Pós-Graduação em Administração de Empresas

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Santo André, SP
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (2ª e 3ª-feiras) das 19:00h às 22h30
    Início:06/03/2023
    Data limite de inscrição: 06/03/2023
    Duração: 23 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (aulas aos sábados) das 09h00 às 17h00
    Início:01/04/2023
    Data limite de inscrição: 01/04/2023
    Duração: 23 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔

    O curso de Pós-graduação em Administração de Empresas é composto de conteúdo acadêmico de excelência e atividades práticas, que visam a capacitar o aluno a usar as mais modernas ferramentas gerenciais para enfrentar os desafios contemporâneos que as organizações e carreiras enfrentam, como os novos arranjos econômicos e da força de trabalho, as novas tecnologias e a globalização.
     
    Ao final do curso, o aluno estará preparado para enfrentar os grandes desafios do mercado de trabalho atual: ter capacidade analítica, pensar criticamente, liderar equipes, fazer a autogestão de carreira, analisar os negócios holisticamente e tomar decisões mais acertadas e efetivas.
    O objetivo da Pós-graduação em Administração de Empresas é conferir ao participante uma formação robusta em gestão, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades e competências amplamente reconhecidas e valorizadas pelo mercado de trabalho.

     

    TURMA NOTURNA: Aulas quinzenais às segundas e terças-feiras

    Aula de abertura: Fevereiro de 2023

    Data prevista de início (aula regular): 06/03/2023

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

    Coordenador Acadêmico: Hélio Arthur Reis Irigaray
    Público-alvo
    O programa é destinado a profissionais de qualquer área de atuação, que desejam empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, destina-se aos:
    • recém-graduados à procura de formação complementar indispensável para empregabilidade no mercado de trabalho atual;
    • profissionais da área de administração ou empreendedores/as sem experiência gerencial e que precisam aliar teoria e prática;
    • profissionais de outras áreas de formação que aspiram a uma formação robusta em gestão;
    • profissionais que estão retornando ao mercado de trabalho e desejam se atualizar.
     
    A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao/à participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para a troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking bem como para o sucesso da sua vida e carreira profissional.


    Pré-requisitos do curso:
    • Possuir graduação em qualquer área de conhecimento.
    Programa

    Pós-Graduação em Administração de Empresas

    Contabilidade geral

    A importância da contabilidade para um gestor e empreendedor. Estrutura conceitual da contabilidade e demonstrações contábeis de propósito geral. Contabilização de transações típicas. Análise das demonstrações contábeis. Contabilidade de custos. Relação custo-volume-lucro.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Estrutura e processos organizacionais

    Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para profissionais atuantes em gestão. Matemática financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Introdução aos conceitos de 8 Domínios de Desempenho e 12 Princípios de Gerenciamento de Projetos; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, adaptativos e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e adaptativos; Gerenciamento de projetos preditivos (Escopo, Cronograma, Riscos, Partes Interessadas, Comunicações, Recursos e Aquisições); Gerenciamento de projetos adaptativos (SCRUM).

    Liderança e gestão de equipes

    Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de RH. Liderança e ESG (Environment, Social & Governance). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

    Transformação digital

    Nova economia, sociedade da informação e mindset digital. Pilares da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia. Gestão de pessoas para transformação digital. Transformação digital de processos operacionais. Gestão de tecnologia para transformação digital. Transformação digital da experiência do cliente. Transformação digital do modelo de negócios. Transformação digital nas organizações: aspectos essenciais e tendências.

    Jogo de Negócios

    Simulação de um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva. Análise estrutural da indústria e dos seus cenários econômicos globais, como: estratégias corporativas; gestão estratégica de marketing; gestão de recursos financeiros; gestão de produção; gestão de recursos humanos; análise de riscos e tomadas de decisão tático-operacionais; negociação empresarial e feedback de desempenho da empresa.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-graduação presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, agendar a reunião de apresentação do curso e finalização da matrícula.

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE, CPF OU CNH
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)