MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Botafogo

  • Oferta: 68123
    unidade-1582
    Frequência: Quinzenal
    Sábado (Quinzenal) das 08h30 às 18h10 - 2º Sem
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 20/12/2018
    Duração: 22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

Unidade: FGV Centro

  • Oferta: 68124
    unidade-1583
    Frequência: Semanal
    4a e 5a das 18h30 às 22h00 - 2º Sem
    Início:25/10/2018
    Data limite de inscrição: 20/12/2018
    Duração: 16 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Oferta: 70447
    unidade-1583
    Frequência: Semanal
    2a e 3a das 18h30 às 22h00
    Início:01/04/2019
    Data limite de inscrição: 31/07/2019
    Duração: 15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

Unidade: FGV Barra da Tijuca

  • Oferta: 70422
    unidade-1584
    Frequência: Quinzenal
    Sábado (Quinzenal) das 08h30 às 18h10
    Início:22/03/2019
    Data limite de inscrição: 31/07/2019
    Duração: 22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades muito específicas. Com o MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance, você irá atualizar e aprofundar conceitos da área, através da utilização de ferramentas que aumentem o índice de sucesso na tomada de decisão, considerando o aspecto de sustentabilidade do negócio e possibilitando a transformação do plano estratégico em medidas operacionais que gerem valor para a empresa.

    Você irá adquirir:
    • Domínio de ferramentas que possibilitam desenvolver um plano estratégico que gere valor para a empresa
    • Capacidade de planejamento, execução e controle das finanças de uma organização
    • Conhecimento sobre as mais novas técnicas de Auditoria.
    Coordenador Acadêmico: Marcus Vinicius Quintella Cury
    Público-alvo
    O MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance é recomendado para profissionais de nível sênior que busquem desenvolver habilidades nas seguintes áreas:
    • Financeira/Contábil, ampliando sua visão sistêmica 
    • Profissionais de tecnologia da informação, que trabalham com módulos financeiros/contábeis.
    • Investidores, financiadores, analistas de mercado, diretores de relações com investidores, membros de conselhos fiscais e comitês de auditoria.
    Pré-requisitos:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos**.
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance

    Auditoria das Demonstrações Contábeis

    Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.

    Controladoria

    Indicadores e sistemas de controle gerencial. Estrutura de uma controladoria. Controle gerencial e o comportamento. Estruturas empresariais e o controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

    Contabilidade de Ativos Relevantes

    Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: Instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos Biológicos e intangíveis (exceto goodwill).

    Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais

    Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Gestão de Custos

    Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável. Formação de preços baseada em custos.

    Gestão Estratégica

    Conceituação de estratégia.Aspectos da evolução do pensamento estratégico.Administração estratégica e alinhamento estratégico.Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes.Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças.Analise competitiva.Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências.Pontos fortes e fracos.A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias.Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação.Balanced Scorecard (BSC).

    Gestão das Relações Obrigacionais

    Obrigações: conceito, classificação e extinção. Elementos e princípios dos contratos. Extinção dos contratos. Responsabilidades e riscos. Contratos em espécie. Relações Consumeristas. Contratos Administrativos.

    Gestão de Tributos

    Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Liquido, PIS e Confins.

    Auditoria Interna

    Auditoria Interna, missão, conceitos, estruturas e principais diretrizes de governança para uma eficaz atuação e cumprimento dos seus objetivos. Demonstrar a importância e necessidade atual de uma eficaz gestão e controle da área de auditoria interna para mitigar os riscos de auditoria e dos riscos da organização.

    Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Compliance

    Convenções Internacionais de combate à corrupção. Lei Anticorrupção nº 12.846/13 do Brasil. Decreto 8.420/15. Portarias 909 e 910. Instruções Normativas 1 e 2. Acordos de Leniências. Aspectos controversos e desafios. Estudos de casos.

    Finanças Aplicadas às IFRS

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Governança Corporativa

    Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social e Reparação Social; A Sustentabilidade Corporativa e a Ética nas Relações com Stakeholders; Dilemas Éticos no processo decisório; Governança Corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de Governança e a Geração de Valor.

    Gestão e Controle de Riscos Corporativos

    Gestão e Controle dos Riscos, seus conceitos, estruturas e principais medidas e ações para o seu gerenciamento e controle, e o requerimento de capitais. Demonstrar a necessidade atual de uma eficaz gestão e controle dos riscos.

    Gestão de Projetos de Auditoria

    Técnicas e ferramentas para gerenciamento aplicadas à auditoria. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders.

    Orçamento e Controle

    Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

    Tecnologia da Informação Aplicada a Controles e Auditoria

    Sistemas de Informação Corporativo; Sistemas de gestão de processo e controle interno; Governança de TI; TICs, Compliance & Auditoria; Business Intelligence.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (15%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%).
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 20/12/2018

    • R$ 33.125,00 à vista ou até 30x de R$ 1.270,82.
    Processo seletivo
    • Análise curricular
    • Entrevista

Contato