As perspectivas para o setor de óleo e gás no Brasil

As perspectivas para o setor de óleo e gás no Brasil
Local: FGV BOTAFOGO
Endereço: Praia de Botafogo 190, RJ. Auditório 537, 5º andar.
Data: 05 Fevereiro 2019

O mercado de energia passa por desafios relevantes e de diferentes ordens: sofre ataques por dois lados. Ele é atacado pelo lado da oferta, representado pela indústria de não convencionais (que tem uma velocidade de descoberta e produção muito mais rápida do que a indústria tradicional), mudanças geopolíticas importantes, maior difusão e estímulo, assim como demanda da sociedade por energias renováveis. E pelo lado da demanda, onde tem-se mudança de padrões de comportamento em relação a uma economia de baixo carbono, avanços tecnológicos, e difusão de veículos elétricos. Enfim, uma série de questões que levam à rediscussão e modernização do setor petróleo e trazem à tona uma discussão sobre o novo paradigma dessa indústria.

É com esse pano de fundo, aliado à instabilidade político-econômica-regulatória do país, que a FGV oferece ao mercado seu novo MBA em Gestão no setor de óleo e gás, com o objetivo de gerar, transmitir e aplicar conhecimento para o desenvolvimento do país no setor petrolífero, tanto nas áreas de petróleo, gás natural, perpassando por biocombustíveis, fontes renováveis e eficiência energética.

A ideia desta palestra é apresentar o curso e dirimir dúvidas sobre o MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás, que apresentará ao aluno não só conteúdo técnico sobre o setor de óleo e gás, mas uma visão geopolítica do tema e sua relação com os setores nacional e mundial. Ademais, o aluno adquire competências de gestão específicas para o setor, tornando-o apto a atuar na área de Óleo e Gás nos níveis nacional ou internacional.

Essa palestra é oferecida pelo curso MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás clique e saiba mais.

*Programe-se para chegar no horário, pois as vagas serão preenchidas pelos inscritos por ordem de chegada.

*É proibido o acesso às instalações da FGV com trajes de banho, bermudas e similares.

*Espaço sujeito a lotação.

05 fev 2019

• Fernanda Delgado
    Doutora em Planejamento Energético (engenharia), dois livros publicados sobre Petropolítica e professora afiliada à Escola de Guerra Naval, no Mestrado de Oficiais da Marinha do Brasil. Experiência profissional em empresas relevantes, no Brasil e no exterior, como Petrobras, Deloitte, Vale SA, Vale Óleo e Gás, Universidade Gama Filho e Agência Marítima Dickinson. Experiente na concepção e construção de planos de negócios para empresas de óleo e gás, estudos de viabilidade financeira de projetos e avaliação de empresas. Longa experiência em planejamento estratégico, fusões e aquisições, análise de negócios, avaliação econômico-financeira e inteligência competitiva. Na FGV Energia é responsável pelas linhas de pesquisa do setor de petróleo, gás e biocombustíveis, destacando-se: Descomissionamento, Downstream, Reservatórios de baixa permeabilidade, Reservas de gás natural, Veículos elétricos, Planejamento energético e Geopolítica dos recursos energéticos.
  • Magda Chambriard
    Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ, se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações, e em produção de petróleo e gás, na Universidade Petrobras. Fez cursos de Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, entre outros. Iniciou sua carreira na Petrobras, em 1980, atuando na área de produção. Foi cedida à ANP, para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, e assumiu também as superintendências de exploração e de definição de blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras. Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, além dos estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas à Exploração e Produção.

FGV BOTAFOGO
Praia de Botafogo 190, RJ. Auditório 537, 5º andar.