Aula Experimental: Desafios de comunicação em Previdência Complementar e a expectativa dos participantes

Aula experimental via webconferência
Data: 18 Setembro 2020

Há muito espaço para a previdência complementar crescer no Brasil e aperfeiçoar suas práticas, a começar por um relacionamento mais próximo e transparente com os participantes. Como a comunicação se faz essencial para a manutenção dessa relação de confiança? Por outro lado, o setor busca se expandir e alcançar novos públicos, ao mesmo tempo em que precisa passar a esses públicos uma mensagem mais clara sobre o que é e para que serve a previdência complementar. Se os participantes que já estão no sistema ainda têm dificuldade para compreender o funcionamento dos planos de benefícios ou as questões atuariais que vão determinar o futuro da sua aposentadoria, como cativar novos públicos já impactados por tantas ofertas mercado afora? A população cada vez mais conectada demanda uma comunicação mais ágil e autêntica. Além disso, regulamentação recente do CNPC traz novas orientações sobre os procedimentos a serem observados na divulgação de informações aos participantes, tendo como foco uma comunicação mais clara e simplificada. Essas determinações serão obrigatórias a partir de 2021. Como o seu fundo de pensão está se preparando para esses novos desafios?

Evento oferecido pelo curso Formação Executiva em Previdência Complementar

Apresenta os principais conceitos relacionados à gestão, governança e controles dos investimentos e dos planos de benefícios sob a responsabilidade das EFPCs: são discutidos os conceitos de atuária, decisões de investimento em condições de risco. Também são abordados os desafios da comunicação que interferem, decisivamente, nos resultados e no cotidiano de uma EFPC.

18 set 2020
19h00 até 21h00

• Gilvan Cândido da Silva
    Graduado em economia (UniCeub), com mestrado (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e doutorado (Universidade de Brasília - UnB) também em economia. Possui certificação profissional em previdência complementar com ênfase em investimentos pelo Instituto de Certificação em Seguridade Social (ICCS). Coordenador e professor do MBA Executivo em Economia e Gestão de Previdência Complementar da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Funcionário de carreira do Banco do Brasil, desde 1986. Atuou como conselheiro fiscal de empresa de seguros e previdência, diretor-presidente de fundações de previdência complementar, diretor administrativo, financeiro e relações com Investidores de empresa nacional do segmento de turismo e eventos, assessor do Ministro e da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (atual Ministério da Economia). Profissional com sólida carreira direcionada às áreas de investimentos, fundos de pensão, administrativa, financeira e relações com investidores. Atuação em economia, com ênfase nas áreas macroeconômica, monetária e financeira, desenvolvendo modelos de equilíbrio geral, dinâmico e estocástico com estimação bayesiana. Atualmente, é presidente da Goiás Previdência.
  • Daniel Pereira da Silva
    Atuário, Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA 1146), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com Pós-Graduação em Gestão de Seguros e Previdência Privada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. É certificado pelo ICSS, com ênfase em Administração e possui Certificação Atuarial pelo IBA, como Atuário Responsável Técnico, nos segmentos de Previdência Complementar Fechada. Professor da Fundação Getúlio Vargas – FGV para ao curso MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar, nas disciplinas de Fundamentos de Atuária e Gestão de Planos de Benefícios. Com experiência profissional transdisciplinar de mais de 19 (dezenove) anos, é certificado pelo ICSS. É integrante da Comissão de EFPC/SP do Instituto Brasileiro de Atuária. Sócio Diretor, Fundador e Idealizador da WEDAN Consultoria e Assessoria Atuarial Ltda e WEDAN Tecnologia e Inovações Ltda.
  • Leonardo Martins de Araújo
    Jornalista, pós-graduado em Informação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em Gestão de Projetos pela Coppead/UFRJ. Foi gerente e diretor de Atendimento na FSB Comunicação entre 2015 e 2019. Atualmente é diretor de Contas na JeffreyGroup, onde atua junto a clientes de diversos segmentos em estratégias de comunicação e gestão de reputação. No segmento de previdência, coordenou o atendimento a entidades setoriais, campanhas eleitorais em fundos de pensão e supervisionou pesquisas de opinião.