MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    Seg e Ter das 18h30 às 22h - (Aula Inaugural: 13/09/2021)
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 14/10/2021
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, presenciais ou por webconferência
    No contexto nacional do Setor de Óleo e Gás com o aumento da Produção e processamento de Óleo e Gás, mais especificamente no Pré-sal, e o aquecimento do mercado no setor, a demanda por profissionais capacitados e com habilidades de gestão torna-se uma realidade.  O curso pode alcançar todo o país e os mais variados profissionais que queiram aprimorar suas formações no tema.

    Você irá adquirir:
    • Visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.
    • Conhecimento dos aspectos técnicos da formação de gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.
    • Conhecimento sobre a relação entre o ferramental teórico e a prática de Gestão no Setor de Óleo e Gás.
    • Autoconhecimento de competências para elaboração de um projeto de carreira na área de Óleo e Gás.

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato híbrido, onde os alunos poderão escolher se participarão da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom).

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Consulte nosso atendimento para detalhes do calendário presencial do seu curso. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

     

    Clique aqui e conheça os nossos professores!

    Coordenador Acadêmico: Fernanda Delgado de Jesus
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais de nível superior, que atuem ou pretendem atuar no Setor de Óleo e Gás, e que buscam, de forma objetiva e em curto prazo, obter desenvolvimento e qualificação profissional.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Avaliação Econômico-Financeira e Gestão de Portfólio de Óleo e Gás

    Cadeia do petróleo. Conceito de risco geológico e de projetos (fundamentos para caracterização do risco, procedimentos, técnicas e ferramentas utilizadas na análise e no gerenciamento do risco). Análise de risco geológico qualitativa e quantitativa. Avaliação econômico-financeira de projetos de E&P. Critérios e indicadores. Gestão de Portfólio.

    Aspectos Econômicos da Indústria de Óleo e Gás

    Energia e desenvolvimento. Cadeias energéticas. Conceitos de demanda por energia. Economia dos recursos naturais. Recursos energéticos e estruturas de mercado: concorrência pura e perfeita, monopólio, oligopólio e cartel. Rendas petrolíferas (rendas diferenciais e rendas de escassez).

    Análise de Viabilidade de Projetos

    Fundamentos de Matemática Financeira. Fundamentos para elaboração do fluxo de caixa de projetos. Análise de risco. Investimentos no setor energético. EVTE-AS: estudo de viabilidade técnico-econômica. Projetos de energia.

    Biocombustíveis

    Tecnologias de produção dos biocombustíveis (etanol, biodiesel, CDR). Características e especificações, regulação e mercado. Eficiência energética. Tecnologia de motores. Eficiência energética no setor de transportes. Outros biocombustíveis. Programa RenovaBio. Análise do ciclo de vida. Medidas para redução de emissões de gases de efeito estufa e redução dos impactos causados pelas alterações climáticas. Contabilização de emissões de CO2, com o uso dos conceitos de análise de ciclo de vida dos biocombustíveis.

    Comercialização e Logística na Distribuição de Derivados

    Distribuição – histórico e agentes do segmento, produtos da distribuição. Logística de distribuição de derivados. Precificação. Biocombustíveis. Requisitos para a competitividade no setor. Tendências na distribuição de derivados no Brasil, tendências no segmento. 

    Desenvolvimento da Produção

    Desenvolvimento da produção. Reservas de petróleo. Sondas e sistemas de perfuração. Fluidos de perfuração e operações de perfuração. Comportamento de reservatórios. Elevação natural e artificial. Escoamento da produção de petróleo e gás. Unidades de processamento primário do petróleo. Tipos de unidades de produção offshore e equipamentos subsea.

    Economia Aplicada ao Setor de Óleo e Gás

    Introdução à Microeconomia: princípios da teoria do consumidor. Princípios de teoria da firma. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio puro e natural. Externalidades: direitos de propriedade, bens privados e bens públicos. Introdução à teoria da regulação. Introdução à teoria de contratos. Regulação. Instrumentos típicos da regulação. Introdução à regulação por incentivos.

    Fundamentos de Refino

    Correntes de petróleo. Fundamentos e classificação dos processos de refino. Produção de combustíveis e petroquímicos: processos envolvidos. Produção de lubrificantes e outros produtos não combustíveis: processos envolvidos. Processos de tratamento de derivados (tratamento DEA, Merox, cáustico regenerativo e hidrotratamento). Esquemas de refino. Refino no Brasil. Propriedades dos derivados.

    Gestão Ambiental na Indústria de Petróleo e Gás Natural

    Definição legal de meio ambiente. Licenciamento ambiental. Audiência pública. Estudos ambientais: EIA/RIMA, auditoria ambiental e suas responsabilidades civis. Sistemas de gestão ambiental (SGA). Normas ISO Série 14000 e 9001. Impactos ambientais.

    Geologia e Exploração

    Fundamentos de geologia e geofísica, sistemas petrolíferos. A escala de tempo geológico. O sistema petrolífero: tipos de rochas que atuam como reservatórios. Migração. Trapas (estruturais, estratigráficas e mistas). Fatores que condicionam a geração, a migração e o aprisionamento dos hidrocarbonetos. Potencial de hidrocarbonetos nas bacias sedimentares brasileiras. 

    Gestão da Inovação e Transição Energética

    Conceitos de inovação, reflexos estratégicos em relação ao desempenho das empresas de óleo e gás e sua aplicação no mundo corporativo. Modelos de gestão passíveis de aplicação no desenvolvimento da inovação nos ambientes das empresas petrolíferas. Projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor de óleo e gás natural. Transição energética no Brasil. Metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil e medidas de redução de emissão no setor de óleo e gás natural.

    Indústria do Gás Natural

    Fundamentação dos conceitos básicos sobre gás natural. Matriz energética e a Lei do Gás Natural. Reservas e produção de gás natural. Transporte do gás natural. Introdução ao processamento de gás natural e ao gás natural liquefeito.

    Integração da indústria de Petróleo e o Setor Elétrico

    Unidades termelétricas e a cogeração. O impacto do marco regulatório do gás na indústria de energia elétrica. Termelétricas offshore no pré-sal. Leilões. Renovação da CCC versus sistema isolado. Impacto da desativação das UTEs.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Mercado Internacional de Petróleo e sua Geopolítica

    A indústria do petróleo no mundo: histórico. O mercado de petróleo no mundo. Comercialização internacional. A indústria do petróleo no Brasil: histórico. A Petrobras. O papel do Estado no setor de petróleo e gás. O papel da Petrobras no desenvolvimento da indústria de bens e serviços do País. O poder de alavancagem do setor de petróleo e gás na economia. Principais organizações envolvidas: ANP, ONIP e IBP. O mercado do petróleo no Brasil.

    Oportunidades de Negócios no Exterior

    Política macroeconômica internacional. Paradigma eclético de Dunning e teorias de internacionalização. Internacionalização das grandes empresas do setor petrolífero: origens e retomada a partir dos anos 80. Quadro legal, riscos e oportunidades. Estratégia e modos de internacionalização. Quadro energético da América Latina e perspectivas de integração energética. A experiência europeia e as oportunidades globais do setor petrolífero no mundo.

    Regulamentação e Contratos da Indústria de Óleo e Gás

    Fundamentos jurídicos para o setor de óleo e gás. Análise do modelo de mercado do petróleo. Análise do setor de óleo e gás. Agências reguladoras. Instrumentos legais. 
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.