MBA em Gestão Empresarial

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João Pessoa, PB
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Mensal
    Aulas ocorrem uma vez por mês, na quinta e sexta de 18:30 às 23:00 e sábado de 08:00 às 18:00
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 29/01/2022
    22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Aulas ao vivo, presenciais ou por webconferência

    O desenvolvimento de estratégias para um negócio requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporcionará o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

    Você irá adquirir:

    • Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira
    • Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões
    • Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.
    Coordenador Acadêmico: Andre Luis Fernandes Limeira
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que:
    • desejam alcançar cargos executivos e precisam aprofundar seus conhecimentos em Administração de Empresas;
    • sentem necessidade de se reciclar;
    • precisam alcançar novo nível de formação acadêmica.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Gestão Empresarial

    Direito do Consumidor

    Código de Defesa do Consumidor. Conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Equiparados ao consumidor. Empresa consumidora. Política nacional das relações de consumo. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Dano material e moral. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Responsabilidade por vício do produto e serviço.

    Economia Empresarial

    Fundamentos da análise econômica: oferta demanda.equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda.da demanda, elasticidade-preço da oferta.Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB,.inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas.Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central.Balanço de pagamentos.Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais.Modelos de conjuntura e crescimento.Os mercados competitivos e não competitiva.regulação de mercado, grupos.econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças.Risco e retorno.CAPM (Capital Asset Pricing Model).CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital).Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro.Critérios para análise de projetos.Período payback simples e descontado.VPL (Valor presente líquido).TIR (Taxa interna de retorno) e TIR modificada).Índice de lucratividade.Administração da Liquidez.Administração do Capital de Giro.Ciclos Operacional e Financeiro Necessidade de Capital de Giro.Ponto de Equilíbrio.Avaliação de empresas e projetos - Conceitos fundamentais.

    Gestão Contábil Financeira

    Fundamentos da Contabilidade.Demonstrações Contábeis de acordo.com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração.do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração.do Valor Adicionado.Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido.Situação financeira x situação econômica.Critérios de análise.econômico-financeira.análise vertical.horizontal e indicadores de liquidez, endividamento.lucratividade e rentabilidade..

    Gestão Estratégica

    Conceituação de estratégia.Aspectos da evolução do pensamento estratégico.Administração estratégica e alinhamento estratégico.Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes.Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças.Analise competitiva.Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências.Pontos fortes e fracos.A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias.Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação.Balanced Scorecard (BSC).

    Gestão de Projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos.Evolução dos Conceitos.PMI - PMBOK.As certificações em gerenciamento de projetos.Técnicas e ferramentas para gerenciamento.Elaboração de project charter.Criação de EAP - WBS (work breakdown structure).Diagrama de Gantt.Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM).Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto.Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto.Plano de Ação.Indicadores de desempenho e o Earned Value.(valor agregado).

    Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

    TI nas Organizações - Estratégia e Conceitos.Fazendo negócios na economia digital.Tendências em Tecnologia da Informação.Planejamento e estratégia de TI.Modelo de forças competitivas.O impacto da tecnologia no Modelo de Porter.Modelo da cadeia de valor.Infraestrutura de TI.A revolução da Internet - E-business e E-commerce.B2C.B2B.Outros modelos.Mobile e-commerce.Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação,.Enterprise Resource.Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

    Gestão Integrada de Custo e Orçamento

    Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.

    Gestão da Qualidade e Processos

    Evolução do processo da qualidade.Ciclo PDCA.Ferramentas de gerenciamento.Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos.Indicadores de qualidade e produtividade.Ambiente Seis Sigma.Ciclo DMAIC e suas variações.Certificações ISO.Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros.Sistemas integrados de gestão.Métodos específicos de gestão.Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade.Fatores críticos de sucesso.

    Gestão de Vendas

    Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso.

    Inovação nas Organizações

    Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A gestão de transferência de conhecimento. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos: implementação de ideias; ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos. Comunidades de prática: ações, atividades e modos de operações. O impacto das opções estratégicas, cultura.

    Jogo de Negócios

    Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de marketing.Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. Ambiente de marketing.Segmentação de mercado.O mix de marketing frente ao mercado.Produto. Preço.Distribuição.Comunicação e promoção.Criação de valor de mercado. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing.Planejamento de marketing e ferramentas de controle.

    Matemática Financeira

    Conceitos financeiros fundamentais.Juros Simples e Juros Compostos.Tipos de Taxas de Juros.Operações de Desconto.Equivalência de taxas e capitais.Calculo do valor presente e valor futuro.Séries de Pagamentos - Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas.Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante.Método de análise de fluxos de caixa.Desconto racional composto e desconto comercial.

    Plano de Negócios

    Desenvolvimento de um projeto integrado de negócios (plano de negócios). O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. O sumário executivo. O empresário empreendedor.

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Negociação como forma de atingir objetivos táticos e estratégicos em todas as relações humanas. Estruturação, mecanismos, etapas, táticas e fatores críticos de sucesso.

    Empreendedorismo

    Perfil do empreendedor e suas motivações. Barreiras exógenas e endógenas ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedor. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Mecanismos de viabilização de negócios. Atuação do Developer; fusões e aquisições de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Considerações sobre o plano de negócio. Modelos de financiamento de um novo empreendimento. Principias fontes e agentes de recursos.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

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