PEC - Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática

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MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Itapeva

  • Oferta: 71612
    unidade-2190
    Frequência: Semanal
    2as feiras das 19h30 às 22h45
    Início:25/03/2019
    Data limite de inscrição: 22/03/2019
    Duração: 3 meses
    Carga Horária: 64 horas/aula
  • Sobre o curso
    Em um momento em que direitos sociais estão em risco de desconstrução e a guerra pela atenção tem tornado desafiadora a possibilidade de formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantir maior impacto em ações de Advocacy é essencial. O curso proporciona a você ferramental teórico e prático para subsidiar a elaboração, planejamento e execução de um plano de ação de Advocacy e, com isso, contribui para que mudanças sociais necessárias se concretizem.


    Você irá adquirir:
    • Ampla visão sobre como o Advocacy tem sido utilizado no Brasil e no mundo
    • Conhecimento sobre a estrutura, o funcionamento e o processo decisório estatal em suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
    • Visão estratégica sobre comunicação de causas, o que inclui conhecer os princípios do engajamento e estratégias e táticas para mobilização de públicos.
    • Repertório variado de ferramentas de planejamento e gestão para ações de Advocacy, com enfoque especial em mensuração de resultados.

    Clique aqui para consultar a equipe de professores (sujeito a alterações).

    Coordenador Acadêmico: Andréa Cristina Oliveira Gozetto
    Público-alvo
    O público alvo do curso Advocacy e Políticas Públicas é formado por profissionais do campo social (associações, fundações, movimentos sociais, coletivos etc.) que trabalham ou têm interesse em trabalhar na defesa de causas da organização que representa e gerar incidência política. O caráter interdisciplinar do curso faz com que não haja restrições quanto à formação acadêmica desses profissionais.
    Programa

    PEC - Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática

    Fundamentos do Advocacy

    Definição e tipos de Advocacy; o que se busca com as ações de Advocacy (resultados); etapas de uma ação de Advocacy; gerenciamento de ações de Advocacy (Recursos, capacidades, estrutura e competências essenciais); estratégias e técnicas de Advocacy; Análise e discussão de estudos de caso.

    Sociedade Civil e Ação Coletiva

    A constituição da sociedade civil no Brasil: movimentos sociais e organizações. Compreensão das teorias de ação coletiva: o papel da sociedade civil; A relação entre Estado e a sociedade civil e o trabalho em redes.

    Estado e Governo

    Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado; estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil; processo decisório estatal, mapeamento e identificação dos órgãos e atores-chave no processo de decisão política; processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas.

    Gestão e Engajamento de Atores-Chave (Stakeholders)

    Conceito de stakeholders; Princípios da gestão de stakeholders; Classificação e tipos de stakeholders (funcionários, imprensa, comunidade, governo e sociedade; clientes e consumidores; cadeia de fornecedores; acionistas); Identificação de stakeholders: interesses e oportunidades para criar vantagem competitiva; Metodologias de análise de stakeholders; Razões e benefícios do engajamento de stakeholders; Níveis de engajamento de stakeholders; O processo de engajamento com stakeholders; Plano de ação de engajamento de stakeholders.

    Comunicação e Mobilização em Advocacy

    Teoria da comunicação; estratégias de comunicação: identificação de público-alvo, transmissão adequada de mensagens e respostas do público-alvo; Relações com a mídia; Relações com o governo; Identificação dos veículos de comunicação; Medidas de prevenção de crise: gestão de risco e análise das vulnerabilidades da organização; Âmbitos e fluxos da comunicação para mobilização da sociedade civil; Uso da mídia (tradicional e digital) para mobilização da sociedade civil em campanhas de Advocacy.

    Participação Social Efetiva: Como Fazer Advocacy

    Identificação de temas; Análise do problema; Construção de objetivos; Análise da situação (cenário); Avaliação de recursos, capacidades, estrutura e competências essenciais; Finalização de objetivos; Elaboração de plano de Advocacy; Implementação do plano de Advocacy; Monitoramento e avaliação; Revisão do plano de Advocacy.

    Workshop: Advocacy na Prática

    O objetivo do workshop é capacitar o aluno a dissecar um problema no âmbito de Advocacy, analisar as diferentes variáveis envolvidas, interpretar dados, avaliá-los estrategicamente e criar cursos alternativos de ação para a organização que representa, a partir da simulação de um problema real de uma organização.
    Investimento

    Até 15/02/2019

    • R$ 5.676,24 à vista ou até 6x R$ 969,73

    Até 25/03/2019

    • R$ 5.960,05 à vista ou até 6x R$ 1.018,21
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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