MBA em Marketing

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Botafogo

  • Oferta: 68433
    unidade-1582
    Frequência: Quinzenal
    Sábado (Quinzenal) das 08h30 às 18h10 - 2º Sem
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 01/11/2018
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    O marketing é ferramenta indispensável na formação de uma estratégia empresarial sólida. O MBA em Marketing proporcionará uma otimização e aperfeiçoamento na utilização do marketing visando promover melhorias no desempenho empresa junto aos seus consumidores.

    Você irá adquirir:

    • Aprofundamento nos conceitos e técnicas modernas do marketing adotadas pelas organizações em um contexto globalizado
    • Conhecer ações de posicionamento estratégico de uma marca, um produto ou um serviço, no mercado
    • Conhecimento de experiências profissionais, desenvolvendo o pensamento crítico e analítico com vistas a relacionar o ferramental teórico à prática do Marketing.
    • Capacidade analítica com relação à criação de valor de um serviço ou produto como vantagem competitiva e diferencial para as empresas;
    • Metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, analisando aquelas que melhor se adequem a realidade das organizações brasileiras;
    • Capacidade de realizar uma efetiva gestão integrada da comunicação e das vendas, considerando os contextos online e offline
    Coordenador Acadêmico: Luis Carlos Seixas de Sá
    Público-alvo
    O MBA em Marketing é recomendado para:
    • Graduados nas diversas áreas de atuação profissional que necessitem adquirir e aprofundar conhecimentos sobre o tema, para assumirem posições de comando em suas empresas
    • Empreendedores
    Pré-requisitos:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos**.
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.


    Programa

    MBA em Marketing

    Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias

    Conceito, processo, evolução e novas tendências na área de comunicação. A dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de Comunicação Empresarial, suas aplicações e limites. Cross mídia e transmídia. Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing: segmentação, posicionamento, brand equity, estratégia de campanha, de mídia e de criação. Revisão de briefing. Fatores de decisão em mídia. Avaliação e decisão de tipos de campanha e dos caminhos criativos. Legislação e ética em Comunicação.

    Marketing de Varejo na era Omnichannel

    Panorama e tendências do varejo lojista. Omnichannel (omnicanal). Classificação dos formatos de varejo e das formas de propriedade e/ou organização. Estratégia de varejo e principais oportunidades de construção de vantagem competitiva sustentável no varejo. Composto de varejo. Planejamento acompanhamento de promoções no ponto de venda. Gerenciamento de categorias. Fatores importantes para definição da localização comercial. Apresentação física da loja e visual merchandising.

    Planejamento Estratégico de Marketing

    Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico de marketing (PEM). Componentes do PEM. Visão, valores, políticas e Missão. Análise de cenários. Identificando oportunidades. As matrizes. Análise das forças competitivas. Arquitetura estratégica. Formulação de objetivos e metas. Estratégia competitiva de Porter. A cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Fazendo o PEM acontecer. Implementação do PEM. Avaliações financeiras. Feedback e controle.

    Aspectos Legais nas Relações de Consumo

    Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direitos básicos. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Decreto 7962/13 e aplicação nas relações de consumo.

    Branding, Marketing e Sustentabilidade

    Ética, moral e lei. Relação entre ética, marketing e sustentabilifdade. Branding: Brand Equity e Ativos Intangíveis, brand valuation, Marketing Social, Marketing 3.0. Engajamento dos stakeholders: gestão da cadeia de valor, papel social da empresa, risco social. Certificações, indicadores, relatórios e legislação de responsabilidade socioambiental. Geração de Valor Compartilhado.

    Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produto

    Conceitos fundamentais em produtos. O papel do gerente de produto nas Organizações; análise do ciclo de vida do produto; análise do composto do produto; análise de portfólio de produtos; fases de lançamento de um novo produto; técnicas de avaliação do posicionamento mercadológico de produtos; conceitos de Branding Design. Stage gate. Gestão de portfólio de produtos.

    Consumo e Processo Decisório da Compra

    Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. O comportamento do consumidor organizacional. Perfil do comportamento do consumidor brasileiro. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores na internet.

    Estratégia de Distribuição e Gestão de Canais

    Gestão da Cadeia de Suprimentos e adequação aos sistemas distributivos. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Cadeia de Suprimentos. O mercado servido: avaliação dos necessários serviços para atender o mercado alvo. Parâmetros que ordenam o canal de distribuição - tipos, funções, serviços, custos, rentabilidade e participantes. Estrutura do plano de distribuição.

    Formação e Administração de Preços

    O papel do preço na estratégia comercial. O ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços. A importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.

    Finanças para Gestores

    O que é finanças. O processo de criação de riqueza nas organizações. Os objetivos da gestão financeira e o seu impacto na gestão empresarial. Noções gerais de contabilidade e o uso dos indicadores de desempenho. A matemática financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de Avaliação de Projetos de Investimento.

    Gestão da Lealdade dos Clientes

    O processo evolutivo do novo paradigma relacional; as limitações do marketing transacional; a evolução do mercado (tecnologia, preferências, hábitos); a construção de valor através do relacionamento. A importância estratégica da longevidade e da retenção; fidelização e lealdade; fatores que estimulam e influenciam a fidelização e a lealdade, qualidade, satisfação, confiança e comprometimento; mensuração e aprimoramento da satisfação do cliente. CRM e Social CRM. Ferramentas de CRM; implantação de CRM; multicanalidade (omni-channel); customer experience, database marketing. Métricas de Mensuração da Lealdade (Churn Rate, LTV, NPS, CES). Cases de sucesso de empresas brasileiras.

    Gestão de Mídias Sociais

    Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da Informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Foursquare. Blogs. Mercado de Compras Coletivas. Estratégias de Redes Sociais. Planejamento de ações e campanhas. Redes Sociais corporativas. Impactos da mobilidade. Gestão do Relacionamento com o e-Consumidor / CRM Virtual. Redes Sociais para comunicação interna.

    Gestão de Serviços e Endomarketing

    Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e produtos. Gestão da qualidade em serviços. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Monitoração da satisfação do cliente. Tangibilização dos serviços. Desenvolvendo a percepção dos clientes. Marketing Interno. Condições para o Empowerment. Estratégia em Serviços. Em busca do composto ótimo.

    Gestão de Vendas

    Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. Administração e controle de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Medidas de desempenho na avaliação da Carteira de Clientes e da equipe de Vendas.

    Inteligência e Pesquisa de Mercado

    Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing (SIM). Planejamento de uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação.

    E-commerce e Internet das Coisas

    A Internet das Coisas. Multiplicação das operações One Stop Shop e o uso da Precificação dinâmica em larga escala. O paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para E-Commerce. Tendências em E-Commerce.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Trade Marketing

    A origem e evolução do Trade Marketing. Planejamento e implementação de Trade Marketing. Compreendendo o cliente: shopper e consumidor. Mensurando resultados em Trade Marketing. Tendências e perspectivas para o futuro da disciplina.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (15%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%).
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 01/11/2018

    • R$ 33.125,00 à vista ou até 30x de R$ 1.270,82.
    Processo seletivo
    • Análise curricular
    • Entrevista
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato