MBA em Logística e Supply Chain Management

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Alphaville / Barueri, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    Aulas às quartas e quintas-feiras, das 19h00 às 23h20
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 02/09/2020
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Quinzenal
    Aulas aos sábados das 08h00 às 17h40
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 12/09/2020
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
    Sobre o curso

    Neste curso você irá desenvolver competências estratégicas, operacionais e decisórias para gestão de atividades relacionadas à logística e gestão da cadeia de suprimentos, sempre com foco na eficiência e melhor uso da tecnologia disponível. O MBA em Logística e Supply Chain Management também apresenta técnicas que lhe permitem, em ambiente de comprometimento social e ambiental, estimular a(o):

    • Racionalização dos processos logísticos
    • Uso da tecnologia da informação
    • Valorização do capital humano
    • Negociação cooperativa
    • Aumento da produtividade
    • Identificação e redução de custos logísticos.
    Coordenador Acadêmico: Jamil Moysés Filho
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Logística e Supply Chain Management

    Gestão da Produção e das Operações Logísticas

    Gestão da Produção e de Operações sob a ótica da Cadeia de Suprimento(Supply Chain). Indicadores-chave de Desempenho (KPI's) aplicáveis ao Planejamento e Controle da Produção (PCP). Planejamento de Vendas e Operações (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP), capacidade (CRP) e de materiais e capacidade (MRP-II).

    Análise de Investimentos e Riscos

    Gestão financeira das empresas no ambiente da gestão da cadeia de suprimento. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos.

    Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimento

    Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos e taxas (federais, estaduais e municipais) nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.

    Custos Logísticos

    Fundamentos da contabilidade de custos. Custos nos processos logísticos. Custos fixos e variáveis. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Custo total e a prática das trocas compensatórias (trade-off). Custeio por atividade (Activity Based Costing). Aplicação de controles e avaliação de resultados.

    Gestão da Demanda e dos Estoques

    Natureza das demandas. Técnicas estatísticas para a previsão das demandas. Análise dos tipos de estoques para as diferentes organizações. O modelo de Pareto (ABC). Procedimentos aplicáveis à gestão de estoques. Método das quantidades fixas e das revisões periódicas. Filosofia JIT. Procedimentos adotados na gestão dos estoques (CPFR, QR/VMI e outros).

    Gestão de Serviços

    Gestão da cadeia de serviços nas operações logísticas das organizações em geral. Contratação de gestores e operadores logísticos, e prestadores de serviço. Uso de cooperativas de trabalho na cadeia de serviços. Equilíbrio custo /benefício. Indicadores de desempenho nos serviços.

    Logística Internacional

    Global sourcing e logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Blocos comerciais e seus impactos na logística internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Incoterms. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional.

    Logística Reversa

    Conceito, características e principais aplicações da Logística Reversa. Aspectos que envolvem a Logística Reversa: econômico, legal e ambiental. Estruturação da Logística Reversa sob a ótica da supply chain management. Indicadores de Desempenho em Logística Reversa.

    Logística do Varejo

    Conceitos de varejo e atacado. Marketing do varejo. Canais de Distribuição. Localização de pontos de vendas e de distribuição. Operadores logísticos na distribuição. Utilização dos serviços de empresas courier. A logística reversa no varejo. Planejamento e organização de Centros de Distribuição - CD. Emprego dos recursos de TI - Tecnologia da Informação nos CD. A colaboração entre fornecedores e varejistas por meio de instrumentos como ECR (Efficient Consumer Response), CPFR (Collaborative Planning, Forecasting & Replenishment) e outros.

    Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

    Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Procurement tradicional e na versão eletrônica. Global Sourcing. Marketing reverso como ferramenta de procurement. Comakership. Formalização dos contratos de compra. Indicadores de desempenho. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços.

    Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos

    Softwares ERP, tipo banco de dados transacionais, na gestão da cadeia de suprimento. Interface entre sistemas de e-business, ERP e CRM. Soluções colaborativas tipo extendend enterprise,. de arquitetura flexível, interoperável e com aplicações pré-integradas. Infraestrutura, disponibilidade e segurança para a implantação de negócios eletrônicos.

    Transporte e Distribuição

    Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga,. distância e prazo. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e controle de frotas. Emprego de sistemas WMS. Papel dos Centros de Distribuição. Recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedição em CDs. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.

    Fundamentos de Logística e Supply Chain Management

    Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento (supply chain management). Gestão da cadeia de suprimento e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimento. Principais funções logísticas. Redes logísticas como integradoras da cadeia de suprimento.

    Gestão de Armazenagem, Movimentação e Embalagens

    Instalações de armazenagem e distribuição. Lay-out e posicionamento de unidades de estocagem. Operações de recebimento e expedição de materiais. Emprego de WMS nas operações de entrada e saída de materiais. Cross-docking. Papel das embalagens na redução de custos de armazenagem. Padronização de embalagens. Equipamentos de movimentação de carga.

    Gestão de Projetos Logísticos

    Metodologia geral para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos logísticos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Definição de objetivos, escopo e estratégia para execução de projetos. Técnicas de planejamento, controle e avaliação de projetos logísticos. Alocação de equipe de projeto. Tratamento econômico-financeiro de projetos logísticos.

    Jogo de Negócios em Logística e Supply Chain Management

    Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial com foco em logística e supply chain management. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão de operações logísticas. Entender o mecanismo de uma operação logística dentro da cadeia de suprimento, tomar decisões no papel de diretor(a), trabalhar em equipe, definir metas, analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.

    Negociação aplicada à Supply Chain Management

    Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Principais tipos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. O uso da informação, do tempo e do poder para maximização de resultados. Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas na gestão da cadeia de suprimento (supply chain management).

    Operações Portuárias

    Painel sobre os principais portos do Brasil e do mundo. Organização portuária no Brasil. Portos públicos e portos privados. Portos e terminais portuários. Localização geográfica e econômica de um porto. Características físicas (Lay-Out), funcionais e operacionais de um porto. Operações portuárias: enquadramento legal, organização dos fatores produtivos, concessões do serviço público.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + palestra

    processo seletivo com análise curricular e palestra

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.