MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

  • Sobre o curso
    A área de gestão de pessoas é muito importante para as empresas, já que ter colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados. Com o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, o aluno irá desenvolver competências que o ajudarão a gerenciar equipes de modo a agregar valor para a estratégia do negócio. O curso também busca esclarecer por que a gestão de talentos é fator essencial para o sucesso das organizações.

    Você irá adquirir:
    • Competências de liderança e gestão de pessoas que irão contribuir para o desenvolvimento holístico e integrado de pessoas e organizações
    • Autoconhecimento por meio de conceitos e ferramentas que promovem a identificação das competências desenvolvidas e a desenvolver
    • Entendimento sobre fatores que contribuem para a efetividade dos relacionamentos interpessoais e intergrupais
    • Conhecimento sobre posicionamentos filosóficos e éticos em organizações e no mundo
    • Ferramentas relativas a teorias psicológicas que geram comunicação mais assertiva e eficaz e relacionamentos mais saudáveis
    • Conhecimentos sobre gestão que contribuem para decisões mais acertadas e melhor desenvolvimento organizacional.

    Primeira aula: 11/03/2020
    Data de início (aula regular): 12/03/2020

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.
     

    Coordenador Acadêmico: Edmarson Bacelar Mota
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

    Aprendizagem: Conceitos, Práticas e Técnicas

    O conceito de aprendizagem e sua relação com a criatividade. Principais teorias psicológicas da aprendizagem. A Aprendizagem Social. Facilitadores e dificultadores da aprendizagem. Estilos cognitivos e aprendizagem no adulto. Técnicas e recursos para ampliação da capacidade pessoal de aprendizagem e solução de problemas. Identificação do estilo cognitivo e ciclo de aprendizagem. Aprendizagem individual e coletiva.

    Assertividade, Feedback e Solução de Conflitos

    O que é assertividade. Assertividade: mais do que um comportamento, uma filosofia de vida. Por que você não é assertivo: os vilões da assertividade. Feedback: o que é, principais características e técnicas. Conflitos: tipos e técnicas para lidar com estas situações. Competências de comunicação e assertividade. Técnicas assertivas.

    Apresentações em Público e Condução de Reuniões

    Apresentações em público: lidando com o medo, vencendo o medo de falar em público, formas de realizar uma apresentação, tipos de apresentações e recursos, gestos e postura, comunicação visual, a voz e os vícios de linguagem, recursos audiovisuais usuais e utilização. Reuniões: as diversas etapas, os diversos papéis, regras para condução, documentação de decisões e compromissos, aspectos comportamentais, técnicas para maior efetividade.

    Comunicação Interpessoal, Liderança e Poder

    Comportamento e teorias básicas: breve introdução. Motivação. O Processo de comunicação. Os tipos de processos de comunicação. Canais de comunicação e suas características. A expressão corporal. Barreiras à comunicação eficaz. Melhorando as habilidades de percepção, transmissão e recepção. Liderança e poder. Modelos evolutivos de liderança: papéis e competências essenciais à atuação do líder.

    Criatividade e Inovação

    Reconhecimento, percepção e liberação da criatividade. A criatividade como fonte de prazer e como elemento de agregação de valor. Solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos). Criatividade nas organizações e na vida cotidiana. Criatividade e sinergia em equipe. Modelos e técnicas que favorecem o processo criativo e resolução de problemas.

    Delegação, Empowerment e Equipes

    Percepção e novos paradigmas gerenciais. Mudanças comportamentais e a dinâmica da relação líder x subordinado. Delegação: como, quando e por que. Feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas e equipes. Empowerment: o que é, para que e como efetivar. Tipos de equipes. Equipes e seu desenvolvimento. Equipes de alto desempenho.

    Filosofia e Sociologia para Gestores

    O surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. A evolução histórica do saber filosófico: filosofia grega, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. O objeto de estudo da Sociologia. Principais teorias sociológicas. Características da Sociedade da Informação e do conhecimento. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. A Filosofia e a Sociologia como elementos para o desenvolvimento de gestores.

    Modelagem Organizacional e Evolução dos Modelos Gerenciais

    Histórico e evolução dos modelos organizacionais. As arquiteturas tradicionais e as inovadoras. Estratégias de modelagem e aspectos gerenciais associados. Sistemas de trabalho de alto desempenho. Características de organizações de alto desempenho. Impacto da modelagem e arquitetura organizacionais nas dimensões estratégicas, gerenciais e operacionais.

    Papéis e Atuação - Facilitador, Coaching e Mentoring

    Coaching e Mentoring - conceitos e definições. Estrutura, objetivos, e caminhos para o coaching. Dimensões e escopo de ações de mentoring. Diferenças entre coaching e mentoring. Personal coaching vs. mentoring. Os papéis de um líder em sua equipe de trabalho: contribuinte, colaborador, comunicador e desafiador. As bases para decisão: razão, emoção, intuição e instinto. As abordagens para consecução de resultados: formal, colegiada e personalística. Gerenciando equipes através de uma liderança de alto impacto.

    Programação Neurolinguística (PNL) Fase I

    O que é PNL e seus pressupostos básicos e paradigmas. A comunicação. Filtros e sistemas representacionais. Programando mudanças - estado presente e estado desejado. Ancoragem. Relacionamento - como construir um clima favorável ao desempenho, como lidar com as emoções, como dar e receber feedback.

    Programação Neurolinguística (PNL) Fase II

    Aperfeiçoando os processos e posturas no Relacionamento. Resolução de conflitos e mudança de atitudes. Estratégias de sucesso - criatividade e motivação.

    Psicodrama Organizacional - Fase I

    Teoria e Prática Psicodramática. A dinâmica das relações grupais no contexto profissional. Papéis Sociais e Papel Profissional na Organização. Espontaneidade e Criatividade nas Empresas. Matriz de Identidade e Rematrização.

    Ética e Sustentabilidade

    Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

    Gestão da Mudança e Cultura Organizacional

    Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Teorias Comportamentais, Competências Emocionais e Motivação

    Comportamento e teorias básicas. Competências emocionais, caracterização e tipologia. Aspectos comportamentais e emocionais e influências nos processos de comunicação, tomada de decisão, liderança e atuação em equipe. Motivação e enfoques associados.
    Investimento

    Até 06/12/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98

    Até 31/01/2020

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 25X de R$ 1.829,86

    Até 26/03/2020

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 25X de R$ 1.866,45
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião individual será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato

      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 (MBA)
      Telefone: 11 3799-3455 (PÓS ADM, Curta e Média duração)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000
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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª das 19h às 22h30|MSP02014-MDHG-T4
    Início:12/03/2020
    Data limite de inscrição: 12/03/2020
    15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Semanal
    2ª e 3ª das 19h às 22h30|MSP12014-MDHG-T2
    Início:14/04/2020
    Data limite de inscrição: 06/04/2020
    14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula