MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Dourados, MS
Modalidade: Blended
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    Sexta-feira: 19:00h às 23:20h; Sábado: 08:00h às 12:20h
    Início:18/11/2022
    Data limite de inscrição: 18/11/2022
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Blended

    Cursos semipresenciais, com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio proporciona a você as ferramentas e as habilidades fundamentais para atuar no agronegócio brasileiro, seja nas atividades dentro da porteira, seja nos diversos ramos da agroindústria nacional, seja em toda a gama de serviços associados ao setor.

    Você irá adquirir:
    • Conhecimento sobre como utilizar ferramentas empresariais modernas para gestão do agronegócio;
    • Conhecimento sobre como integrar equipes multidisciplinares de alto desempenho;
    • Conhecimento sobre como identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa;
    • Conhecimento sobre como elaborar planos de marketing;
    • Conhecimento sobre como estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios;
    • Conhecimento sobre como desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado;
    • Conhecimento sobre como elaborar documentos de gestão ou para captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio.
    Coordenador Acadêmico: FABIO MATUOKA MIZUMOTO
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e prestadores de serviços para esse setor.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais

    Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

    Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas

    Curvas de oferta e demanda. Elasticidade e intervenções no mercado. Características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

    Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos

    Principais variáveis macroeconômicas (PIB, inflação e emprego) e como elas estão relacionadas. Principais instrumentos pelos quais o governo pode atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

    Cadeias Produtivas no Agronegócio

    Conceitos e princípios aplicados ao Agronegócio e Cadeias Produtivas. Estruturas de mercado e coordenação dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Características, oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e esforços de marketing para coordenação das cadeias produtivas.

    Direito Empresarial no Agronegócio

    Formas de organização societária e os contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR).. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor.

    Estratégia Competitiva no Agronegócio

    Definição de Estratégia e Vantagem Competitiva. Processo de Estratégia: Diretrizes, Análises Internas e Externas e Objetivos. Processo de Estratégia: Criação da Estratégia. Processo de Estratégia: Implementação e Mensuração.

    Economia de Empresas no Agronegócio

    Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

    Financiamento do Agronegócio

    Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES e garantias. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento de exportações de produtos agropecuários e lançamento de títulos no mercado internacional. Estratégia de financiamento.

    Gestão de Custos no Agronegócio

    Princípios e fundamentos de custos: contextualização histórica, fluxo circular da renda, conceitos básicos e as diferentes visões de custo para a economia, a contabilidade e a administração. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade, custos na demonstração de resultados, classificação e comportamento dos custos, métodos de custeamento. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança. Estudos de casos: custos na produção agrícola, na produção pecuária e na produção agroindustrial.

    Gestão de Pessoas

    Lidando com incerteza, mudança e estresse. Liderança. Comunicação estratégica. Motivação e criatividade. Equipes de alto rendimento (organização, composição, tamanho e qualidade de equipes; expandindo o conceito de equipe; treinamento e desenvolvimento de equipes; distribuindo responsabilidades e avaliando performance). Administração de conflitos.

    Gestão de Riscos no Agronegócio

    Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração do risco para os agentes das cadeias produtivas do agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agropecuárias.

    Governança e Sucessão no Agronegócio

    Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

    Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

    Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no Agronegócio. Empreendedorismo e inovação. Papel das startups no Agronegócio e seus agentes de fomento.

    Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro

    Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na Cadeia Global de Valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

    Logística Empresarial no Agronegócio

    Fundamentos de logística empresarial e de gestão de cadeias de suprimentos (Supply Chain Management). Configuração de uma cadeia de suprimentos para o agronegócio. Gestão e tomada de decisão na logística do agronegócio. Tendências e desafios da logística do agronegócio.

    Meio Ambiente e Agronegócio

    Desenvolvimento e meio ambiente. Conceitos da sustentabilidade. Economia de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Agricultura de baixo carbono. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Oportunidades de negócios na sustentabilidade: pagamento por serviços ambientais, agroenergia.

    Marketing e Gestão de Vendas

    Compreensão do que é marketing. Entendimento e análise de mercado: ambiente externo, ambiente competitivo, ambiente do cliente/consumidor, ambiente interno com visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas de marketing. Planejamento estratégico de marketing: posicionamento, segmentação, atratividade e foco. Planejamento tático de marketing: produto/serviço, preço, canais de distribuição e comunicação. Organização de marketing e de vendas. Planejamento de vendas: transacionais e consultivas. Gerenciamento de vendas e decisões de compras dos clientes. Poder e estilos de liderança em vendas.

    Pensamento Estratégico e Soluções de Problemas no Agronegócio

    Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Blended, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.