MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria

  • Sobre o curso

    O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades muito específicas. Com o MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria, você irá atualizar e aprofundar conceitos da área de Finanças aprendendo a utilizar ferramentas de análise contábil e financeira que aumentam o índice de sucesso nas tomadas de decisão e sempre levando em conta o aspecto de sustentabilidade do negócio.  

    Você irá adquirir:

    • Domínio de ferramentas que possibilitam desenvolver um plano estratégico que gere valor para a empresa
    • Capacidade de planejamento, execução e controle das finanças de uma organização
    • Conhecimento sobre as mais novas técnicas de Auditoria.
    Coordenador Acadêmico: Fabiano Simões Coelho
    Público-alvo

    Recomendado para profissionais de nível sênior que busquem desenvolver habilidades nas seguintes áreas:

    • Financeira/Contábil, ampliando sua visão sistêmica 
    • Tecnologia da Informação, que trabalham com módulos financeiros/contábeis.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**.
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria

    Auditoria das Demonstrações Financeiras

    Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes

    Avaliação de Empresas

    Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Os fluxos e caixa e a taxa de desconto. A empresa alavancada e o risco Beta. O método da avaliação relativa. O método da avaliação dos direitos contingenciais. Fusões e Aquisições

    Controladoria

    Indicadores e sistemas de controle gerencial. Estrutura de uma controladoria. Controle gerencial e o comportamento. Estruturas empresariais e o controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

    Contabilidade de Ativos Relevantes

    Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: Instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos Biológicos e intangíveis (exceto goodwill).

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais

    Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Gestão e Análise de Risco de Crédito

    Análise de crédito. Riscos dos demonstrativos contábeis. Avaliação da qualidade de gestão da empresa. Garantias pessoais, reais e margens de garantias. Classificação do risco de crédito. Estrutura básica e políticas de cobrança. Nova Lei de Falências. Modelo técnico para gestão da cobrança. Terceirização dos serviços de recuperação de crédito.

    Gestão de Custos

    Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável. Formação de preços baseada em custos.

    Gestão do Capital de Giro

    Gestão de capital de giro. Fluxo de caixa. Investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de valores a receber. Gestão de estoques.

    Governança Corporativa

    Arquitetura de Governança Corporativa; Conceitos e Princípios de Governança Corporativa; Segregação entre a Propriedade e a Gestão; Boas práticas de Governança Corporativa; Níveis de governança no mercado de capitais brasileiro; Intangíveis e a geração de valor ao acionista e aos demais stakeholders.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Tributos

    Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Liquido, PIS e Confins.

    Mercado de Capitais e Mercados Derivativos

    Sistema financeiro nacional: evolução e características. Intermediação Financeira. Mercado monetário. Títulos públicos e política monetária. Emissão de ações e debêntures. Eficiência informacional de mercados. Introdução aos derivativos: mercado a termo, futuro, de opções e de swap. Utilização de múltiplos na avaliação de empresas e ações.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Orçamento e Controle

    Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

    Sistema Financeiro Nacional

    Introdução ao Sistema Financeiro Nacional. Políticas Econômicas. Riscos e Controles. Moeda, bancos e bancos centrais. Autonomia operacional dos bancos centrais. Bancos múltiplos. Intermediários ou auxiliares financeiros.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

Contato

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Vitória, ES
Modalidade: Presencial
Onde você quer estudar?
Dias e horários
Selecione
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal, às sextas-feiras das 18h30 às 22h50 e aos sábados das 08h às 12h20.
    Início:29/11/2019
    Data limite de inscrição: 29/11/2019
    21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula