio
    • Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios
    • Desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado.

    Primeira aula: 13/03/2020
    Data de início (aula regular): 14/03/2020

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

    Coordenador Acadêmico: FABIO MATUOKA MIZUMOTO
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais

    Revisão de conceitos de matemática financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Introdução à project finance. Fontes de financiamento. Estudos de casos.

    Cadeias Produtivas no Agronegócio

    Estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas.

    Direito Empresarial no Agronegócio

    As formas de organização societária. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Física: rendimentos; contratos agrários; receitas/custos e despesas; apuração do resultado. Imposto de Renda na atividade rural – Pessoa Jurídica: lucro real, presumido e arbitrado. Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária. Estudos de caso. A legislação trabalhista.

    Estratégia Competitiva no Agronegócio

    Estratégias do Posicionamento. Necessidade de reposicionamento do agronegócio. Opções na eficácia operacional e no mercado para aumentar a competitividade. Mapas estratégicos e prospecção de novos negócios. Consórcios e condomínios rurais. Conglomerados competitivos e clusters. Dificuldade de Implementação de estratégias no agronegócio. Ferramentas empresariais modernas. Efeito das políticas públicas sobre a competitividade das agroindústrias brasileiras. Estudos de caso.

    Economia de Empresas no Agronegócio

    Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

    Financiamento do Agronegócio

    O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET - FCO - FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio.

    Gestão de Custos no Agronegócio

    Conceitos de Custos. Custeio das operações típicas do Setor. Análise das relações entre Custo – Volume – Lucro.

    Gestão de Pessoas

    Comunicação estratégica. Liderança. Motivação e criatividade. Organização, composição, tamanho e qualidade de equipes. Expandindo o conceito de equipe. Treinamento e desenvolvimento de equipes. Distribuindo responsabilidades e avaliando performance. Lidando com incerteza, mudança e estresse. Administração de conflitos.

    Gestão de Riscos no Agronegócio

    Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

    Governança e Sucessão no Agronegócio

    Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

    Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

    Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no Agronegócio. Empreendedorismo e inovação. O papel das start-ups no Agronegócio e seus agentes de fomento.

    Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro

    Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Negociações internacionais. Perfil do negociador. O papel da OMC. As estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

    Meio-ambiente e Agronegócio

    Legislação ambiental. Conformidade ambiental: áreas de preservação permanente e reserva legal. Legislação ambiental. Novas oportunidades de negócio: mercado de carbono, compensação ambiental. Perspectivas da agroenergia.

    Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas

    Formação de preço em mercados competitivos e em mercados concentrados. Características de oferta e de demanda. A dimensão espacial dos preços agrícolas. A dimensão temporal dos preços agrícolas. A dimensão vertical dos preços. Risco de preço. A formação dos preços no mercado internacional.

    Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos

    Política monetária, cambial e fiscal. Estudo dos fatores que determinam a competitividade das economias. Estudos dos cenários econômicos nacionais e globais. Cenários macroeconômicos e decisões de investimento. Fundamentos econômicos do comércio internacional. Instrumentos de política. Blocos econômicos e acordos internacionais.

    Logística Empresarial no Agronegócio

    Conceitos gerais de logística. Modalidades de transporte. Intermodalismo. Corredores. Sistemas de armazenagem nacional. Sistemas de informação e tecnologias de apoio para decisões logísticas. Modelos matemáticos de otimização. Sistemas informatizados de gestão empresarial (ERP). Descrição e análise de processos de negócios. Arquitetura de sistemas de informações integrados. Sistemas informatizados de suprimento de cadeias de produção (SCM).

    Marketing e Gestão de Vendas

    Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistic selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

    Pensamento Estratégico e Soluções de Problemas no Agronegócio

    Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Aplicação destas abordagens aos desafios das organizações, considerando a ótica de clientes, colaboradores ou fornecedores. Essa disciplina visa desenvolver nos alunos habilidades como: capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e de atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.
    Investimento

    Até 06/12/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98

    Até 31/01/2020

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 25X de R$ 1.829,86

    Até 28/03/2020

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 25X de R$ 1.866,45
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião individual será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato

      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 (MBA)
      Telefone: 11 3799-3455 (PÓS ADM, Curta e Média duração)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000
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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Sábados quinzenais das 8h30 às 18h|MSP02003-TAGRO-T13
    Início:14/03/2020
    Data limite de inscrição: 14/03/2020
    21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula