Pós-Graduação em Liderança e Inovação

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Online
    Início: 13/12/2023
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 04/12/2023
    Duração: 11 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso de Pós-Graduação em Liderança e Inovação visa ao desenvolvimento de soft e hard skills, de modo a atender à crescente demanda de profissionais líderes na sua área de atuação, com visão de negócios voltada para a inovação. O curso revisitará o papel da gestão de pessoas nas organizações, buscando desenvolver a capacidade de reconhecimento das oportunidades e dos desafios da transformação digital.
     
    É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended (semipresencial), realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades de Belo Horizonte, de Brasília, de Campinas, do Rio de Janeiro e de São Paulo conforme a escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.
     
    Você irá desenvolver competências para:
    • analisar o mercado, os/as clientes e os cenários macro e microeconômicos;
    • reconhecer as oportunidades e os desafios da transformação digital;
    • propor soluções estratégicas para a empresa;
    • criar cultura e ambiente de inovação;
    • utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados e
    • utilizar ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a inovação das organizações.
    Clique aqui para acessar o cronograma do curso.

    Coordenador Acadêmico: Ana Ligia Nunes Finamor
    Programa

    Pós-Graduação em Liderança e Inovação

    Transformação Digital

    Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. 

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

    Inteligência Emocional e Resiliência

    Autora: profª. Paloma Pereira de Almeida, Mestre, UFPE
     
    Autoconhecimento. Competências da inteligência emocional. Competências da resiliência. Quociente de adversidade. Escala de Resiliência para Adultos.

    Inovação Estratégica

    Autor: prof. Sergio Carlos de Sousa Pereira, Doutor, PUC.

    Importância da inovação. Modelo de geração de ideias. Portfolio de inovação. Ferramentas de inovação. Inovação estratégica. Mindset para inovação.

    Autoconhecimento e Trajetória Profissional

    Autora: prof. Lucia Oliveira, Doutora, UFRJ.

    Transformações no mundo do trabalho. Empregabilidade. Gestão da carreira. Autoconhecimento. Sucesso. Equilíbrio. Bem-estar no trabalho.

    Liderança na Era da Instantaneidade

    Autor: prof. Paulo Roberto de Mendonça Motta, Doutor, University of North Carolina.

    Transformações contemporâneas e suas repercussões para as funções de gestão e liderança. Liderança na época da transformação digital: relações sociais no ambiente virtual e digitalizado e o valor do capital social. Liderar como ciência, arte e artesanato. Habilidades decisórias, gerenciais e interpessoais. Estilos de liderança no
    ambiente intercultural e universalmente interconectado.

    Neurobusiness fundamentos, performance e resultado

    Autor: prof. Robson Gonçalves, Mestre, UNICAMP.
    Autora: prof. Andréa de Paiva, Mestre, M.A., Middlesex University. 

    Neurobusiness. Sentidos. Percepção. Nugde. Neuroeconomia. Neuroarquitetura. Neurovendas. Neuroliderança. Ética. Plasticidade cerebral. Mindfulness.


    Negociação e Administração de Conflitos

    Autora: profª. Marcela Castro, Mestre, UFF.

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Gerenciando Projetos e Produtos com Scrum

    Autor: prof. André Baptista Barcaui, Doutor, UNR. 

    Agilidade. Manifesto ágil. Ciclos de vida. Framework Scrum. Histórias. Estimativas. Gráficos. Gestão de riscos. Scrumban.

    Storytelling, Técnicas de Apresentação e Media Training

    Autora: profª. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. 

    Conhecer os principais conceitos e técnicas relacionados à comunicação, em especial ao repertório de Storytelling. Desenvolver estratégias de preparação para promover um estado interno de segurança antes e durante as apresentações em público. Elaborar e realizar apresentações de forma empática com os diversos públicos de relacionamento. Reconhecer e aplicar os aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.

    FGV Enterprise Competition

    Autor: prof. Paulo da Costa Lopes, Doutor, UFSC.

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
    Seminário de Encerramento

    A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    A Pós-Graduação em Liderança e Inovação é recomendada para:
    • graduados/as e recém-graduados/as de qualquer área que desejam qualificação e aprofundamento na área de liderança e inovação e
    • profissionais que buscam alcançar novos patamares em sua trajetória profissional e necessitam desenvolver tanto habilidade técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills).
    Pré-requisitos do curso:
    Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.