Como evitar a captura da agenda pelos executivos - O combate ao "curtoprazismo"

Online
Como evitar a captura da agenda pelos executivos - O combate ao "curtoprazismo"
Local: Transmissão ao vivo por meio de link online
Data: 07 Julho 2021

Apagar incêndios não deveria ser responsabilidade do conselho, mas ele pode acabar engolido pela agenda de curto prazo dos executivos.

Como se prevenir e não cair nesta armadilha? 

No dia a dia existe uma luta invisível entre os curto e o longo prazos (com metas que se conflitam e, por vezes, se autoanulam).

Nesse contexto e, mais ainda, agora na pandemia, o Conselho é puxado para dentro das operações, ou seja, para o curto prazo, sob o pretexto de “ou resolvemos isto agora, no curto prazo, ou não teremos um longo prazo, pois morreremos...”

Cabe ao Conselho, portanto, ser autodeterminado e tentar não cair nesta armadilha do curtoprazismo, deixando-o para a gestão, sob pena de, ao sairmos da crise, não sabermos mais o que fazer, pois o plano de longo prazo foi trocado por metas (e métricas) de curto prazo.

 

Conheça nosso curso de Formação para Conselheiros, clique aqui e saiba mais.

*A FGV Educação Executiva não emite certificados para participação em palestras.

07 jul 2021
14h00

Palestrantes

  • Carlos Alberto Ercolin
    Conselheiro Fiscal da São Martinho S.A. (listada no Novo Mercado); Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC; Conselheiro de Administração e Consultivo de várias organizações; executivo com mais de 35 anos de experiência em vários setores; Professor do MBA da FGV; coordenador da Formação de Conselheiros da FGV. Co-autor do livro de Governança Corporativa editado pela FGV.
  • Renato Chaves
    Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Participação em diversos conselhos, como Neoenergia, Coelba, Cosern, Celpe, Randon, Springs e Cambuci. Foi Diretor de Participações da PREVI de 2003 a 2008 e atuou por mais de 10 anos no banco de investimento e na distribuidora de títulos do Conglomerado Banco do Brasil. Desenvolve atividades docentes nas principais escolas de negócios do País, como FGV.

Local

Transmissão ao vivo por meio de link online