Formação Executiva em Mercados do Vinho

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial via videoconferência
Onde você quer estudar?
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    LIVE - Seg e Ter das 18:30h às 22h (horário de Brasília)
    Início:20/07/2020
    Data limite de inscrição: 20/07/2020
    9 semanas
    Carga Horária: 64 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Via Videoconferência
    Sobre o curso
    O mercado brasileiro de vinhos, aí entendidas as áreas de produção, comercialização,  e divulgação, permanece com imenso potencial de crescimento. Contudo, o ambiente empresarial fortemente competitivo, demanda dos empreendedores e profissionais que ocupam cargos de liderança nas organizações, conhecimento para desenvolver estratégias e procedimentos que viabilizem e sustentem o negócio: oferta de bons produtos, informação eficaz, e competente trabalho de comunicação e vendas.

    Você irá:
    • entender a anatomia de uma vinícola desde o cultivo das vinhas, produção do vinho até o seu amadurecimento e estocagem, e saber sobre as castas comercialmente mais importantes utilizadas na produção dos vinhos;
    • analisar criticamente o cenário atual da vitivinicultura nos principais países exportadores para o Brasil, e as transações comerciais do mercado mundial do vinho;
    • conhecer o e-commerce, as tendências mais recentes como o omni-channel, marketplaces, flash sales, as novas tecnologias de transformação digital, e o impacto das tecnologias emergentes nos negócios do vinho.
    • compreender os aspectos gerais da importação de vinhos, custos não tributários e tributários das importações, classificação fiscal, transporte internacional e formas de pagamentos das importações.
    • conhecer os conceitos básicos da comunicação (marketing, mix de comunicação, público alvo), e analisar mídias possíveis para divulgação dos negócios do vinho.

     

    2as e 3as, das 18h30 às 22h.

    • ABC da Vinha e do Vinho: 20 a 28/07
    • Cenários e Tendências dos Mercados do Vinho: 03 a 11/08
    • Enoturismo e Comunicação na Indústria do Vinho: 17 a 25/08
    • Comércio Eletrônico e Importação nos Negócios do Vinho: 31/08 a 15/09

     

    Aulas mediadas por tecnologia através da plataforma Zoom.
    Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016 .
    Também é bastante aplicado em escolas internacionais.

    Coordenador Acadêmico: Valdiney Cesario Ferreira
    Público-alvo
    A Formação Executiva em Mercados do Vinho é indicada para profissionais já atuantes em empresas que operam qualquer tipo de negócios de vinho (Diretores, Gerentes, Representantes Comerciais, Sommeliers). Empreendedores potenciais com interesse  em implementar atividades na cadeia de negócios do vinho. Empreendedores que já atuam com negócios do vinho (Comerciantes varejistas, Restauranteurs, Distribuidores).
    Programa

    Formação Executiva em Mercados do Vinho

    ABC da Vinha e do Vinho

    • O vinho na Grécia Antiga e em Roma.
    • O ressurgimento na Idade Média e o vinho nos Novos Mundos.
    • O vinho no Mundo Contemporâneo.
    • O cultivo das vinhas e o processo de vinificação de brancos, tintos e espumantes.
    • O amadurecimento do vinho e sua estocagem.
    • As castas mais utilizadas e sua importância no estilo dos vinhos.
    • A avaliação dos diferentes tipos e estilos de vinho do ponto de vista sensorial.

    Comercio Eletrônico, e Importação nos Negócios do Vinho

    Módulo 1 A transformação digital,
    • Impacto das tecnologias emergentes nos negócios;
    • O comércio eletrônico, e as suas tendências, como o omni-channel,
    • Marketplaces.
    Módulo 2 Os conceitos do Marketing Digital,
    • e-Commerce
    • Big Data,
    • Internet da Coisas,
    • Novas ferramentas da publicidade online.
    Módulo 3 O comércio eletronico de vinhos no Brasil;
    • Oportunidades e riscos do e-commerce;
    • Diferentes modelos de negócios de vinhos na internet.
    • A organização de um negócio de vinhos na internet;
    • Procedimentos da operação de importação de vinhos;
    • Processos da operação de importação;
    • Classificação fiscal e tributação de IPI.
    Módulo 4 Transporte internacional e as formas de pagamento das importações;
    • Documentação de embarque,
    • Despachante aduaneiro
    Nacionalização dos vinhos.

    Cenários e Tendências dos Mercados do Vinho

    Módulo 1 O cenário atual do mundo vinícola
    • áreas plantadas de vinhedos, evolução e políticas estratégicas;
    • a produção de vinho nos países tradicionais e nos novos mercados;
    • a evolução do consumo nos países produtores tradicionais e nos novos mercados;
    • a evolução ao logo dos anos do comércio mundial do vinho.
    Módulo 2 Principais países exportadores para o Brasil e suas regiões produtoras
    • Velho Mundo (França, Itália, Espanha, Portugal);
    • Novo Mundo (Argentina, Chile, Uruguai).
    Módulo 3 Dados do mercado brasileiro de vinhos
    • produção, consumo, e vendas de vinhos no Brasil;
    • o consumo regional de vinhos no Brasil;
    • a origem das principais importações de vinhos ;
    • diagnóstico das importações e dos importadores de vinhos.  
    Módulo 4 Organização do vinho no Brasil
    • regiões vitivinicolas brasileiras;
    • organismos de classe e associações de produtores;
    • vinhos finos brasileiros – a nova vitivinicultura no Brasil;
    vinhos de mesa – sua importância na vitivinicultura brasileira.

    Enoturismo e Comunicação na Indústria do Vinho

    • Os principais programas de enoturismo na França, Itália, Portugal, Brasil e outros;
    • A importância econômica atual do enoturismo na industria do vinho.
    • O papel da enogastronomia nos programas, roteiros e empreendimentos de enoturismo, e modelos de comércio de vinhos direcionados à enogastronomia.
    • A influência e a importância dos guias de vinhos e dos críticos profissionais nas tendências e nos preços dos vinhos no mercado mundial; os principais sistemas de avaliações de vinhos do mercado mundial.
    • Conceitos demarketing, mix de comunicação, público
    • O Jornalismo do Vinho: evolução, importância e influência
    • Novas Midias e Tendências na Comunicação.
    • Sugestões de Comunicação para diferentes players da cadeia de negócio do vinho.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para ex-alunos.
    Empresas parceiras (10%). 
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 10/07/2020

    • R$ 4.644,35 à vista ou até 10x de R$ 485,51.

    Até 20/07/2020

    • R$ 4.980,00 à vista ou até 10x de R$ 520,59.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.