MBA TALKS | Forças Fundamentais da Economia e o Fim do Bônus Populacional

Evento Presencial
MBA TALKS | Forças Fundamentais da Economia e o Fim do Bônus Populacional
Local: FGV Sede - Botafogo
Endereço: Praia de Botafogo, 190, Auditório 409, 4º andar - Rio de Janeiro/RJ.
Data: 08 Abril 2024

Na física, a interação entre toda matéria é resultado do equilíbrio entre as quatro grandes forças da  natureza: gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca. Em nosso ecossistema, até as pequenas mudanças nessas forças podem inviabilizar a vida na terra.

Assim como na natureza, pequenas mudanças na economia, como o fim do bônus populacional, podem ser a causa de catástrofes. Fica a pergunta: até quando o modelo econômico atual suportará taxas de crescimento da população de jovens e idosos superior à dos “economicamente ativos” (15 a 65 anos)?

Este MBA Talks apresentará os efeitos do encurtamento do bônus populacional nos orçamentos e sistemas previdenciários público e privado, propondo novos modelos e políticas que sejam mais aderentes à essa nova realidade econômica.

Participe do evento com os coordenadores Diego Ozório e André Limeira e o convidado Luiz Cezar Fernandes, que acontecerá presencialmente na FGV unidade de Botafogo.

Welcome Coffee a partir das 18h30.

Para conhecer melhor os cursos na área de finanças da FGV, clique aqui.

*Evento gratuito.

*A FGV Educação Executiva não emite certificados para participação em palestras.

*É proibido o acesso às instalações da FGV com trajes de banho, bermudas e similares.

*Espaço sujeito a lotação.

08 abr 2024
19h00 até 22h00

Diego Ozório
    Coordenador acadêmico e professor da Fundação Getulio Vargas. Doutorando em Gestão Aplicada pelo ISCTE-IUL, Lisboa. Mestre em Administração pelo IBMEC. MBA Executivo pelo IBMEC. Coordenador Acadêmico da Pós Graduação em Gestão Financeira e do Programa de Formação Executiva da Fundação Getúlio Vargas. Autor dos livros “Gestão de Capital de Giro” (coleção FGV) e “Análise Fundamentalista” (coleção Ágora Sênior). Autor dos cursos da FGV on-line de “Gestão de Capital de Giro” e “Finanças Corporativas: Investimentos e Financiamentos Sustentáveis”. Consultor com experiência de 23 anos em Finanças Corporativas e de Mercado.
    André Limeira
    Coordenador acadêmico e professor da Fundação Getulio Vargas. Doutor em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense; Ph.D em Administração pela Florida Christian University; Mestre em Contabilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
    Luiz Cezar Fernandes
    Sócio-fundador do Banco Garantia e do Banco Pactual. Iniciou sua carreira aos 12 anos como mensageiro na Nossa Caixa e depois no Banco Brasileiro de Descontos (Banco Bradesco). Fernandes fundou os dois maiores bancos de investimentos do Brasil, e também contribuiu na criação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANBIMA), da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).

FGV Sede - Botafogo
Praia de Botafogo, 190, Auditório 409, 4º andar - Rio de Janeiro/RJ.