Formação Executiva em Mercado da Longevidade

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São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
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  • Frequência: Semanal
    3ª das 19h às 22h30|MSP02169-MLONGT1
    Início:19/01/2021
    Data limite de inscrição: 19/01/2021
    3 meses
    Carga Horária: 64 horas/aula
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  • Aulas ao vivo por webconferência
    Os consumidores seniores são o mercado que mais cresce atualmente, já que a pirâmide etária no Brasil se inverteu – os 50+ representam 25% da população e movimentam R$1,8 trilhão/ano, um mercado chamado de oceano prateado. Têm uma alta demanda desatendida e características culturais, comportamentais, emocionais e físico-cognitivas bastante específicas. Assim, executivos e empreendedores de todos os segmentos precisam desenvolver ofertas e comunicação adequadas a eles, inseri-los nas agendas de diversidade organizacional (empresas age-ready) e adequar políticas públicas/setoriais para o segmento.  Com quatro módulos complementares e independentes sob o arco Mercado da Longevidade, o curso oferece uma abordagem multissetorial e integra aprendizados mercadológicos e comportamentais com a ideação de soluções concretas, em diversos setores de negócio, que podem oferecer cruzamento de ideias e gerar parcerias inovadoras entre os alunos.

    Você irá:
    • conhecer o potencial e as oportunidades de mercado da Economia da Longevidade;
    • desenvolver negócios (produtos/serviços) adequados ao público maduro conforme sua tipologia;
    • estabelecer relacionamentos adequados ao público maduro, conforme sua tipologia;
    • fortalecer o networking nesse segmento;
    • captar recursos nesse segmento, inserindo sua organização (empresa/governo/negócio social) no crescente ecossistema de inovação do oceano prateado.

    Período: 19/01/2021 até 18/05/2021
    3as feiras, das 19h às 22h30 (horário de Brasília)

    Aulas mediadas por tecnologia através da plataforma Zoom.

    Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016.
    Também é bastante aplicado em escolas internacionais.

    As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos no prazo de até 100 (cem) dias de sua ocorrência.

    *Os alunos concluintes poderão imprimir a declaração de conclusão do curso e terão direito à certificação digital - Badge FGV -, que pode ser compartilhada nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e na assinatura de e-mails corporativos.

    Canal de atendimento exclusivo para turmas de São Paulo/SP:

    (11) 94152 3544

     

    Coordenador Acadêmico: Patricia Riccelli Galante de Sá
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Mercado da Longevidade é indicado para profissionais de comunicação, publicidade, marketing, business intelligence, RH e gestão comercial, de Analistas a Diretores; jornalistas e influenciadores digitais; empreendedores; empresários de saúde, estética, fitness e bem-estar; consultores e pesquisadores.  
    Programa

    Formação Executiva em Mercado da Longevidade

    Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado

    Módulo 1 – Envelhecimento Ativo
    • Conceito de Envelhecimento Ativo: o novo velho e sua socialização;
    • Serviços para o mercado da longevidade;
    • Tipologia e segmentação dos clientes e suas necessidades;
    • Mente sadia: turismo, cultura e entretenimento para o mercado prateado; 
    • Cuidados especiais e adaptação na comunicação, design e arquitetura nestes setores.

    Módulo 2 – Idosos Independentes
    • Mobilidade, autonomia e segurança para os idosos com ajuda da tecnologia;
    • Conceito Aging in Place e suas implicações;
    • Habitação sênior: prestação de serviços e estruturação dos empreendimentos;
    • Sensibilização e capacitação dos colaboradores para atender o mercado prateado.

    Módulo 3 – Bem-estar Maduro
    • Economia do cuidado: conceito, gestão de serviços terceirizados e parceiros externos;
    • Corpo sadio: mercado de fitness e wellness prateado;
    • Amor e Sexualidade na 3ª idade – um mercado inexplorado.

    Módulo 4 – Trabalho Aplicado
    • Trabalho prático: escolha de um setor e proposta de adaptação ou criação de um serviço para o mercado sênior. Apresentação do resultado e ciclo de reflexão.

    Empresas Age-Ready e Empreendedorismo Sênior

    Módulo 1 – Inclusão Sênior e Responsabilidade Social
    Mercado de trabalho 50+: persp. do Brasil e globais;
    Impactos da longevidade na Previd. e na geração de renda na 3ª idade;
    Conceito de Anticarreira e estereótipo da obsolescência prof. do idoso;
    Processos de recrutamento sem vieses etários, na era da automação do RH;
    Impactos psic., finan. e na saúde da baixa empregabilidade do prof. maduro e a ruptura da aposentadoria.

    Módulo 2 – Capacitação e Empreendedorismo Maduro
    Novos formatos de empregabilidade – trabalho remoto, equipes Lego;
    Empreend. maduro – digitalização do idoso, coworks e fomento financeiro;
    Lifelong Learning: espaços e serviços de aprend. continuada para a 3ª idade;
    Apps e portais de empregos;
    Oport. de negócios sociais para fomentar empreg. sênior;
    Preparando o colaborador maduro para o pós-emprego.

    Módulo 3 – Nova Fronteira da Diversidade Empresarial
    Organizações age-ready - adaptadas às neces. dos colaboradores 50+ e tirando melhor proveito dos indivíduos mais experientes;
    Mentoria Reversa como abordagem de treinamento;
    Intergeracionalidade nas agendas de diversidade e inclusão empresariais;
    Alinhamento ao ODS 10/ONU – redução de desigualdades (discriminação/inclusão);
    Norma ISO/TC314.

    Módulo 4 – Trabalho Prático
    Criação de proposta prática de política de RH ou ideação de oferta (produto/serviço) para empreg. sênior ou iniciativa ligada ao ODS 10/ONU + Apresentações.

    Inovação e Marketing para o Mercado Sênior

    Módulo 1 – Perfil e Segmentação
    • Millennials x Maduros – consumidor do futuro;
    • Importância e tamanho do mercado da longevidade;
    • Autoimagem e demandas do consumidor maduro;
    • Segmentação, Personas e diversidade de subsegmentos.
    Módulo 2 – Comunicação e Relacionamento
    • Comunicação para o mercado da longevidade – uma nova semântica e estética;
    • Trade marketing – adaptação do varejo ao consumidor maduro;
    • Influenciadores digitais sêniores e comunidades virtuais;
    • Jornada do cliente prateado; 
    • Comportamento e consumo de mídia e tecnologia dos maduros.
    Módulo 3 – Inovação Prateada
    • Seniortech – inovação e tecnologia focada no mercado maduro (healthtech, gerontotech e genentech);
    • Marketplaces virtuais, portais e Apps especializados;
    • Selos, certificações e premiações do mercado maduro;
    • Mercado maduro como oportunidade de responsabilidade social e marketing institucional.
    Módulo 4 – Trabalho Aplicado
    • Trabalho aplicado: ideação de oferta (produto/serviço) para o consumidor prateado, incluindo planejamento de comunicação + apresentações.

    Oceano Prateado – Introdução ao Mercado da Longevidade

    Módulo 1 – Panorama Geral 
    • Tendências e demografia brasileira e global;
    • Estatuto do Idoso e Reforma da Previdência – mudanças; 
    • Valorização e proteção do idoso: datas comemorativas, ODS10 da ONU e OMS;
    • Oceano Prateado e potencial da economia da longevidade.
    Módulo 2 – Um Novo Mindset Etário
    • Busca da longevidade, da imortalidade e seus impactos socioambientais;
    • Ressignificando o conceito de 3ª idade e velhice;
    • Reação ao ageísmo (velhismo) e os vieses inconscientes etários;
    • Ativismo sênior;
    • As múltiplas carreiras e o envelhecimento ativo.
    Módulo 3 – Inteligência de Mercado
    • Mapeando as fontes de conhecimento sobre tendências e comportamento do consumidor maduro – consultorias especializadas – estudos; comportamentais/setoriais; negócios de impacto social; iniciativas empresariais; eventos especializados; literatura de referência; portais online e produtores de conteúdo; 
    • Perfil comportamental e mudanças físico-cognitivas do segmento maduro;
    • Complexidade da segmentação (gênero, faixa etária, classe, LGBTQ+, sem filhos).
    Módulo 4 – Trabalho Prático
    • Transformando dados em práticas: mapeamento de oportunidades de negócio em diferentes setores de mercado + apresentações.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento

    Até 19/01/2021

    • R$ 4.980,00 à vista ou até 10 x R$ 509,25
    Processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

    ATENÇÃO:

    • Perfil esperado do aluno segue no item "Público alvo"  desta página;
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE, CPF OU CNH
    • DIPLOMA DE GRADUAÇÃO OU DECLARAÇÃO DA EMPRESA
    • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

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      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 / (11) 3799-3455
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

      • Relacionamento com o Aluno

      Atendimento telefônico – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 20h00
      Atendimento WhatsApp – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 08h00 às 17h00
      Atendimento presencial nas unidades – Paulista: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00, Faria Lima: de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00 e Berrini de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00; Temporariamente indisponível , devido ao isolamento social.

       

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 3799-3455

      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000