MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Brasília

  • Oferta: 67220
    unidade-1559
    Frequência: Mensal
    Turma 04 (2018.2) - Quartas e Quintas-feiras das 19h às 23h20 - Quinzenal
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 06/02/2019
    Duração: 22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    A Previdência Complementar foi criada para permitir que o trabalhador receba um recurso adicional, funcionando como um mecanismo que possibilite que ele acumule reservas para que, no futuro, possa desfrutar de uma complementação na sua aposentadoria. O MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar promove ampla discussão sobre questões relacionadas à regulação da previdência complementar e avalia os diversos tipos de práticas de gestão no setor. Além disso, você passará a conhecer todas as particularidades das entidades fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

    Você irá adquirir:

    • Visão estratégica sobre práticas de gestão no campo da Previdência Complementar.
    • Vasto conhecimento sobre a situação e evolução do comportamento do passivo/ativo das EFPC.
    • Entendimento sobre questões relacionadas à blindagem, de modo a não comprometer a solvência das EFPC.

    Aula Inaugural: 31/01/2019

    1ª Disciplina: 06/02/2019

    Coordenador Acadêmico: Gilvan Cândido da Silva
    Público-alvo

    O MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar é indicado para profissionais de nível superior que:

    • Exercem a função de funcionários públicos, executivos, membros de conselho deliberativo/fiscal, gerentes das EFPC, participantes, assistidos e demais funcionários de empresas patrocinadoras.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*

    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**

    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar

    Contabilidade de EFPC

    Gestão Contábil: princípios contábeis aplicados às EFPC's. Balanço Patrimonial Consolidado. Demonstração da Mutação do Patrimônio Social - DMPS. Demonstração do Plano de Gestão Administrativa - DPGA. Demonstração do Ativo Líquido - DAL. Demonstração da Mutação do Ativo Líquido - DMAL. Demonstração das Provisões Técnicas - DPT. Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. Pareceres obrigatórios. Gestão Orçamentária: conceito, objetivo, produtos e informações geradas; planejamento, implementação, elaboração, acompanhamento e controle; relatórios orçamentários sintéticos e analíticos; Tipos de Orçamento. Metodologia para elaboração da peça orçamentária.

    Asset and Liability Management (ALM) em EFPC

    Marcação de ativos e passivos: precificação de passivo e de ativo e solvência. Marcação de títulos da carteira de investimentos: marcação a vencimento e marcação a mercado, registro e avaliação contábil dos títulos. Estudo de adequação da taxa de juros: aderência das hipóteses atuariais e financeiras do plano de benefícios; duração do passivo; Estrutura a Termo de Taxa de Juros Média; Taxa de Juros Parâmetro; ALM: objetivo, definições, fronteira eficiente, portfólio de variância mínima e portfólio de mercado.

    Governança em EFPC

    Princípios, regras e práticas de governança e gestão das EFPC´s. Estrutura de Governança. Conflitos de interesses e Governança. Processos e Controles. Relatório de Controles Internos.

    Estatistica

    Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Variáveis Aleatórias e Inferência. Análise de Regressão.

    Fundamentos de Atuária

    Modelos de risco individual, distribuições de sobrevivência e tábuas de mortalidade, seguros de vida, anuidades, prêmio e reserva sobre o prêmio, valores garantidos, teorias de risco coletivo, modelos de seguros, métodos de financiamento e teorias de população. Avaliação atuarial.

    Fiscalização em EFPC

    Responsabilidades pela Supervisão e Fiscalização das EFPC´s: PREVIC e Patrocinadora. Responsabilidade objetiva e subjetiva. Processo Administrativo: apuração de responsabilidade e aplicação de penalidade por infração à legislação no âmbito EFPC.

    Fundamentos de Finanças

    Fundamentos de Finanças. Decisão de investimento em condições de risco. Teoria do portfólio. Modelo de precificação de ativos CAPM. Value-at-Risk. Mercado de ações e de renda fixa. Métodos de Avaliação de Investimentos. Aplicação dos Recursos Garantidores das EFPC.

    Fundamentos da Previdência Complementar

    A previdência social no Brasil: histórico e estrutura. Previdência Complementar no Brasil: Breve Histórico. Aspectos e princípios constitucionais e legais fundamentais; A Emenda Constitucional n° 20/98 e as Leis Complementares 108 e 109/2001; Estruturação das EFPC; Natureza Jurídica das EFPC, Instituição e alteração dos Planos de Benefícios, dos Convênios de Adesão e os seus processos de autorização; Planos instituídos; Direito Adquirido x Direito Acumulado, Aplicabilidade do CDC aos Planos de Previdência Complementar. As Regras e as diretrizes de investimentos das EFPC: A Resolução CMN n° 3.792/2009; Segmentos e limites de alocação de recursos; Vedações legais; A Política de Investimentos, a gestão e os controles internos; Regras prudenciais de investimentos. Fiscalização, Intervenção e Liquidação nas EFPC e seus Planos de Benefícios: Regime Disciplinar e o Processo administrativo sancionador; Lei Complementar 109/2001 e o Decreto 4.942/2003; Responsabilidade Civil, administrativa e penal dos Gestores; Sanções aplicáveis; Jurisprudência da Câmara de Recursos da Previdência Complementar; Casos práticos. Órgão regulador e recursal: estrutura organizacional e funções do CNPC e do CRPC.

    Gestão de Plano de Benefícios

    Reserva Matemática de Benefícios Concedidos, Reserva Matemática de Benefícios a Conceder e Reserva Matemática a Constituir. Balanço Atuarial: Exigível Operacional, Exigível Contingencial, Patrimônio de Cobertura do Plano; Equilíbrio Técnico. Procedimentos observados nos casos de déficit ou superávit: precificação de ativos e passivos; exigências observadas para a apuração do resultado; destinação do superávit; equacionamento do déficit.

    Gestão e Supervisão Baseada em Risco

    Gestão de Riscos. Riscos associados à gestão previdenciária. Medidas de Risco. Terceirização de processos. Supervisão Baseada em Riscos. Pilares da supervisão. Experiência Internacional: normas internacionais de gestão de risco.

    Modelos de Planos de Benefícios

    Planos de Benefícios: Definido (BD); Contribuição Definida (CD); Contribuição Variável (CV). Fator Atuarial: Conceito e hipóteses atuariais: biométricas, demográficas, econômicas e financeiras. Benefícios de risco: doença, invalidez e morte. Institutos Obrigatórios: portabilidade, benefício proporcional diferido, resgate, auto patrocínio.

    Auditoria em EFPC

    Auditoria Interna e/ou externa, missão, conceitos, estruturas e principais diretrizes de governança para uma eficaz atuação e cumprimento dos seus objetivos. Demonstrar a importância e necessidade atual de uma eficaz gestão e controle da área de auditoria para mitigar os riscos de auditoria e dos riscos da organização.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Políticas de Investimentos

    Res. CMN Nº 3.792. Mercados Ineficientes: anomalias de mercado. Conceito e Tipos de Ativos de Renda Fixa e Ações. Eficiência de Mercado e Administração de Carteiras. Carteira Ótima. Análise e Avaliação de Performance de Carteiras: índices, análise de estilos e análise de atribuição. Fundos de investimento e Hedge Funds. Estratégias de Administração de Carteiras. Estratégias Passivas e Ativas. Estratégias de Gestão.

    Riscos Jurídicos

    Exame das questões judiciais controvertidas. Interpretação da prescrição quinquenal e de fundo de direito. Entendimento sobre a incorporação de parcelas nos benefícios. Discussão da Súmula 321 do STJ que trata da aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor à relação jurídica entre as EFPC´s e seus participantes. Entendimento dos Tribunais Superiores sobre CSLL. PIS/COFINS e Planos econômicos e sua adequação às EFPC's. Análise dos reflexos da decisão do STF de reconhecimento da competência da Justiça Comum para julgar matéria previdenciária; Exame do passivo trabalhista remanescente; Estudo dos aspectos contratuais e seus efeitos no contencioso das EFPC´s; Administração do passivo judicial e perícias atuariais; Atualização das jurisprudências em curso; Estudo de casos práticos; e introdução a princípios de direito preventivo.

    Cenários Econômicos e Tendências

    Planejamento com cenários: Caracterização e aplicações. Tendências: as forças motrizes do ambiente empresarial. Cenários Econômicos. Alinhamento Estratégico: monitorando e eliminando gaps.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Mercados Financeiros e de Capitais

    Mercado Financeiro. Mercado de Capitais. Renda Fixa e Renda variável. Escolas Fundamentalista e Grafista. Estratégias de Investimento, índices e carteiras.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (30%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%). Condições não cumulativas.

    Até 28/02/2019

    • R$ 27.100,00 à vista ou até 25x de R$ 1.218,34
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + palestra

    processo seletivo com análise curricular e palestra

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato