MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

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MUDAR DE LOCALIDADE
Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Barra da Tijuca

  • Oferta: 70405
    unidade-1584
    Frequência: Quinzenal
    Sábado (Quinzenal) das 08h30 às 18h10
    Início:15/03/2019
    Data limite de inscrição: 31/07/2019
    Duração: 21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

Unidade: FGV Botafogo

  • Oferta: 70311
    unidade-1582
    Frequência: Semanal
    4a e 5a das 18h30 às 22h00
    Início:03/04/2019
    Data limite de inscrição: 31/07/2019
    Duração: 16 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    A área de gestão de pessoas é muito importante para as empresas, já que ter colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados. Com o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, o aluno irá desenvolver competências que o ajudarão a gerenciar equipes de modo a agregar valor para a estratégia do negócio. O curso também busca esclarecer por que a gestão de talentos é fator essencial para o sucesso das organizações.

    Você irá adquirir:
    • Competências de liderança e gestão de pessoas que irão contribuir para o desenvolvimento holístico e integrado de pessoas e organizações
    • Autoconhecimento por meio de conceitos e ferramentas que promovem a identificação das competências desenvolvidas e a desenvolver
    • Entendimento sobre fatores que contribuem para a efetividade dos relacionamentos interpessoais e intergrupais
    • Conhecimento sobre posicionamentos filosóficos e éticos em organizações e no mundo
    • Ferramentas relativas a teorias psicológicas que geram comunicação mais assertiva e eficaz e relacionamentos mais saudáveis
    • Conhecimentos sobre gestão que contribuem para decisões mais acertadas e melhor desenvolvimento organizacional.
    Coordenador Acadêmico: Edmarson Bacelar Mota
    Público-alvo
    O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humanos de Gestores é recomendado para:
    • Profissionais de qualquer área de atuação que desejam desenvolver competências de gestão e comportamentais para exercer liderança eficaz e gestão mais humanizada nas empresas.
    Pré-requisitos:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos**.
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

    Aprendizagem: Conceitos, Práticas e Técnicas

    O conceito de aprendizagem e sua relação com a criatividade. Principais teorias psicológicas da aprendizagem. A Aprendizagem Social. Facilitadores e dificultadores da aprendizagem. Estilos cognitivos e aprendizagem no adulto. Técnicas e recursos para ampliação da capacidade pessoal de aprendizagem e solução de problemas. Identificação do estilo cognitivo e ciclo de aprendizagem. Aprendizagem individual e coletiva.

    Assertividade, Feedback e Solução de Conflitos

    O que é assertividade. Assertividade: mais do que um comportamento, uma filosofia de vida. Por que você não é assertivo: os vilões da assertividade. Feedback: o que é, principais características e técnicas. Conflitos: tipos e técnicas para lidar com estas situações. Competências de comunicação e assertividade. Técnicas assertivas.

    Apresentações em Público e Condução de Reuniões

    Apresentações em público: lidando com o medo, vencendo o medo de falar em público, formas de realizar uma apresentação, tipos de apresentações e recursos, gestos e postura, comunicação visual, a voz e os vícios de linguagem, recursos audiovisuais usuais e utilização. Reuniões: as diversas etapas, os diversos papéis, regras para condução, documentação de decisões e compromissos, aspectos comportamentais, técnicas para maior efetividade.

    Comunicação Interpessoal, Liderança e Poder

    Comportamento e teorias básicas: breve introdução. Motivação. O Processo de comunicação. Os tipos de processos de comunicação. Canais de comunicação e suas características. A expressão corporal. Barreiras à comunicação eficaz. Melhorando as habilidades de percepção, transmissão e recepção. Liderança e poder. Modelos evolutivos de liderança: papéis e competências essenciais à atuação do líder.

    Criatividade e Inovação

    Reconhecimento, percepção e liberação da criatividade. A criatividade como fonte de prazer e como elemento de agregação de valor. Solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos). Criatividade nas organizações e na vida cotidiana. Criatividade e sinergia em equipe. Modelos e técnicas que favorecem o processo criativo e resolução de problemas.

    Delegação, Empowerment e Equipes

    Percepção e novos paradigmas gerenciais. Mudanças comportamentais e a dinâmica da relação líder x subordinado. Delegação: como, quando e por que. Feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas e equipes. Empowerment: o que é, para que e como efetivar. Tipos de equipes. Equipes e seu desenvolvimento. Equipes de alto desempenho.

    Filosofia e Sociologia para Gestores

    O surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. A evolução histórica do saber filosófico: filosofia grega, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. O objeto de estudo da Sociologia. Principais teorias sociológicas. Características da Sociedade da Informação e do conhecimento. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. A Filosofia e a Sociologia como elementos para o desenvolvimento de gestores.

    Modelagem Organizacional e Evolução dos Modelos Gerenciais

    Histórico e evolução dos modelos organizacionais. As arquiteturas tradicionais e as inovadoras. Estratégias de modelagem e aspectos gerenciais associados. Sistemas de trabalho de alto desempenho. Características de organizações de alto desempenho. Impacto da modelagem e arquitetura organizacionais nas dimensões estratégicas, gerenciais e operacionais.

    Papéis e Atuação - Facilitador, Coaching e Mentoring

    Coaching e Mentoring - conceitos e definições. Estrutura, objetivos, e caminhos para o coaching. Dimensões e escopo de ações de mentoring. Diferenças entre coaching e mentoring. Personal coaching vs. mentoring. Os papéis de um líder em sua equipe de trabalho: contribuinte, colaborador, comunicador e desafiador. As bases para decisão: razão, emoção, intuição e instinto. As abordagens para consecução de resultados: formal, colegiada e personalística. Gerenciando equipes através de uma liderança de alto impacto.

    Programação Neurolinguística (PNL) Fase I

    O que é PNL e seus pressupostos básicos e paradigmas. A comunicação. Filtros e sistemas representacionais. Programando mudanças - estado presente e estado desejado. Ancoragem. Relacionamento - como construir um clima favorável ao desempenho, como lidar com as emoções, como dar e receber feedback.

    Programação Neurolinguística (PNL) Fase II

    Aperfeiçoando os processos e posturas no Relacionamento. Resolução de conflitos e mudança de atitudes. Estratégias de sucesso - criatividade e motivação.

    Psicodrama Organizacional - Fase I

    Teoria e Prática Psicodramática. A dinâmica das relações grupais no contexto profissional. Papéis Sociais e Papel Profissional na Organização. Espontaneidade e Criatividade nas Empresas. Matriz de Identidade e Rematrização.

    Ética e Sustentabilidade

    Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão da Mudança e Cultura Organizacional

    Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Teorias Comportamentais, Competências Emocionais e Motivação

    Comportamento e teorias básicas. Competências emocionais, caracterização e tipologia. Aspectos comportamentais e emocionais e influências nos processos de comunicação, tomada de decisão, liderança e atuação em equipe. Motivação e enfoques associados.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (15%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%).
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 31/01/2019

    • R$ 31.520,00 à vista ou até 26x de R$ 1.369,06.

    Até 15/03/2019

    • R$ 32.466,00 à vista ou até 26x de R$ 1.410,15.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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