MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Brasília

  • Oferta: 71255
    unidade-1559
    Frequência: Quinzenal
    T07 (2019.1) - Quartas e Quintas-feiras das 19h às 23h20
    Início:15/05/2019
    Data limite de inscrição: 02/09/2019
    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 480 horas/aula
  • Sobre o curso

    O mundo dos negócios exige uma visão global e integrada das atividades empresariais. Com o MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, você poderá desenvolver suas habilidades e competências focando na criação de valor para a companhia. O curso apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos que vão ajudá-lo a se tornar um líder empreendedor na empresa onde trabalha ou em seu próprio negócio.

    Você irá adquirir:

    • Capacidade empreendedora empresarial
    • Apurada percepção de oportunidades de negócios
    • Capacidade de definir objetivos de negócios e traçar/implementar estratégias que proporcionam bons resultados e aumentam o valor das empresas
    • Competência e habilidade para alavancar a força competitiva das empresas por meio de liderança e trabalho em equipe.

    Aula Inaugural: 24/04/2019 

    1ª Disciplina: 15/05/2019 - Quartas e Quintas-feiras das 19h às 23h20

    Inscrições abertas

    Coordenador Acadêmico: Marcus Vinicius Quintella Cury
    Público-alvo

    Recomendado para empresários, consultores, gestores e líderes que necessitam desenvolver competências relacionadas a visão estratégica, negociações, desenvolvimento de equipes e novos negócios, criação de rede de relações, análise de cenários e descoberta de novos nichos.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    • Tempo mínimo de experiência gerencial: 5 anos
    • Idade mínima: 30 anos.
    Programa

    MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Gestão de Vendas

    Alinhamento das ações de vendas com os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. Ações de vendas focadas na: venda pessoal; vendas por call center; vendas on-line; vendas por catálogo. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Material de apoio à venda.

    Contabilidade para Executivos

    Importância da Contabilidade, estudo da Contabilidade, conceituação e objetivos,. contabilidade societária e gerencial, postulados, princípios e convenções. Demonstrações contábeis - mecânica contábil,. balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício,. demonstração das mutações do patrimônio líquido,. demonstrações relativas ao fluxo de recursos, demonstração do valor adicionado. Análise das demonstrações contábeis, resultados contábil,. econômico e financeiro, análise vertical e horizontal, análise por indicadores.

    Cenários Econômicos e Tendências

    Análise do ambiente macro-econômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia.

    Economia Aplicada a Empresas

    Microeconomia. Objeto de estudo da microeconomia. Lei da demanda. Elasticidade da Demanda. Lei da oferta. Equilíbrio de mercado: a lei da oferta e da demanda. Teoria da empresa. Estruturas de Mercado. Estratégia de Negócios. Economia empresarial.

    Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

    O perfil do empreendedor. As principais motivações do empreendedor. O intraempreendedor - O empreendedor corporativo. As principais barreiras que os empreendedores encontram,. seja no mercado ou, nas suas próprias empresas. Quais são as principais fontes de novos negócios. Os recursos necessários para a estruturação de um novo empreendimento. Onde e como conseguir estes recursos. Como atua o Developer - O criador de negócios. Compra e venda e empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços

    O ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e sua importância na formação do preço. Classificações dos custos e despesas. Análise do break-even-point. Margens de contribuição e de lucro. Mark-up. Sistemas de custeio. Custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, custeio ABC. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Formação de preço baseado na percepção de valor do cliente. Os aspectos estratégicos na formação do preço.

    Gestão da Cadeia de Suprimentos

    O processo de globalização da economia e sua influência na cadeia de suprimentos. Global Sourcing e Comércio internacional. Cadeia de Suprimentos x Cadeia de valor. Componentes do Planejamento da Demanda. A gestão das operações logísticas nas empresas. Recursos necessários à implantação do conceito de cadeia de suprimentos. As funções logísticas e o seu relacionamento intra e extra-organizacional. A infra-estrutura logística do País. Modelos e técnicas aplicáveis à gestão das funções logísticas. Sistemas de informações logísticas. Gestão do tempo em cadeias de suprimento. Negócios eletrônicos (business to business). Avaliação do desempenho das funções logísticas orientadas para a qualidade,. produtividade e competitividade.

    Gestão Estratégica de Empresas

    Evolução da Estratégia empresarial, os principais pensadores. Planejamento Estratégico. Definição das diretrizes estratégicas. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard.

    Gestão de Negócios Sustentáveis

    Origens e definição de desenvolvimento sustentável - visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de Governança Corporativa. A evolução da responsabilidade sócio-ambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.

    Gestão de Projetos

    Definições e conceitos básicos. Principais características e "alvos" em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Efeitos da arquitetura organizacional. Ferramentas para elaboração e acompanhamento de projetos.

    Gestão e Planejamento de Marketing

    A gestão de Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento da proposta de valor. Desenvolvimento do Marketing Mix: Produto, Preço, Promoção e Canais de distribuição. As ações "Bellow the Line" (BTL):. Merchandising, Marketing Direto, Trade Marketing, Marketing On-line. O Marketing de serviços. A Gestão da Marca. Comportamento do consumidor. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. Construção do Plano Integrado de Marketing.

    Gestão de Tributos

    Os principais marcos regulatórios brasileiros. A estrutura tributária no Brasil. Os impostos federais, estaduais e municipais. Impostos sobre a importação e sobre a exportação. Impostos em cascata. A bi-tributação. O Super Simples. A Engenharia Fiscal: A gestão integrada dos tributos.

    Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos

    Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. O valor do trabalho em equipe. Grupo x Equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: Chefe x líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participantes de uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Negócios Digitais

    " Modelos de negócios digitais. Canais: Web, Mobile, IoT, Wearables e Redes Sociais. Marketing digital. User Experience. Story Telling. Design Thinking Ferramentas para tomada da decisão nos negócios digitais. Supply Chain e logística. Cloud computing x infraestrutura proprietária. IOS x Androide. Custos x velocidade; bundling x umbundling. Escalabilidade. Segurança. Funding; Crowdfunding, Equity Crowdfunding. Crowdsourcing. Collaboration. Meios de pagamento. Monetização.

    Negociação e Administração de Conflitos

    A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. As características do bom negociador. O perfil do negociador brasileiro. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de partes em negociação. Negociação integrativa e negociação distributiva. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. Uso da informação, do tempo e do poder.

    Workshop: Orçamento Empresarial

    Orçamento como instrumento de formulação estratégica e de decisão gerencial. Orçamento com base nas demonstrações contábeis,. na projeção de resultados e nas mutações do patrimônio líquido. Premissas baseadas no cenário econômico, projeção e simulação econômica financeira. Estrutura orçamentária. Orçamento de operação, de investimento e de caixa.

    Workshop: Planejamento Estratégico

    " O resultado final do Workshop será um trabalho desenvolvido em equipe, apresentado e defendido pelos alunos, sobre o Planejamento Estratégico de uma dada empresa.

    Workshop: Plano de Negócios

    Os objetivos de um Plano de Negócios; A estrutura de um Plano de Negócios. Como descrever cada um dos tópicos que compõem um Plano de Negócios. Como concatenar todos os aspectos de um empreendimento de maneira a dar consistência ao Plano. Como apresentar e como sustentar o Plano junto aos acionistas, a diretoria ou junto a possíveis investidores.
    Investimento

    Ex-aluno de MBA ou Pós ADM possui bolsa de 30% para cursar seu próximo MBA.

    Para ex-aluno de outros cursos FGV (10%); Empresas parceiras (10%).

    Condições não cumulativas.

    Até 31/01/2019

    • R$ 28.954,44 à vista ou até 25x de R$ 1.301,71

    Até 21/03/2019

    • R$ 30.327,78 à vista ou até 25x de R$ 1.363,45

    Até 07/08/2019

    • R$ 31.014,44 à vista ou até 25x de R$ 1.394,32
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato