MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial via videoconferência
Onde você quer estudar?
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    2as e 3as feiras das 19h às 22h30|MSP22010-TPVIS-T1
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 26/05/2020
    14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial via Videoconferência
    * Enquanto houver orientação de destanciamento social.
    Sobre o curso

    Os investimentos de Venture Capital têm sido responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso de milhares de empresas inovadoras de alto impacto, as chamadas Startups, que estão revolucionando modelos tradicionais de negócios. Da mesma forma, médias e grandes empresas de capital fechado, especialmente negócios tradicionalmente familiares, têm se beneficiado dos investimentos de Private Equity que, além do capital financeiro, proveem uma série de valiosos recursos estratégicos às empresas investidas.
     
    O MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups proporciona o conhecimento e a habilidade necessários para:

    • participar e liderar ativamente processos de investimento, monitoramento e desinvestimento em Startups e demais empresas investidas por Venture Capital e Private Equity.
    • compreender a dinâmica e a importância do mercado de Private Equity e Venture Capital no crescimento e desenvolvimento de negócios tradicionais ou inovadores de alto impacto.
    • analisar conceitos, instituições envolvidas e características dos participantes do ecossistema de Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity, bem como propor soluções práticas aos problemas e desafios que se apresentam.

     
    Nas disciplinas Investimentos em Startups e de Venture Capital na Prática e Investimentos de Private Equity na Prática são utilizados jogos de negócios com foco em hard skills e simulação de todo o processo de análise, decisão, negociação, estruturação e realização dos investimentos e desinvestimentos.
     

    Fundação Getulio Vargas anuncia a chegada do Venture Capital Investment Competition (VCIC) ao Brasil
    Clique aqui para maiores informações.

     

    TURMA CONFIRMADA!

    Primeira aula: 11/05/2020
    Data de início (aula regular): 12/05/2020

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.
     

    A FGV é uma instituição de excelência e está classificada como o 5º melhor Think Tank do mundo em 2019.

    Seu corpo docente reúne especialistas influenciadores que promovem e fornecem conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

     

    Clique aqui para visualizar a lista de professores.

    Coordenador Acadêmico: Caio Ramalho
    Público-alvo

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups

    Contabilidade e Análise de Balanços

    Normas contábeis básicas e aplicações. Principais indicadores contábeis e analíticos. Ciclos de atividade. Formação do capital de giro.

    Direito em Private Equity e Venture Capital II: Investimentos

    Estratégias e formas de atuação dos investimentos de private equity e venture capital. Principais termos e cláusulas no processo de investimento.

    Direito em Private Equity e Venture Capital: Estruturação de Veículos

    Principais veículos de investimentos de private equity e venture capital. Metodologias e estruturação de investimentos anjos, corporate ventures e aceleradoras de negócios. Acordos, documentos e principais mecanismos.

    Direito de Startups e Novos Negócios

    Aspectos jurídicos nas diversas etapas de vida de startups e outros negócios. Direto Societário, Comercial, Tributário e Trabalhista para Startups. Principais termos, cláusulas e contratos.

    Finanças Corporativas

    Indicadores básicos para a análise da viabilidade de investimentos. Valor presente líquido e decisões de investimento. Relação risco versus retorno. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Governança Corporativa

    Conceitos básicos. Estruturas e práticas de governança corporativa. Impacto da governança corporativa sobre os negócios de venture capital e private equity.

    Investimento Anjo

    Principais conceitos do investimento anjo no Brasil e no exterior. Dinâmica econômica da busca de negócios inovadores de alto impacto. Instrumentos e estruturas para realização do investimento anjo.

    Investimentos

    Relação risco versus retorno. Eficiência de mercado e possíveis anomalias. Modelos de decisão de portfólio em finanças. Seleção de projetos de investimentos.

    Investimentos de Private Equity na Prática

    Situações reais do processo de investimento de private equity, no Brasil e no exterior. Abordagem para investimentos em médias e grandes empresas.

    Introdução ao Private Equity e Venture Capital

    Aspectos gerais da indústria de private equity e venture capital. Investidores típicos e a dinâmica de captação de recursos. Startups e negócios inovadores de alto impacto. Investimentos em ativos alternativos.

    Inovação, Startups e Corporate Venture

    Principais conceitos de inovação. Reflexos estratégicos da inovação nas corporações. Relação das organizações com startups. Inovação corporativa e corporate venture capital.

    Investimentos em Startups e de Venture Capital na Prática

    Situações reais do processo de investimento em startups e de venture capital no Brasil e exterior.

    Monitoramento e Saída dos Investimentos

    Processo de acompanhamento ativo dos investimentos realizados. Estratégia de adicionar valor aos negócios. Alternativas de desinvestimento. Retornos em private equity e venture capital.

    Novas Tecnologias e Seus Impactos

    Novas tecnologias e seus impactos em modelos tradicionais de negócios. Startups e tecnologia. Novos modelos de negócios a partir de tecnologia e inovação. Tecnologia como vetor de transformações na economia e na sociedade.

    Startups e Empreendedorismo

    O impacto do empreendedorismo no Brasil e no mundo. O papel das startups no crescimento e desenvolvimento mundial. Principais conceitos em empreendedorismo e startups. Processo de criação, desenvolvimento e financiamento de negócios inovadores de alto impacto.

    Tendências em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups

    Temas mais discutidos pela indústria de private equity, venture capital e investimentos em startups no momento. Assuntos mais comentados no Brasil e no exterior. Tendências e tópicos na fronteira do conhecimento.

    Valuation: Análise Fundamentalista

    Principais instrumentos e metodologias para avaliação de empresas. Precificação de ativos: ações e debêntures. Avaliação por fluxo de caixa descontado. Avaliação por múltiplos. Estimativa de taxa de desconto.

    Valuation de Startups

    Principais instrumentos e metodologias para avaliação de startups. Principais value drivers e riscos. Tipos de investidores e seus processos de avaliação. Instrumentos e cláusulas contratuais envolvidos na precificação de startups.
    Investimento

    Até 26/05/2020

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 25X de R$ 1.866,45
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião individual será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO COM CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (MÍNIMA DE 1.600 HORAS-AULA.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursosfarialima@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 (MBA)
      Telefone: 11 3799-3455 (PÓS ADM, Curta e Média duração)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

       

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

    Endereço

    Av. Brigadeiro Faria Lima, 1188, andar 1 conj. 11 a 14, Pinheiros - São Paulo - SP - CEP: 01452-002