MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Sábados das 08:30h às 18:10h - (Aula Inaugural: 24/04/2020)
    Início:25/04/2020
    Data limite de inscrição: 25/04/2020
    22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Quinzenal
    Sextas das 08:30h às 18:10h
    Início:15/05/2020
    Data limite de inscrição: 15/05/2020
    21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Sobre o curso

    O setor de Saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de Saúde, desenvolvendo as competências e habilidades gerenciais indispensáveis neste setor.

    Você irá adquirir:

    •Competências estratégicas de serviços para a gestão das atividades relacionadas à gestão de organizações de saúde
    •Habilidades para prover a melhoria da qualidade e da segurança dos serviços prestados em saúde
    •Conhecimentos aprofundados sobre gestão de serviços em Saúde.

    Coordenador Acadêmico: Tania Regina da Silva Furtado
    Público-alvo

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde

    Aspectos Jurídicos em Saúde

    A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

    Contabilidade para Executivos em Saúde

    Os princípios fundamentais da Contabilidade para Organizações e Sistemas de Saúde. Regime de Competência e Regime de Caixa. Balanço Patrimonial e as variações do Patrimônio Líquido. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras. Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos em Saúde. Contabilidade Societária versus Contabilidade Gerencial.

    Gestão de Custos em Saúde

    Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos. Tipos de Custos Existentes nas Organizações de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Centrais de Custos nos Serviços de Saúde. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades. (ABC).

    Análise de Investimento e Riscos

    Fundamentos da matemática financeira. Gestão financeira das empresas no ambiente da saúde. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos em organizações de saúde.

    Ética e Sustentabilidade Social

    O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania e Sustentabilidade Corporativa – Balanço Social.

    Finanças Corporativas em Saúde

    O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Custos Fixos, Variáveis e Ponto de Equilíbrio. Elaboração do Fluxo de Caixa. Administração da Liquidez.

    Gestão da Logística em Organizações de Saúde

    Abordagem sistêmica da logística em saúde. Previsão de demanda e gestão de estoques. Qualificação de fornecedores e aquisição de medicamentos e materiais. Armazenagem, transporte e dispensação de estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em organizações de saúde.

    Governança em Organizações de Saúde

    Conceito, princípios e estrutura de governança corporativa(GC). As sociedades e o papel dos sócios e administradores. A qualificação dos gestores e acionistas sob a ótica da CG. Governança corporativa em Organizações de Saúde.

    Gestão de Pessoas em Organizações de Saúde

    Aprendizagem corporativa em Saúde. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes em Organizações de Saúde.

    Gestão de Projetos em Organizações de Saúde

    Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em Organizações de Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.

    Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde

    Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.

    Gestão de Serviços em Saúde

    Fundamentos da gestão dos serviços em saúde; Operação dos serviços em saúde; Gestão de relacionamento com os clientes externos e entre os clientes internos; Terceirização dos serviços em saúde; Qualidade e indicadores de saúde.

    Marketing em Organizações de Saúde

    Principais variáveis de análise em Marketing. Avaliação do macroambiente. Segmentação de Mercado e Concorrência. Canais de Distribuição. Pesquisa em Marketing. Estabelecimento do Plano de Ação em Marketing. A influência das Redes virtuais de Comunicação.

    Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC) em Organizações de Saúde.

    Plano de Negócios em Saúde

    Objetivo do Plano de Negócio. Características Básicas. Vantagens do Plano de Negócios. Interlocutores do Plano de Negócios. Conceitos Básicos para Elaboração do Plano de Negócios. Etapas para a elaboração do Plano de Negócios.

    Tecnologia da Informação e Inovação em Organizações de Saúde

    O valor da inovação, gerando produtividade e competitividade. Aspectos lógicos de um sistema de informações gerenciais (SIG). Integração entre sistemas assistenciais, administrativos e comerciais. Implantação do SIG em clínicas e hospitais. O SIG como apoio à inovação empreendedora em clínicas e hospitais.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Gestão de Facilities, Hospitalidade e Serviços Hospitalares

    Infraestrutura hospitalar. Gestão da hospitalidade e dos serviços de apoio em clínicas e hospitais. Contratação de serviços. Monitoramento e controle dos serviços de infraestrutura e de apoio à assistência hospitalar.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para ex-alunos.
    Empresas parceiras (10%). 
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente.
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 06/02/2020

    • R$ 32.760,00 à vista ou até 30x de R$ 1.256,82.

    Até 26/03/2020

    • R$ 34.580,00 à vista ou até 30x de R$ 1.326,64.

    Até 25/04/2020

    • R$ 36.400,00 à vista ou até 30x de R$ 1.396,47.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

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