Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Online
    Início: 19/05/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Inscrições até: Data limite de inscrição: 11/05/2020
    Duração: 11 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Sobre o curso

    Gerenciar projetos com competência e qualidade é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Com a Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos você irá conhecer e aprofundar as melhores estratégias de planejamento, controle e execução de projetos/programas para serem aplicados no dia-a-dia de uma organização, tratando do que há de mais atual segundo o padrão sugerido pelo PMI, incluindo nuances de práticas ágeis aplicadas ao gerenciamento de projetos.
     
    Você irá adquirir:

    • Visão holística das atividades do gestor de projetos, programas e portfólio, com foco na criação de valor para a empresa;
    • Capacidade de relacionar o ferramental teórico à prática de gestão de projetos por meio de processos e outros recursos;
    • Competência para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar projeto ou programa com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo Project Management Institute (PMI): escopo, cronograma, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, recursos, aquisições e integração.

    O curso conta com um seminário presencial de encerramento.  A presença é obrigatória e não há reposição para esta atividade. Os alunos que não comparecerem deverão realizar a disciplina em nova oportunidade de acordo com o calendário de oferta de Cumprimento.

    Público-alvo

    Direcionado a graduados e recém-graduados que desejam qualificação e aprofundamento na área de Gerenciamento de Projetos. O curso se destina a profissionais que atuam ou pretendem atuar com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação, ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.

    *Pré-requisito: para ser aluno da Pós FGV Online é necessário ter formação superior completa em cursos de Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura.

    Coord. Acadêmico - André Barcaui
    Pós-Doutor em Administração pela FEA/USP, Doutor em Administração pela UNR, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com Graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio. Coordenador e professor de diversos MBAs na Fundação Getulio Vargas (FGV), é conselheiro da International Project Management Association (IPMA) Brasil e revisor técnico da revista MundoPM.

    Cronograma: Clique aqui
     

    Programa

    Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos

    FGV Enterprise Competition

    A Disciplina Blended de Encerramento articula temáticas transversais às diferentes áreas da administração por uma perspectiva interdisciplinar, que interessa ao desenvolvimento de profissionais das mais diversas áreas de atuação, por meio de simulações da tomada de decisões das em um ambiente empresarial.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Profa. Lorena Benchimol de Veloso, Mestre, European University

    Apresentação
    Desenvolve a competência técnica de traduzir as tendências do macroambiente em possíveis estratégias e projetos.

    Objetivo
    Proporcionar o entendimento da relação íntima entre a estratégia das organizações e os projetos. Além disso, compreender e relacionar os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos. Por fim, conhecer as 10 áreas de conhecimento, segundo o PMBOK, e as metodologias de gerência de projetos, identificando as competências para um bom gestor.

    Gerenciamento de aquisições em projetos

    Prof. Carlos Magno da Silva Xavier, Doutor, Universidad Nacional de Rosario

    Apresentação
    Trata do planejamento, da execução e da administração das contratações de produtos, serviços ou resultados necessários para a realização do projeto.

    Objetivo
    Apresentar como gerenciar as aquisições com a participação dos principais envolvidos, aumentando o comprometimento com o processo que será realizado e com o sucesso do projeto.

    Gerenciamento de custos em projetos

    Prof. Ivaldo Monteiro da Silva, Mestre, UFF

    Apresentação
    Aborda a estimativa e o controle dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto, de acordo com o “método executivo” e o ciclo de vida do projeto.

    Objetivo
    Disponibilizar elementos que possam contribuir para a aplicação das boas práticas em gerenciamento de custos dos projetos, em especial, para a aplicação dos recursos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.

    Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

    Prof. Lúcio Edi Chaves, Mestre, UFF

    Apresentação
    Trata do gerenciamento dos stakeholders no contexto dos projetos, envolvendo aspectos que tratem tanto da comunicação quanto da obtenção do seu engajamento nesses projetos.

    Objetivo
    Desenvolver a capacidade de análise, classificação e avaliação dos stakeholders, conceituando o processo de comunicação e identificando o seu propósito. Além disso, descrever os processos indicados para o gerenciamento dos stakeholders em projetos.

    Gerenciamento do Escopo em projetos

    Profa. Stefania Dargains, Mestre

    Apresentação
    Oferece a oportunidade de aprender e pensar criticamente sobre os conceitos e os princípios norteadores do gerenciamento do escopo no domínio do gerenciamento de projetos.

    Objetivo
    Desenvolver a competência de utilizar conceitos, técnicas e melhores práticas com o propósito de definir, planejar, validar e controlar o escopo em projetos. Conceituar também requisitos e adequar o processo, tendo como foco a elaboração da documentação. Por fim, criar a EAP em termos de entradas, ferramentas e técnicas.

    Gerenciamento da qualidade em projetos

    Prof. Mário Luis Sampaio Pereira, Mestre, UFRJ/INT/Universidade Aux-Marseille

    Apresentação
    Trata dos conceitos-chave da qualidade no âmbito empresarial/organizacional, enfatizando a correlação entre tais práticas profissionais e a gerência da qualidade em projetos individuais com base no ciclo PDCA, sob a ótica do PMI, de acordo com a abordagem descrita no PMBOK.

    Objetivo
    Compatibilizar o gerenciamento do projeto com o tratamento satisfatório das inúmeras influências subjetivas, individuais e coletivas que impactam e moldam os objetivos e as fronteiras de um empreendimento temporário.

    Gerenciamento de Recursos em Projetos

    .

    Gerenciamento de riscos em projetos

    Prof. Luiz Fernando da Silva Xavier, Doutor, UNR.

    Apresentação
    Trata dos processos e princípios de gerenciamento de riscos em projetos que auxiliam o gestor a lidar com as incertezas, a complexidade e a competitividade do mercado para o sucesso dos projetos.

    Objetivo
    Apresentar um processo estruturado para o efetivo gerenciamento de riscos em projetos, de forma a levar o aluno a lidar com as incertezas que ocorrem em qualquer projeto, de qualquer natureza, porte ou complexidade.

    Gerenciamento de Cronograma em Projetos

    Profa. Gisele Blak Bernat, Doutoranda, UFRJ

    Apresentação
    Identifica atividades e as sequencia segundo a estratégia definida, buscando o conhecimento para estimar durações e recursos aplicáveis a essas atividades e administrando o tempo da melhor maneira possível.

    Objetivo
    Proporcionar a compreensão e o reconhecimento do processo para definir e identificar as atividades do projeto. Compreender o conceito de calendários de recursos e a relação entre recurso e a duração da atividade, estudando técnicas para acelerar o cronograma. Por fim, reconhecer a imporância do conceito de corrente crítica na análise de rede do cronograma.

    Tendência em Gerenciamento de Projetos

    Gerenciamento de programas. Metodologias ágeis. Projetos complexos. Design Thinking. Outras tendências em gerenciamento de projetos.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.