MBA em Gestão: Business Process

  • Sobre o curso

    Business Process é um método usado para organizar e otimizar os processos de uma empresa, promovendo a melhoria da organização como um todo. O MBA em Gestão: Business Process promove ampla discussão sobre conceitos e técnicas associados à Gestão de Processos. Você será capacitado para identificar e implementar soluções em sua empresa a partir de uma visão integrada e alinhada estrategicamente com todos os demais processos organizacionais.

    Você irá adquirir:

    • Conhecimento dos conceitos e técnicas associados à gestão de processos, de modo que consiga identificar e implementar soluções para sua empresa, a partir de uma visão integrada e alinhada estrategicamente com todos os processos organizacionais
    • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira
    • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

     

     

    Conheça os professores aqui

    Coordenador Acadêmico: Luiz Antonio Joia, Miguel Ferreira Lima
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Gestão: Business Process

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Desenvolvimento de Carreira

    Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Jogos de Negócios

    Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Análise e Desenho de Processos

    Planejamento e desenvolvimento do levantamento de dados. Técnicas de Mapeamento de Processos: técnicas de entrevistas e levantamento (entrevistas individuais, duplas e cruzadas). Técnicas Participativas de Mapeamento (JAD e Reuniões Focais). Acompanhamento de Processos (fichas, físico, por média de volume e tempo e virtual). Validação de levantamento de dados. Definição de níveis de detalhamento de processos. Contexto de Mapeamento e Análise de Processos. Elementos da Análise de Processos: Estratégia, Cultura, Contexto, Envolvidos e Partes Interessadas, Competências, Capacidade. Participantes no Desenho de Processos. Análise de Gap: Comparando AS IS e TO BE. Oportunidades de Melhoria: Redundância; Capacidade, Competência, Gargalos, Retrabalho, Potenciais Automações etc.. Dimensionamento de Recursos e Processos: Fatores influentes e técnicas. Conceitos de Agregação de Valor.

    Arquitetura Organizacional e BPMO

    Divisão e coordenação do trabalho organizacional. Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocráticas às organizações em rede. Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multidivisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas. Modelagem Estrutural. Funções versus processos versus estrutura organizacional. Gestão DE e Gestão POR Processos. BPMO: definição, objetivos e níveis de maturidade.

    Desempenho e Transformação de Processos

    Conceitos de Indicadores de Desempenho. Atributos de medição (tempo, custo, responsividade, qualidade etc.). Desenvolvendo Indicadores. Implantando Pontos de Controle. Sensor, precisão e nível de erro aceitável. Modelos de Controle, Reporte e Painéis de Controle. Tipos de Melhoria: Incremental e Ruptura. Gestão de Mudança. Questões: Paralisia de análise. Expectativas e ansiedade por resultados. Cultura Organizacional e a Mudança Organizacional. Processos de Mudanças. Métodos de Gestão de Expectativas. A mudança como processo e como resultado. O papel da liderança. Comunicação como ferramenta. Técnicas de integração e formação de equipes.

    Gestão de Custos em Processos

    Classificação de gastos (custo e despesas). Conceitos de custeio: fixo, variável, direto, indireto, unitário, médio. Custo de estoque. Custeio Contábil versus Custeio Gerencial. Modelos de custeio de operações: industrial, serviços e comércio. Custos Baseados em Atividades. Orçamento baseado em atividades. Análise de processos: custos comprados e vendidos.

    Gestão da Qualidade em Processos

    História da Qualidade: Deming, Juran e outros. Conceito de Qualidade, Produtividade, Eficiência e Eficácia. Método de controle de rotina. Qualidade Total - TQC. Processos de 5 S. Métodos de Solução de Problemas: Conceito de problema e oportunidade de melhoria. Brainstorming. Pareto. Histograma. Folhas de verificação e controle. Ishikawa - diagrama de causa e efeito. Método GUT. 5W2H. Controle Estatístico de Processos. 6 Sigma e DMAIC. Lean; Benchmarking. Processos de Certificação.

    Gestão de Riscos em Processos

    Conceitos de Gerenciamento de Riscos. A percepção do risco e a qualificação de riscos. Riscos de Processos: físicos, ambientais, financeiros etc.. Categorização e Priorização de Ações de Mitigação de Riscos. Modelos de Governança Corporativa: COBIT; SOX etc.. Processos de Auditoria de Riscos. Processos decisórios considerando riscos. Implantando controles sobre riscos corporativos.

    Práticas de Gestão de Processos

    Desenvolvimento de um Projeto Aplicado de Intervenção em um Processo a partir dos conceitos de Gestão de Processos (não exclusivamente) apresentados ao longo do curso. Criação de um plano de gestão de processos: identificação de problema, desenvolvimento de alternativas de solução e planejamento da solução para redesenho e/ou melhoria do processo, considerando-se como premissa para tal iniciativa, a estratégia empresarial, assim como ambientes internos e externos à organização em questão.

    Tecnologia da Informação para Gerenciamento de Processos

    Histórico da Tecnologia de Informação e Processos. A mudança no ambiente dos negócios. Áreas de conhecimento da tecnologia de informações. Metodologia para gestão estratégica da informação e inovação de processos. Sistemas Integrados de Gestão: MRPs; ERP, CRM, e outros componentes. Aplicação de tecnologia em processos: Banco de Dados, Gestão de Documentos, Mapeamento, Automação, Simuladores, BI: Indicadores e Painel de Controle. Conceitos de Automação de Processos: Regras de Negócio e Motores de Processos. Entendendo Acrônimos: J2EE; BPEL, XML, .NET, EDI; BPO, SOA, EAI etc.. Estudo e Análise de Casos de uso de TI em Processos.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    2a e 3a das 18:30h às 22h - Aula Inaugural: 04/11/2019
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 20/12/2019
    16 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Quinzenal
    Sábados das 08:30h às 18:10h
    Início:04/04/2020
    Data limite de inscrição: 04/04/2020
    24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula