Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    2ª das 19h às 22h30|MSP02140-GCCT1
    Início:08/03/2021
    Data limite de inscrição: 08/03/2021
    11 semanas
    Carga Horária: 48 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência
    Conflitos no âmbito corporativo- organizacional e empresarial-  são comuns e, em certas circunstâncias, necessários para incentivar inovações construtivas. No entanto, se mal gerenciados ou não gerenciados, os conflitos podem ocasionar danos sérios à corporação e às pessoas que nela trabalham. Este curso, de maneira ampla, foca na identificação de casos de conflitos internos e externos e na sua prevenção e resolução de forma inteligente e eficaz, contribuindo para a produtividade da empresa e para um ambiente de trabalho saudável e sustentável.  É baseado em métodos internacionalmente conhecidos, adaptados para a realidade nacional, contemplando uma visão global acerca dos meios privados de prevenção e gestão de conflitos corporativos, com ênfase em mediação e seus processos e principais técnicas. Mediante leitura, aulas expositivas, sucintas palestras, exercícios ilustrativos e simulações, os participantes obtêm competências para atuarem na prevenção e gestão de conflitos organizacionais e empresarias. 

    Você irá desenvolver:
    • visão global e sistêmica dos desafios e oportunidades associados à prevenção e  gestão de conflitos corporativos
    • panorama geral acerca dos meios privados de prevenção e gestão de conflitos organizacionais e empresariais
    • Entendimento sobre a mediação como meio de prevenção e gestão de conflitos corporativos

    Período: 08/03/2021 até 24/05/2021
    2as feiras, das 19h às 22h30 (horário de Brasilia)

    Aulas mediadas por tecnologia através da plataforma Zoom.

    Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016 .
    Também é bastante aplicado em escolas internacionais.

    As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos no prazo de até 100 (cem) dias de sua ocorrência.

    Um dos diferenciais do FGV Live é a aplicação de atividades que visam a aplicação do conteúdo trabalhado e que tenha relevância para seu crescimento profissional. Estas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso.

    *Os alunos concluintes poderão imprimir a declaração de conclusão do curso e terão direito à certificação digital - Badge FGV -, que pode ser compartilhada nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e na assinatura de e-mails corporativos.

     

     

     

     

    Coordenador Acadêmico: Fernanda Rocha Lourenço Levy
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos  é multidisciplinar e indicado para profissionais das mais diversas áreas, tais como administradores, advogados, engenheiros, psicólogos, gestores da área de Recursos Humanos, empresários e executivos interessados em adquirir ou aprimorar habilidades em gerenciar, mediar e resolver conflitos no ambiente corporativo.
    Programa

    Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos

    Introdução à Mediação de Conflitos Empresariais (externos)

    Módulo 1 -A Resolução Alternativa (Adequada) de Disputas (ADR)
    • A visão sistêmica de conflitos corporativos externos
    • A legislação e o estado de arte de ADR no Brasil
    • Desafios internos na resolução de conflitos externos
    • Desafios do(a) mediador(a) e o papel do advogado
     
    Módulo 2 -Os princípios e o processo da mediação empresarial
    • Os princípios da mediação
    • Os caminhos da mediação: judicial, privado e institucional
    • A decisão de mediar e a escolha do mediador
    • Visão panorâmica sobre a dinâmica do processo de mediação
     
    Módulo 3 - A mediação em conflitos de baixa complexidade
    • Um caso de disputa empresarial de baixa complexidade
    • A pré-mediação no caso da mediação privada e o termo de compromisso de mediação
    • A dinâmica da mediação do caso
    • O encerramento da mediação

    Mediação, Prevenção e Gestão de Conflitos Corporativos Organizacionais e Empresariais

    Módulo 1: Prevenção e gestão de conflitos corporativos
    • custo-benefício da prevenção e gestão de conflitos;
    • visão panorâmica sobre meios de prevenção e gestão de conflitos;
    • introdução à mediação: conceito, princípios, campos de aplicação e modelos;
    Módulo 2: A mediação e os conflitos organizacionais
    • causas, elementos e impactos - custo do conflito;
    • situações mediáveis e o envolvimento dos colaboradores;
    Módulo 3: A mediação e os conflitos empresariais
    • espécies, segmentos e impactos - custo do conflito;
    • equipe de mediação: mediador, profissionais envolvidos e as partes;
    Módulo 4: O mediador e o gestor de conflitos corporativos
    • autoconhecimento e a autogestão: seu perfil no diálogo difícil.

    Prevenção e Gestão de Conflitos Organizacionais (Internos)

    Módulo 1- Os conflitos  e a prevenção e gestão de conflitos corporativos organizacionais (internos)
     
    • A visão sistêmica de conflitos organizacionais internos: causas, elementos e impactos. O custo do conflito.
    • Meios e desenhos de programas de prevenção e gestão de conflitos internos
    • Políticas corporativas institucionais. A Alta gestão.
    • Dilemas, desafios e oportunidades
    Módulo 2 - O gestor de conflitos organizacionais
     
    • Custo-benefício de gestão de conflitos internos
    • Pré-requisitos e o papel do gestor de conflitos internos
    • Identificação das principais questões e técnicas aplicáveis
    • Alinhamento e apresentação dos benefícios para a organização e a alta gestão
    • Experiências de sucesso
    Módulo 3 - O gestor como mediador 
     
    • Visão panorâmica sobre mediação de conflitos
    • Identificação de casos mediáveis
    • A amplitude e a ética do gestor no papel de mediador
    A preparação e o processo de mediação
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento

    Até 08/03/2021

    • R$ 3.984,00 à vista ou até 10x R$ 407,40
    Processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

    ATENÇÃO:

    • Perfil esperado do aluno segue no item "Público alvo"  desta página;
    • Pré-requisitos: Experiência profissional relevante de no mínimo 02 anos.
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE, CPF OU CNH
    • DIPLOMA DE GRADUAÇÃO OU DECLARAÇÃO DA EMPRESA
    • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: (11) 3799-3455
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

      • Relacionamento com o Aluno

      Atendimento telefônico – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 20h00
      Atendimento WhatsApp – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 08h00 às 17h00
      Atendimento presencial nas unidades – Paulista: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00, Faria Lima: de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00 e Berrini de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00; Temporariamente indisponível , devido ao isolamento social.

       

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 3799-3455

      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000