MBA em Gestão: Riscos Corporativos

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª das 19h às 22h30|MSP02190-XRC-T2
    Início:08/04/2021
    Data limite de inscrição: 08/04/2021
    15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
    Em um ambiente de negócios cada vez mais complexo, é importante ter uma visão estratégica e habilidades na gestão de riscos corporativos.

    Você irá adquirir:

    • Conhecimento sobre uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.
    • Conhecimentos técnicos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.
    • Conhecimento sobre o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar na elaboração de um projeto de carreira.
    • Entendimento ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.

    Primeira aula: 07/04/2021

    Data de início (aula regular):08/04/2021

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.
     

    A FGV é uma instituição de excelência e está classificada como o 5º melhor Think Tank do mundo em 2019.

    Seu corpo docente reúne especialistas influenciadores que promovem e fornecem conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que:
    • Tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área;
    • O ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica;
    • Atuam ou desejam atuar em áreas de negócios, operacionais, riscos, controles internos e auditoria e
    • Ocupam posições de alta direção, gerência, chefia, supervisão ou assistentes plenos em organizações em geral com aspirações a cargos executivos.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Gestão: Riscos Corporativos

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Desenvolvimento de Carreira

    Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

    Economia Empresarial

    Teoria da oferta e da demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Jogos de Negócios

    Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Controles Internos e Compliance

    Princípios e diretrizes dos controles internos e do Compliance. Ambiente de controle. Testes de controles e de Compliance. Avaliação dos controles internos por intermédio da análise dos ciclos de negócios.

    Ferramentas para Avaliação de Riscos

    Seleção de técnicas e aplicação do processo de avaliação de riscos. Análise das ferramentas e técnicas utilizadas na identificação, análise e avaliação dos riscos.

    Gestão de Riscos Financeiros

    Riscos em Finanças. Riscos de Mercado, Crédito e Liquidez.

    Gestão de Riscos Operacionais

    Abordagem Qualitativa da Gestão do Risco Operacional. Abordagem Quantitativa da Gestão do Risco Operacional. Gestão de Continuidade de Negócios. Gestão Integrada das Abordagens Qualitativa e Quantitativa de Risco Operacional.

    Introdução à Gestão de Riscos Corporativos

    Introdução a riscos. Fundamentos da gestão de riscos. Cultura de riscos. Avaliação julgamental sob incerteza.

    Tomada de Decisões em Cenários de Incerteza

    Introdução. Decisão sem risco. Decisão em situação de conflito. Decisão sob incerteza. Decisões com múltiplos critérios e objetivos.

    Workshop II – Gestão Integrada de Riscos Corporativos

    Enterprise Risk Management: conceitos, evolução, contribuição do ERM para a gestão de riscos, integração com planejamento estratégico e papel da Alta Direção. Gestão, Cultura e Controle do ERM: desafios do CRO, aspectos estruturais do ERM, utilização do KRI´s no ERM. Determinação da tolerância ao risco em uma organização e alocação de recursos. Plano Integrado de Riscos Corporativos: diagnóstico, estrutura de gerenciamento e controle.

    Workshop I – Gestão de Risco Ambiental, Estratégico, Reputacional, País e Corporativos na Saúde Suplementar

    Detalhar e aprofundar de forma prática a discussão dos temas de gestão do risco ambiental, risco estratégico, risco reputacional, risco país e risco no setor de saúde com especialistas que atuam em cada uma das categorias de risco. A dinâmica da sessão tipicamente divide-se em três partes: exposição, discussão em grupos e conclusão.
    Investimento

    Até 22/04/2021

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 30X de R$ 1.486,28
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: (11) 3799-3455
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

      • Relacionamento com o Aluno

      Atendimento telefônico – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 20h00
      Atendimento WhatsApp – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 08h00 às 17h00
      Atendimento presencial nas unidades – Paulista: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00, Faria Lima: de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00 e Berrini de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00; Temporariamente indisponível , devido ao isolamento social.

       

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 3799-3455

      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000