MBA Executivo em Administração: Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Botafogo

  • Oferta: 70601
    unidade-1582
    Frequência: Semanal
    4a e 5a das 18h30 às 22h00
    Início:08/05/2019
    Data limite de inscrição: 31/07/2019
    Duração: 15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    As pequenas e médias empresas representam, atualmente, a maior parte das empresas formalmente constituídas no Brasil. Por trás desse motor da economia estão os empreendedores, até então pouco prestigiados pela educação em Negócios. O curso MBA Executivo em Administração: Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios proporciona a você técnicas, metodologias e ferramentas para assumir um espírito empreendedor, fundamental para as corporações modernas e para a sociedade como um todo.

    Você irá adquirir:

    • Conteúdo e ferramental para prospectar, identificar e desenvolver novos negócios em pequenas, médias e grandes empresas
    • Desenvolvimento da capacidade empreendedora e empresarial, com percepção de oportunidade de negócios
    • Capacitação para atuar na administração, análise, avaliação e tomada de decisão referentes à gestão de novos negócios
    • Fundamentação teórica e prática para analisar oportunidades de mercado e negócios de pequeno, médio e grande portes, envolvendo diversos setores da economia
    • Condições para o desenvolvimento de um Plano de Negócios, base para implementação de empresas dinâmicas, voltadas para seus clientes e em busca de resultados para seus acionistas ou cotistas 
    • Um quadro referencial que permite aplicação imediata dos conceitos na análise de novos negócios.
    Coordenador Acadêmico: Marcus Vinicius Quintella Cury
    Público-alvo

    O MBA Executivo em Administração: Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios é recomendado para empreendedores corporativos ou empresariais envolvidos nas áreas de Administração e Gestão de negócios.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo em Administração: Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

    Análise do Ambiente Macroeconômico

    Fundamentos de economia. Conceitos macro e microeconômicos. Mensuração da atividade econômica. A moeda e o sistema financeiro. Inflação e índices de preços. Balanço de pagamentos. Demanda e oferta. Análise de cenários. A economia e o empreendedorismo moderno.

    Análise e Gerenciamento de Riscos

    Explorando a natureza de riscos e crises no desenvolvimento de novos negócios. Avaliação e gerenciamento de riscos para o empreendedor. Contextualização da área de riscos no cenário nacional e internacional - legislação e seus impactos. Análise de riscos e suas ferramentas. Modelos de efeitos fiscos e análise da vulnerabilidade. Confiabilidade de sistemas. Critérios de 'tolerabilidade' de riscos. Programas de gerenciamento de risco. Programas de emergência e a prontidão de resposta. Percepção e comunicação de riscos. Confiabilidade humana. Perspectivas futuras.

    Cultura empresarial e arquitetura organizacional

    A personalidade e o papel do empreendedor nas organizações. Cultura empresarial. Resumo das escolas de pensamento organizacional. Tipologias de estruturas organizacionais. Comunicação no contexto empreendedor. Liderança. Papel das equipes no empreendedorismo interno: formação e suas competências. Ética nas organizações empreendedoras. Educação dos empreendedores nas organizações.

    Capital de Risco e Captação de Recursos de Terceiros

    Definição de capital de risco. O mercado de capital de risco. Atuais mecanismos de investimentos de capital de risco privado. Participação direta no capital. Definição de capital de terceiros. Sistemas de amortização Price e SAC. Benefícios fiscais e riscos do endividamento. Operações com o sistema BNDES. Empréstimos com bancos comerciais. Debêntures. Securitização de recebíveis. Descontos e duplicatas.

    Design Thinking

    Introdução ao desing thinking. A importância da cultura da colaboração para alcançar inovação e o design thinking como ferramenta desse processo. Os valores do design thinking (colaboração, experimentação e empatia). O design de serviços como vantagem competitiva. O processo do design thinking. Aplicações do design thinking (serviços, produtos e processos). Ferramentas do design thinking (desenvolvimento de personas, mapa de empatia, mapa da jornada do usuário e brainstorm). Pesquisa, enquadramento do problema, análise e prototipação focado no desenvolvimento de soluções empresariais.

    Estudos de Mercado e Métodos de Previsão

    Objetivos do estudo de mercado. Classificação dos bens e serviços. Fundamentos de microeconomia. Curvas de demanda. O comportamento maximizador do consumidor. Entendendo a demanda. Tipos de demandas. Elasticidades da demanda. Distribuição de renda. Ciclo de vida do produto. Identificação do produto. Análise da relação entre empresa e consumidor. Análise da concorrência. Estrutura de mercado. Market Share. Métodos quantitativos e qualitativos de previsão de mercado.

    Estudo de Viabilidade Financeira de Novos Negócios

    Introdução à análise de projetos de investimentos. Fluxo de caixa incremental. Montagem de fluxo de caixa. Taxa mínima de atratividade. Indicadores econômicos para a tomada de decisão: Valor Presente Líquido - VPL, Taxa Interna de Retorno - TIR e Payback Descontado. Análise de sensibilidade.

    Fundamentos de Finanças Empresariais

    Noções de matemática financeira: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro e séries uniformes. Visão geral das finanças. Risco e retorno. Introdução à teoria da estrutura do capital: capital próprio e de terceiros. Conceito do custo de oportunidade e da taxa mínima de atratividade. Custo do capital próprio pelo CAPM. Custo total do capital da empresa.

    Gestão Empreendedora

    Definição, princípios e objetivos de empreendedorismo. História do empreendedorismo. O empreendedorismo no mundo e no Brasil. O empreendedorismo e a sociedade. O modo empreendedor da gestão. Orientação empreendedora. Os atributos do empreendedor. O empreendedorismo interno nas empresas. Estratégias empreendedoras.

    Gestão da Inovação nas Organizações

    Conhecimento e mudança. Inovação, produtividade e vantagem competitiva. Gestão de mudanças e da inovação nas organizações. Gestão do conhecimento e da inovação. Sociedade do conhecimento e perfil das organizações. Definições de inovação: tipos e graus. O capital intelectual, os capitais do conhecimento e a inovação. Estudos e modelos de gestão da inovação. Fatores críticos para os processos de inovação. Estratégias organizacionais com foco em inovação. Medidas organizacionais de inovação.

    Gerência de Projetos de Inovação

    Definição de projetos. Projetos de inovação. Contexto e evolução do gerenciamento de projetos. Seleção e aprovação de projetos de inovação. Ciclo de vida dos projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento, e encerramento. Fatores críticos de sucesso para projetos de inovação. Stakeholders no ambiente de inovação. Gestão de conhecimento.

    Inteligência Competitiva

    Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Análise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência Competitiva em fusões e aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Sistemas informatizados para Inteligência Competitiva. Custos associados. Ética. Tendências atuais.

    Pensamento Estratégico e Estudo de Oportunidades

    A evolução do pensamento estratégico. O planejamento deliberado x emergente. O processo de reconhecimento e exploração de oportunidades. Transformando oportunidades em negócio. Análise prospectiva. Estudo de cenários e tendências. Visão negocial ampliada x restrita. Objetivos e plano de ação.

    Planejamento Financeiro e Necessidade de Capital de Giro

    Importância do planejamento financeiro para o sucesso dos negócios. Conceitos de planejamento e orçamento. Mecanismos orçamentários. Consolidação do orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado. Métodos de controle. Administração do caixa nas empresas. Definição de capital de giro. Capital de giro, liquidez e indicadores operacionais. Análise da necessidade de capital de giro.

    Projeto integrado de negócios empresariais

    Desenvolvimento de um plano de negócios (business plan) para possibilitar a aplicação de técnicas, conceitos e métodos apresentados no curso. Conceito de plano de negócios. Estrutura do plano de negócios. A empresa e suas atividades. O projeto e seus objetivos e metas. Estudo de mercado. Plano de marketing. Usos e fontes dos recursos: estrutura de capital. Plano econômico-financeiro. Fluxo de caixa. A análise econômico-financeira. A estrutura organizacional e os elementos de "benchmark" e motivadores. Avaliação dos riscos. Conclusões e recomendações.

    Planejamento de Marketing

    O conceito de marketing. O ambiente de marketing. Elementos do composto de marketing. Comportamento do consumidor. Inteligência de Marketing. Segmentação de mercado. Posicionamento. A interface do marketing com outras áreas funcionais da organização. O marketing no empreendedorismo. Estratégia, planejamento e gestão estratégica. Planejamento, implantação e controle de marketing.

    Processos de Negociação e Administração de Conflitos

    Etapas do processo de negociação para o empreendedor. Como planejar uma negociação. Estilo de negociação. Características do bom negociador. As dificuldades encontradas na negociação. Como administrar conflitos. Foco no objeto x foco nas relações.

    Planejamento Tributário

    Principais tributos, alíquotas e bases de cálculo. Imposto de Renda. Lucros real, presumido e arbitrado. Obrigação tributária. Fato gerador, base de cálculos e alíquotas. Apuração dos impostos e pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda. Dedutibilidade de despesas, perdas no recebimento de crédito.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (15%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%).
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 31/01/2019

    • R$ 31.520,00 à vista ou até 26x de R$ 1.369,06.

    Até 21/03/2019

    • R$ 32.466,00 à vista ou até 26x de R$ 1.410,15.

    Até 08/05/2019

    • R$ 33.612,00 à vista ou até 26x de R$ 1.459,92.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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