MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Brasília

  • Oferta: 70481
    unidade-1559
    Frequência: Quinzenal
    T11 (2019.1) - Segundas e Terças das 19h às 23h20
    Início:13/05/2019
    Data limite de inscrição: 10/06/2019
    Duração: 21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    Em qualquer área ou necessidades do cotidiano das pessoas, a TI está presente. O MBA Executivo Em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação proporcionará aos participantes uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da Tecnologia da Informação na gestão estratégica de negócios.

    Você irá adquirir:
    • Capacitação para exercer cargos executivos na área da Tecnologia da Informação
    • Conhecimento das tendências atuais nesse campo e daquelas que já despontam para influenciar o contexto das empresas
    • Visão da Tecnologia da Informação como instrumento de criação e obtenção de valor adicionado e agregado às organizações na Economia do Conhecimento na qual estamos inseridos.

     

    Aula Inaugural: 30/04/2019 - às 19h30

    1ª Disciplina: 13/05/2019 - Segundas e Terças-feiras das 19h às 23h20

    Nova Turma - Inscrições Abertas

    Coordenador Acadêmico: Wankes da Silva Ribeiro
    Público-alvo
    O MBA Executivo Em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação é recomendado para profissionais:
    • Graduados em Informática ou área correlata
    • Profissionais que embora graduados em áreas não correlatas, tenham experiência profissional em áreas ligadas à Tecnologia da Informação.
    • Os alunos devem almejam exercer ou já estar exercendo cargos executivos na área de Tecnologia da Informação.
    Pré-requisitos:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    Os cursos superiores devem ter sido de duração plena **
    ** Duração superior a 4 anos
    Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

    Gestão da Segurança da Informação

    Visão sistêmica da segurança da informação. Políticas e estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Análise de Riscos. Certificados Digitais. Criptografia. Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP). Planos de Contingência e de recuperação de desastres.

    Plano Integrado de Negócios

    Desenvolvimento de um plano de negócios. O plano de negócios: o ramo e as atividades da empresa. A oportunidade, Visão e Missão. O estudo de mercado- tendência e dinâmica, análise da concorrência. a analise estratégica - proposição de valor e modelo de negócios. O plano de marketing. a análise econômico-financeira. a estrutura organizacional e os elementos de -benchmarks- e motivadores.

    Alinhamento Estratégico de TI

    A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O papel da informação e o comportamento organizacional. A informação na definição e execução de estratégias e na integração da estratégia às ações. Gestão de Mudança organizacional. Alinhamento estratégico de TI. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

    Análise de Viabilidade de Projetos

    Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes).Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado).Taxa de atratividade (custo de oportunidade).Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido .Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Decisão de iniciar um projeto. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade. Viabilidade de projetos com outputs intangíveis. Frameworks para Viabilidade de Projetos de TI.

    Comunicação Interpessoal e Corporativa

    Princípios de Comunicação. O processo de comunicação – comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal. Barreiras à comunicação eficaz. O processo de comunicação em grupo. A importância da inteligência emocional no processo da comunicação. Comunicação organizacional. Papel da Liderança e atividades em equipe. Empatia e conflitos. Elementos motivacionais na comunicação.

    E-Business

    Definição do Comércio Business-to-Consumer (B2C). Definição dos fatores que determinam os modelos de negócios de marketing eletrônico para o varejo. Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de Pagamento Eletrônico. Descrever o Comércio Eletrônico do tipo Business-to-Business (B2B).Modelo de Arquitetura para B2B no Comércio Eletrônico. Características de mercados orientados ao fornecedor. Características de mercados orientados ao cliente (e-Procurement).Analisar a importância da Logística e da Reengenharia de Suprimentos em B2B. Economia Compartilhada.

    Economia Digital

    Historia e evolução da economia. A economia agrícola.A economia industrial.A economia digital.A lei dos retornos crescentes versus a lei dos retornos decrescentes ( lei de Marshall).Transformando conhecimento em negócio.Avaliação de performance empresarial na economia digital.O papel da tecnologia.A mudança nas relações de trabalho.Empresas baseadas no conhecimento.O papel da economia digital no mundo.O índice NASDAQ.O papel da economia digital no Brasil.

    Estratégia Empresarial

    Planejamento Estratégico: Conceitos, processos e Escolas. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Modelo das Forças de Porter. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

    Gestão de Competências Gerenciais

    O Capital Humano na organização: a função estratégica de RH. Trabalho e emprego na economia do conhecimento. A nova perspectiva de carreira profissional na economia do conhecimento.Formulação e desenvolvimento de talentos,.avaliação de potenciais, desempenhos, gerenciamento da remuneração e do sistema de benefícios.Indicadores de Performance.Análise do Retorno de Treinamento (ROT).O novo perfil do profissional para a economia do conhecimento.

    Gestão Contábil

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Gerenciamento de Projetos de TI

    Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK. Ciclo de Vida dos Projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Método PERT/CPM. Caminho Crítico. Cronograma Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Lições Aprendidas. Gerenciamento de Projetos de TI.

    Inteligência Competitiva e Business Analytics

    Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Ética. Tendências Futuras. Big Data, Business Analytics.

    Logística Empresarial

    Fundamentos de Logística. Cadeia de Suprimentos Avançada. Distribuição Física. Medidas de Eficácia. Estoques, Localização e Roteirização. Just-in-Time. Logística de Resposta de Serviços. Operadores Logísticos. Benchmarking. O papel da Tecnologia da Informação na Logística.

    Marketing Digital

    Definição de Marketing. Definição do Produto/Serviço. Definição do Preço. Estratégias de Distribuição. Propaganda. Pesquisa e Segmentação de Mercado. Endo-Marketing e Marketing de Relacionamento. Marketing em Ambientes Digitais. Marketing e Publicidade na WEB. Comportamento do consumidor na WEB.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Organizações Contemporâneas

    .

    Governança Corporativa de Tecnologia da Informação

    Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I. Centralização versus Descentralização. Quando comprar x quando fazer (Modelos Make or Buy). Modelos de Terceirização de sistemas (Outsourcing). Relacionamento com usuários e com a alta direção. O papel das Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Gestão de TI. Certificações CMM, CMMi, ITIL, Cobit, ISO 9000-3. Contratos de SLA. O papel do CIO (Chief Information Officer).

    Tecnologias da Informação Emergentes

    Análise de tecnologias de ruptura e seu impacto em modelos de negócios existentes, assim como na criação de novos modelos de negócios. Competências para a inovação tecnológica. Radar de tecnologias emergentes: WLANs, RFID, Agentes Inteligentes, Convergência Digital, Internet of Things, Big Data. Avaliação estratégica de inovações tecnológicas.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (30%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%). Condições não cumulativas.

    Até 31/01/2019

    • R$ 26.059,00 à vista ou até 25x de R$ 1.171,54

    Até 21/03/2019

    • R$ 27.295,00 à vista ou até 25x de R$ 1.227,11.

    Até 31/05/2019

    • R$ 27.913,00 à vista ou até 25x de R$ 1.254,89.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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