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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 27/06/2025
Data limite de inscrição: 27/06/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 19 meses)
Frequência: Semanal
Semanal 02 dias(ZOOM): 19:00-23:20 Mensal (Pres.) 6º feira 19h-22:20h/Sáb.08h-17:40h /Dom.08h-13:30h
Este MBA tem o objetivo principal de desenvolver nos alunos a compreensão sobre o universo do cooperativismo e, de forma mais específica, do cooperativismo de crédito. As cooperativas de crédito têm importância direta em aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legislativos. São responsáveis pela geração de milhões de empregos ao redor do globo, possuem valores diretamente alinhados aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o de crescimento econômico e geração de empregos, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e podem servir como alternativa estratégica para a carreira das pessoas. Em sentido amplo, o MBA visa aumentar o alcance do universo cooperativista para o grande público, por meio da qualidade dos cursos oferecidos pela Fundação Getulio Vargas.

Conheça as principais competências que você desenvolverá ao longo deste curso:
  • tomar decisão em cooperativas, com base no conhecimento do histórico e da evolução do cooperativismo de crédito no mundo e no Brasil;
  • interpretar os princípios e valores do cooperativismo aplicáveis ao ramo crédito, para uma tomada de decisão ética em cooperativas;
  • relacionar o cooperativismo de crédito com os demais ramos que compõem o sistema §  cooperativista nacional por meio de tomada de decisão centrada na intercooperação;
  • construir, coletivamente, análises de cenários com base nos números gerais do cooperativismo de crédito no mundo e no Brasil.

Programa

MBA em Gestão: Cooperativas de Crédito

Cooperativismo de Crédito e Sistema Financeiro Nacional

Cooperativa de crédito. Sistemas cooperativos. Serviços das cooperativas de crédito para pessoas físicas e jurídicas: pix, imóveis, equipamentos, veículos, seguros, pagamentos e recebimentos, open finance, cartões, consórcios, conta corrente, investimentos financeiros e previdência, regularização de dívidas, programas de pontos. Serviços especiais ofertados por cooperativas de crédito ao setor público. Órgão regulador. Sistema Financeiro Nacional. Mercado financeiro.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Funcionamento de Cooperativas e Ramos de Atuação

Desenvolvimento de cooperativas e a sua natureza jurídica. Procedimentos formais para a constituição de cooperativas. Organização do quadro social de cooperativas. Estratégias operacionais e organizacionais do sistema cooperativo. Rotinas e práticas de cooperativas. Definição dos ramos oficiais do cooperativismo no Brasil. Cooperativas agropecuárias. Cooperativas de consumo. Cooperativas de crédito. Cooperativas de infraestrutura. Cooperativas de saúde. Cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços. Cooperativas de transporte.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão de Risco de Crédito

Conceitos e objetivos do crédito. Importância econômica e social do crédito. Inadimplência: situação atual e tendências. Importância da segmentação. Tipos de funding. Taxas de juros: Over Selic, CDI e TJLP. Formação do preço do crédito: conceitos de custo de oportunidade e spread. Riscos dos demonstrativos contábeis. Riscos operacionais. Riscos externos. Riscos do segmento de varejo: micro e pequenas empresas, pessoas físicas. Credit scoring e behaviour scoring. Sinais de créditos problemáticos.

Gestão de Riscos Operacionais e Compliance

Controladoria e riscos em cooperativas de crédito. Regulações de mercado: Basel II e Normas do Banco Central. Conceito de risco operacional. Gestão de processos e reconhecimento de riscos e controles. Gestão de compliance na governança corporativa. Definição de planos de contingência e continuidade com base em riscos.

ESG e Gestão Sustentável de Cooperativas

Conceitos de ESG e a sua aplicação: dimensões ambiental, social e de governança. Governança cooperativa e responsabilidade social cooperativa. Economia circular. Gestão de riscos socioambientais e econômicos. Gestão da diversidade e inclusão. Mudanças climáticas e transição energética. Cooperação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Características do cooperativismo em redes. Educação cooperativa e cultura da cooperação. Economia solidária e cooperativismo. Boas práticas de cooperativas em face dos atuais desafios de gestão sustentável.

Gestão de Serviços e Produtos Financeiros

Principais produtos e serviços financeiros. Fontes de receita da cooperativa. Modelo comercial. Proposta de valor. Gestão comercial. Eficiência na gestão comercial. Fidelização. Novo modelo de negócio virtual. Transformação dos serviços financeiros: open finance, finanças descentralizadas, tokenização da economia, papel do Bacen nessa transformação. Gestão comercial na cooperativa rural e na cooperativa urbana. Como crescer “sem deixar de ser” cooperativa: econômico versus social.

Introdução ao Cooperativismo e seus Princípios

Definições de cooperativismo. Síntese histórica do cooperativismo no mundo e no Brasil. Contexto da origem do cooperativismo: a Revolução Industrial na Inglaterra. Sociedade dos probos de Rochdale. Primeiras cooperativas no mundo e no Brasil no século XIX. Surgimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Lei de Política Nacional de Cooperativismo (Lei nº 5.754, de 16 de dezembro de 1971). Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Tipos/ramos das cooperativas. Números do cooperativismo no mundo e no Brasil. Princípios e valores do cooperativismo. Pioneiros de Rochdale. Livre e aberta adesão dos sócios. Gestão e controle democrático dos sócios. Participação econômica do sócio. Autonomia e independência. Educação, treinamento e informação. Parceria entre as cooperativas (intercooperação). Interesse pela comunidade. Princípio extraoficial da comunicação. Cinco valores da governança cooperativa expressos no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa: autogestão, senso de justiça, transparência, educação e sustentabilidade.

Investimentos e Planejamento Financeiro

Sistema Financeiro Nacional. Formação da taxa de juros: taxa Selic e taxa DI. Tipos de rendimentos: pré, flutuante e pós com juros. Marcação a mercado. Tipos de investimento: renda fixa e renda variável. Principais títulos. Fundos de investimento. Noções preliminares de gestão dos riscos nos investimentos: Liquidez, capital e mercado. Evolução do mercado financeiro. Tendências do mercado financeiro adaptadas às cooperativas de crédito. Conceito de planejador financeiro e a sua aplicabilidade no cooperativismo de crédito.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Legislação Aplicável ao Cooperativismo


Legislação aplicável ao cooperativismo. Políticas públicas e cooperativismo. 11 características das cooperativas previstas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Direito Cooperativo. Direito Constitucional e sua relação com princípios do cooperativismo. Direito do consumidor aplicável às cooperativas e prevenção de passivos trabalhistas. Direito de Propriedade, proteção de dados e implicações cooperativistas. Direito Societário aplicado às Cooperativas. Direito e relações comerciais internacionais.


Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

O MBA em Gestão: Cooperativas de Crédito é recomendado para profissionais que já atuam em cooperativas do ramo crédito e que visam destacar-se como líderes nestas organizações nos próximos anos. Como público secundário, profissionais que possuem interesse em ingressar em cooperativas de crédito, e profissionais que desejam negociar/relacionar-se com tais cooperativas.

Pré-requisitos:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.
 
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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