MBA em Gestão: Business Analytics

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São José dos Campos, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    Sábados quinzenais - 08h00 Às 17h40
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 30/12/2021
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
    Sobre o curso
    O MBA em Gestão: Business Analytics visa capacitar profissionais na análise dos problemas empresariais e no emprego de técnicas analíticas para lidarem de forma efetiva com a complexidade, a diversidade e o elevado volume de dados digitais (“Big Data”) que caracterizam o atual contexto competitivo. O curso é focado na convergência de habilidades, equilibrando a aquisição de conhecimentos com a aplicação prática de métodos voltados para a modelagem de dados; especificação das abordagens analíticas; análise quantitativa; e a formulação e resolução de problemas empresariais.

    Com o MBA em Gestão: Business Analytics, você irá adquirir:

    • Conhecimentos sobre machine learning, visual analytics e text mining – dos fundamentos conceituais ao uso das principais técnicas e ferramentas da área.
    • Conhecimentos sobre estatística, geoestatística, e análise de séries temporais – com foco na aplicação no negócio.
    • Ampla visão sobre (i) bancos de dados, (ii) bancos de dados distribuídos e em larga escala, (iii) ferramentas de programação e (iv) métodos computacionais utilizados na área de ciência de dados.
    Coordenador Acadêmico: Isnard Marshall Junior
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Gestão: Business Analytics

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Desenvolvimento de Carreira

    Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

    Economia Empresarial

    Teoria da Oferta e da Demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Jogos de Negócios

    Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Análise Exploratória de Dados

    Tipos de Dados: quantitativos, categóricos e qualitativos. Análise de distribuições conjuntas, análise de outliers. Correlação. Matrizes de contingência. Interpretação de gráficos. Técnicas e ferramentas para análise exploratória e visualização de dados, com ênfase nas ferramentas, design e aplicações.

    Análise de Modelos de Regressão

    Medidas de dependência linear. Scatterplot. Regressão simples. Regressão múltipla. Interpretação dos parâmetros. Testes de hipótese. Erro preditivo. Multicolinearidade. Análise dos resíduos.

    Excel Aplicado a Negócios

    Introdução aos conceitos avançados das planilhas eletrônicas. Tratamento de grandes volumes de dados. Desenvolvimento de relatórios executivos em planilhas eletrônicas.

    Estatística para Decisões de Negócio

    Intervalos de confiança. Estatísticas t e z. Intervalos baseados na distribuição normal. Conceitos de teste de hipótese. Erros tipo I e II. P-valor. Testes de média para uma população (teste t e z). Intervalos de confiança para diferença de médias. Teste de hipótese para diferenças de médias.

    Fundamentos de Modelagem Preditiva

    Princípios de modelagem preditiva. Métricas de avaliação. Validação cruzada. Overfitting. Modelos lineares para classificação. Árvores de decisão.

    Governança da Informação

    Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação Organizacional. Informação e estratégia. Valor da Informação. ROI de ativos informacionais. BSC para ativos informacionais. Segurança de dados: Ameaças e Proteção da Informação. Ética no uso de dados. Legislação aplicável a dados públicos e privados.

    Introdução à Análise de Dados e Big Data

    Big Data e Data Driven Economy. A Ciência dos Dados e as Organizações. Inteligência Estratégica baseada em Dados. Aprendizagem Estatística e Aprendizagem de Máquinas (Machine Learning). Linguagens de Programação, Algoritmos e Plataformas Computacionais. Computação Distribuída e em Nuvem.

    Modelagem Estatística

    Descritores de dados. Noções de probabilidade e de variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Amostragem. Teorema central do limite. Estimação pontual.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.