MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial via videoconferência
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  • Frequência: Quinzenal
    T11 (2020.1) - Segundas e Terças das 19h às 23h20
    Início:20/07/2020
    Data limite de inscrição: 20/07/2020
    21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Via Videoconferência
    Sobre o curso
    Em qualquer área ou necessidades do cotidiano das pessoas, a TI está presente. O MBA Executivo Em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação proporcionará aos participantes uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da Tecnologia da Informação na gestão estratégica de negócios.

    Você irá adquirir:
    • Capacitação para exercer cargos executivos na área da Tecnologia da Informação
    • Conhecimento das tendências atuais nesse campo e daquelas que já despontam para influenciar o contexto das empresas
    • Visão da Tecnologia da Informação como instrumento de criação e obtenção de valor adicionado e agregado às organizações na Economia do Conhecimento na qual estamos inseridos.

    Turma Confirmada!

    Aula Inaugural: 14/07/2020 às 19h00

    1ª Disciplina: 20/07/2020

     

    Conheça os professores aqui.

     

    Aulas mediadas por tecnologia através da plataforma Zoom* enquanto houver orientação de isolamento social.
    *Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016. Também é bastante aplicado em escolas internacionais. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade do atendimento. Logo que for superada esta fase excepcional, retornaremos com aulas e entrevistas presenciais.

    Coordenador Acadêmico: André Baptista Barcaui
    Público-alvo

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

     

    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

    Gestão da Segurança da Informação

    Visão sistêmica da segurança da informação. Políticas e estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Análise de riscos. Certificados digitais. Criptografia. Infraestrutura de chaves públicas (ICP). Planos de contingência e de recuperação de desastres. Engenharia social.

    Plano Integrado de Negócios

    Desenvolvimento de um plano de negócios. O plano de negócios: o ramo e as atividades da empresa. A oportunidade, Visão e Missão. O estudo de mercado- tendência e dinâmica, análise da concorrência. a analise estratégica - proposição de valor e modelo de negócios. O plano de marketing. a análise econômico-financeira. a estrutura organizacional e os elementos de -benchmarks- e motivadores.

    Alinhamento Estratégico de TI

    A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O papel da informação e o comportamento organizacional. A informação na definição e execução de estratégias e na integração da estratégia às ações. Gestão de Mudança organizacional. Alinhamento estratégico de TI. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

    Análise de Viabilidade de Projetos

    Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes).Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado).Taxa de atratividade (custo de oportunidade).Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido .Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Decisão de iniciar um projeto. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade. Viabilidade de projetos com outputs intangíveis. Frameworks para Viabilidade de Projetos de TI.

    Comunicação Interpessoal e Corporativa

    Princípios de Comunicação. O processo de comunicação – comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal. Barreiras à comunicação eficaz. O processo de comunicação em grupo. A importância da inteligência emocional no processo da comunicação. Comunicação organizacional. Papel da Liderança e atividades em equipe. Empatia e conflitos. Elementos motivacionais na comunicação.

    E-Business

    Definição do Comércio Business-to-Consumer (B2C). Definição dos fatores que determinam os modelos de negócios de marketing eletrônico para o varejo. Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de Pagamento Eletrônico. Descrever o Comércio Eletrônico do tipo Business-to-Business (B2B).Modelo de Arquitetura para B2B no Comércio Eletrônico. Características de mercados orientados ao fornecedor. Características de mercados orientados ao cliente (e-Procurement).Analisar a importância da Logística e da Reengenharia de Suprimentos em B2B. Economia Compartilhada.

    Economia Digital

    História e evolução da economia. A economia agrícola. A economia industrial. A economia digital. A lei dos retornos crescentes versus a lei dos retornos decrescentes (lei de Marshall). Transformação do conhecimento em negócio. Avaliação de performance empresarial na economia digital. O papel da tecnologia. A mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. O papel da economia digital no mundo. O índice NASDAQ. O papel da economia digital no Brasil.

    Estratégia Empresarial

    Planejamento Estratégico: Conceitos, processos e Escolas. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Modelo das Forças de Porter. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

    Gestão de Competências Gerenciais

    O Capital Humano na organização: a função estratégica de RH. Trabalho e emprego na economia do conhecimento. A nova perspectiva de carreira profissional na economia do conhecimento.Formulação e desenvolvimento de talentos,.avaliação de potenciais, desempenhos, gerenciamento da remuneração e do sistema de benefícios.Indicadores de Performance.Análise do Retorno de Treinamento (ROT).O novo perfil do profissional para a economia do conhecimento.

    Gestão Contábil

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Gerenciamento de Projetos de TI

    Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK. Ciclo de Vida dos Projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Método PERT/CPM. Caminho Crítico. Cronograma Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Lições Aprendidas. Gerenciamento de Projetos de TI.

    Inteligência Competitiva e Business Analytics

    Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Big Data, Business Analytics. Ética. Tendências Futuras.

    Logística Empresarial

    Fundamentos de Logística. Cadeia de Suprimentos Avançada. Distribuição Física. Medidas de Eficácia. Estoques, Localização e Roteirização. Just-in-Time. Logística de Resposta de Serviços. Operadores Logísticos. Benchmarking. O papel da Tecnologia da Informação na Logística.

    Marketing Digital

    Definição de Marketing. Definição do Produto/Serviço. Definição do Preço. Estratégias de Distribuição. Propaganda. Pesquisa e Segmentação de Mercado. Endo-Marketing e Marketing de Relacionamento. Marketing em Ambientes Digitais. Marketing e Publicidade na WEB. Comportamento do consumidor na WEB.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Organizações Contemporâneas

    Introdução às organizações. Escolas de pensamento. Estruturas organizacionais: análise das diversas estruturas (funcional, matricial, divisional, multi-divisional, projetos etc.). Organizações como sistemas dinâmicos complexos e adaptativos. Complexidade (Teoria do Caos) e organizações. Cultura e clima organizacional. Aprendizagem organizacional. As cinco disciplinas (Peter Senge). Abordagem sistêmica associada a empresas (A Quinta Disciplina).O papel da tecnologia da informação no design organizacional. Flexibilidade organizacional. Organizações virtuais. Cenários para as novas estruturas organizacionais.

    Governança Corporativa de Tecnologia da Informação

    Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I. Centralização versus Descentralização. Quando comprar x quando fazer (Modelos Make or Buy). Modelos de Terceirização de sistemas (Outsourcing). Relacionamento com usuários e com a alta direção. O papel das Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Gestão de TI. Certificações CMM, CMMi, ITIL, Cobit, ISO 9000-3. Contratos de SLA. O papel do CIO (Chief Information Officer).

    Tecnologias da Informação Emergentes

    Análise de tecnologias de ruptura e seu impacto em modelos de negócios existentes, assim como na criação de novos modelos de negócios. Competências para a inovação tecnológica. Radar de tecnologias emergentes: WLANs, RFID, Agentes Inteligentes, Convergência Digital, Internet of Things, Big Data. Avaliação estratégica de inovações tecnológicas.
    Investimento

     

    Ex-aluno FGV possui condição especial, consulte a unidade.

    Empresas Parceiras (10%).

    *Condições não cumulativas.

    Até 01/08/2020

    • R$ 31.200,00 à vista ou até 25x de R$ 1.403,00
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

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