MBA em Gestão: Agronegócios

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Brasília

  • Oferta: 68190
    unidade-1559
    Frequência: Quinzenal
    T02 (2018.2) - Sextas-feiras das 19h às 23h20 e Sábados das 8h às 12h20 - quinzenal
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 29/03/2019
    Duração: 21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    O MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio proporciona a você os conhecimentos especializados relevantes para a sua atuação neste setor específico da economia. Oferece a você o pleno entendimento das particularidades do Agronegócio e as ferramentas adequadas para fazer a diferença. Este programa apresenta uma abordagem moderna, com a discussão de casos e conceitos atualizados, sempre conduzidos por professores com comprovada atuação no Agronegócio.

    Você irá adquirir:

    • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira
    • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder
    • Conhecimento sobre especificidades da avaliação de empresas e de projetos agroindustriais
    • Entendimento sobre aspectos tributários e trabalhistas específicos do Direito no Agronegócio
    • Domínio de ferramentas relativas a financiamento de agronegócios
    • Capacidade de desenvolver a formação de preços agropecuários.

    Aula Inaugural: 19/10/2018

    1ª Disciplina: 26/10/2018

    Sextas-feiras | das 19h às 23h20 | Sábados | das 08h00 às 12h40
    Turma Confirmada - Inscrições Abertas

    Coordenador Acadêmico: FABIO MATUOKA MIZUMOTO
    Público-alvo

    O MBA em Gestão: Agronegócios é recomendado para profissionais que:

    • Trabalham ou desejam trabalhar com agronegócios
    • Alcançaram ponto na carreira que os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA em Gestão: Agronegócios

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Desenvolvimento de Carreira

    Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Jogos de Negócios

    Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Avaliação de empresas e projetos agroindustriais

    Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

    Direito tributário e trabalhista

    As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária.

    Estratégia e coordenação no agronegócio

    Conceito de cadeias produtivas no agronegócio; Coordenação pelo sistema de preços, por meio de contratos e integração vertical. Estratégias competitivas: decisão de posicionamento. Estratégias organizacionais: decisão de comprar ou fazer.

    Financiamento do agronegócio

    Fontes de financiamento do agronegócio e garantias. Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento as exportações de produtos agropecuários. Metodologia e análise da estratégia de financiamento de projetos agropecuários e agroindustriais.

    Formação de preços agropecuários

    As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

    Gestão de custos no agronegócio

    Contabilidade de Custos: origem das informações e elaboração de relatórios; Sistemas de Custeio: absorção, contribuição, ABC, meta e padrão; Custeio por Contribuição: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, análise do custo volume lucro; Decisões Baseadas em Custos: custos, capacidade produtiva, relação dos custos com os demonstrativos contábeis.

    Gestão de riscos no agronegócio

    Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

    Meio-ambiente e agronegócios

    Legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Uso e Proteção dos Recursos Naturais. Unidades de Conservação. Patrimônio Genético. Conformidade ambiental: licenciamento e Código Florestal. Cadastros: Ambiental, Fiscal e Agrário. Responsabilidades por Danos Ambientais. Novas oportunidades de negócio: Pagamento por Serviços Ecossistêmicos, Agroenergia.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (30%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%). Condições não cumulativas.

    Até 30/11/2018

    • R$ 27.100,00 à vista ou até 25x de R$ 1.218,34
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato