MBA Executivo: Marketing

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  • Modalidade:
    Online
    Início: 16/06/2018
    Inscrições até:
    27/05/2018
    Duração: 14 meses
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  • Sobre o curso

    Acesso a conceitos e estratégias de marketing adotados pelas organizações em contexto globalizado, debates sobre posicionamento mercadológico de marcas, produtos e serviços e network com profissionais em todo Brasil. O MBA Executivo: Marketing promove ampla discussão sobre conceitos e fundamentos deste setor, com foco nas melhores práticas e estratégias de mercado.

    Você irá adquirir:

    • Conhecimento sobre os conceitos e ferramentas de marketing;
    • Habilidades para trabalhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços de acordo com a realidade das organizações brasileiras;
    • Domínio para a gestão de marketing, considerando os contextos online e off-line.

    Conheça mais sobre o MBA Executivo: Marketing

    Coordenador Acadêmico: Hélio Arthur Reis Irigaray
    Público-alvo

    O MBA Executivo: Marketing é recomendado para profissionais graduados de diversas áreas que:

    • Atuam em áreas de gestão e desejam aprofundar seus conhecimentos de Marketing
    • Procuram desenvolver habilidade gerenciais para aplicar em seus próprios negócios.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo: Marketing

    Comportamento do Consumidor

    Trata do comportamento do consumidor, apontando algumas ferramentas para o gerente de marketing aprimorar suas ações nas empresas. Objetivo: Apresentar uma visão ampla e integradora dos principais conceitos da psicologia, da antropologia do consumidor e da sociologia do consumo. Módulo 1 - Introdução ao comportamento do consumidor unidade 1 - mundo em eterna mudança unidade 2 - escopo do comportamento do consumidor unidade 3 - comportamento do consumidor e estratégias de marketing unidade 4 - segmentação de mercado e análise de ambiente
    Módulo 2 - Consumidores como intérpretes unidade 1 - motivação e necessidade unidade 2 - percepção, envolvimento e risco percebido unidade 3 - habilidade e memória
    Módulo 3 - Consumidores e contexto social unidade 1 - contexto social unidade 2 - cultura e consumo unidade 3 - produtos e subcultura unidade 4 - segmentos econômicos e sociais unidade 5 - papéis sociais
    Módulo 4 - Ação do consumidor unidade 1 - atitudes e decisões do consumidor unidade 2 - teorias unidade 3 - processo de julgamento e tomada de decisão unidade 4 - avaliação pós-compra

    Ciclo de Palestras

    Direito do Consumidor

    Trata dos contratos do consumidor e das práticas abusivas a que ele pode ser exposto mesmo sem contratar.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Conceitos e características dos projetos. Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.

    Fundamentos de Marketing Digital

    Trata do aprendizado acerca das estratégias e ferramentas de Marketing Digital para obtenção dos melhores resultados em relação à marca.

    Objetivo: Trazer fundamentos e conceitos para embasar o conhecimento do aluno em relação ao marketing, em seus diferentes formatos.
    Módulo 1 - Conceito e fundamentos unidade 1 - principais conceitos de marketing unidade 2 - marketing digital unidade 3 - internet e usuários unidade 4 - customização cultural
    Módulo 2 - Planejamento e estratégia unidade 1- internet no centro da empresa unidade 2 - mix de marketing unidade 3 - relações públicas 2.0 unidade 4 - publicidade e propaganda na internet
    Módulo 3 - Táticas em marketing digital unidade 1 - sites e hotsites unidade 2 - marketing de conteúdo unidade 3 - fundamentos das mídias sociais unidade 4 - e-mail marketing unidade 5 - marketing de busca, conversão e performance unidade 6 - marketing digital para segmentos específicos Módulo 4 - Tendências no mercado digital unidade 1 - e-commerce unidade 2 - lojas virtuais, compras coletivas e clubes de compras unidade 3 - casos de sucesso brasileiros unidade 4 - tendências do e-commerce unidade 5 - internet para atendimento ao cliente unidade 6 - convergência

    Gestão de Distribuição

    Trata de conceitos relacionados a canais de marketing, trade marketing e gestão de key-accounts.

    Objetivo: Capacitar a tomada de decisão relativa a canais de distribuição para diversos setores organizacionais, enfocando o papel do gestor de canais e importância da função de trade marketing e gerenciamento de contas. Porpor a análise de variáveis de mercado na distribuição e sua interação com as demais decisões relativas ao composto de marketing.

    Gestão da Comunicação

    Trata das duas principais estratégias de comunicação empresarial, contemplando os principais fatores legais e éticos que a ela se associam.

    Objetivo: Analisar as oportunidades de utilização das ferramentas relativas à comunicação institucional e à comunicação mercadológica, de modo a maximizar os recursos da empresa.
    Módulo 1 - Comunicação institucional unidade 1 - conceitos estratégicos unidade 2 - comunicação institucional unidade 3 - stakeholders unidade 4 - crises unidade 5 - promoção unidade 6 - promoção institucional
    Módulo 2 - Comunicação mercadológica unidade 1 - promoção de venda unidade 2 - merchandising em meios de comunicação unidade 3 - merchandising no ponto de venda unidade 4 - propaganda – conceitos gerais unidade 5 - objetivos, público-alvo e alocação de verbas unidade 6 - briefing e planejamento da campanha unidade 7 - processo de criação
    Módulo 3 - Mídia digital e legislação em comunicação unidade 1 - usuários de internet unidade 2 - legislação em comunicação unidade 3 - veículos unidade 4 - produção unidade 5 - promoção unidade 6 - eventos, patrocínios e doações unidade 7 - mídia digital

    Gestão de Portfólio e Marca

    Gestão de Portfólio e Marcas tem como foco principal o estudo do universo de marcas, no que tange seu desenvolvimento, fortalecimento e estratégias de expansão. Fornece um panorama completo sobre os aspectos que compõem as decisões de identidade e arquitetura de marca dentro da organização.

    Objetivo: proporcionar conhecimento tático e estratégico para as etapas de construção e expansão de marca, no que se refere às decisões de extensão de marcas, linhas, multimarcas e novas marcas. Discute também os diversos tipos de caminho para desenvolvimento de marcas, tais como personificação e narrativa, além das estratégias de marca própria e licenciamento. E fundamentalmente, apresenta os conceitos de essência e brand equity, contribuindo para uma visão profunda dos limites e potencialidades de uma dada marca.

    Gestão de Preços

    Trata, a partir de conceitos mercadológicos e financeiros, do preço de venda de empresas, assim como das margens de produtos e serviços, por meio do estabelecimento de políticas mercadológicas e comerciais.

    Objetivo: Analisar a formulação da política de preços, considerados seus aspectos mercadológicos, tributários e financeiros, assim como o valor percebido pelo consumidor.
    Módulo 1 - Aspectos mercadológicos unidade 1 - conceitos fundamentais unidade 2 - ciclo de vida do produto unidade 3 - fatores internos unidade 4 - fatores externos unidade 5 - metodologias de definição de preços
    Módulo 2 - Aspectos tributários unidade 1 - tributação unidade 2 - tipos de impostos
    Módulo 3 - Aspectos financeiros unidade 1 - custos unidade 2 - critérios de custeio unidade 3 - margem de contribuição unidade 4 - outros conceitos fundamentais

    Gestão de Produtos

    Gestão de Produtos tem como foco principal o estudo dos aspectos que envolvem a caracterização, a definição e os elementos primordiais que compõem o desenvolvimento e a gestão de produtos. Fornece uma visão profunda e abrangente do universo de produto, auxiliando o gestor no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de estratégias de produtos.

    Objetivo: proporcionar conhecimento tático e estratégico para as etapas de desenvolvimento, lançamento e acompanhamento do universo de gestão de produtos. Trata da apresentação quanto ao escopo do produto, classificações e níveis de produto, aspectos referentes à atributos e valores, design e embalagem, bem como das fases de pesquisa e desenvolvimento, testagem junto ao mercado, avaliação de demanda, cadastramento e acompanhamento de desempenho.

    Jogo de Negócios

    Simulações da tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial.

    Metodologia Científica para elaboração de TCC

    Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.

    Marketing de Serviços

    Trata do desenvolvimento da economia baseada na força dos serviços, como consequência da formação do pensamento administrativo e da construção de ferramentas gerenciais.

    Objetivo: Analisar as características do consumidor de serviços, abordando o processo de tomada de decisão no momento do consumo.
    Módulo 1 - Serviços unidade 1 - economia dos serviços unidade 2 - características dos serviços unidade 3 - classificação dos serviços
    Módulo 2 - Estratégias de marketing de serviços unidade 1 - surgimento e popularização do marketing unidade 2 - caráter estratégico do marketing unidade 3 - organização orientada para o mercado unidade 4 - formulação de estratégias
    Módulo 3 - Gestão do marketing de serviços unidade 1 - modelos de compreensão dos serviços unidade 2 - interações do marketing de serviços unidade 3 - expansão do composto de marketing unidade 4 - produto unidade 5 - preço unidade 6 - praça unidade 7 - promoção unidade 8 - pessoas unidade 9 - evidência física unidade 10 - processo
    Módulo 4 - Comportamento do consumidor de serviços unidade 1 - marketing e mudanças no mundo do consumo unidade 2 - processo de tomada de decisão do consumidor unidade 3 - expectativas dos clientes acerca dos serviços unidade 4 - satisfação do consumidor e qualidade de serviços unidade 5 - modelo SERVQUAL unidade 6 - modelo SERVPERF unidade 7 - marketing de relacionamento
    Módulo 5 - Implementação do marketing de serviços unidade 1 - papel estratégico da gerência média unidade 2 - avaliação e controle em marketing de serviços unidade 3 - avaliação e controle das atividades de marketing unidade 4 - papel de colaboradores e clientes unidade 5 - gestão de empregados em serviços unidade 6 - papel dos clientes na prestação do serviço

    Marketing

    Trata das ações de marketing e da integração de esforços mercadológicos, visando à satisfação dos clientes e ao aprimoramento do relacionamento da empresa com sua clientela.

    Objetivo: Analisar as ferramentas típicas de marketing, visando à consolidação do posicionamento competitivo da empresa.
    Módulo 1 - Introdução ao conceito de marketing unidade 1 - conceito de marketing unidade 2 - evolução das relações entre empresas e clientes unidade 3 - análise de ambiente
    Módulo 2 - Consumidor e mercado unidade 1 - comportamento do consumidor unidade 2 - SIM unidade 3 - pesquisa de marketing
    Módulo 3 - Segmentação e posicionamento unidade 1 - segmentação de mercado unidade 2 - critérios de segmentação de mercado unidade 3 - posicionamento de produtos
    Módulo 4 - Concorrência, planejamento e estratégias unidade 1 - concorrência estratégica unidade 2 - planejamento e gestão de marketing unidade 3 - estratégias do composto mercadológico - 4 Ps

    Métricas de Marketing

    Trata dos indicadores de desempenho mercadológico, focalizando a mensuração da participação de mercado e dos resultados comerciais, e indicadores financeiros associados à atividade de marketing, com enfoque em custos, retorno sobre vendas, valor do relacionamento com clientes, prospecção de novos consumidores e rentabilidade de ações de marketing.

    Objetivo: Fornecer, aos profissionais das áreas de administração e marketing, um ferramental de métricas para planejamento, monitoramento e avaliação de ações mercadológicas.
    Módulo 1 - Desempenho e participação de mercado unidade 1 - participação de mercado unidade 2 - concentração de mercado unidade 3 - medidas de penetração unidade 4 - outras considerações
    Módulo 2 - Medidas financeiras e de rentabilidade unidade 1 - lucro líquido e retorno sobre vendas unidade 2 - rrentabilidade do cliente unidade 3 - valor vitalício do cliente e do prospect unidade 4 - custos de aquisição e retenção
    Módulo 3 - Medidas de promoção unidade 1 - vendas básicas e incrementais unidade 2 - descontos unidade 3 - promoções e repasses unidade 4 - preços em cascata
    Módulo 4 - Medidas do mix de marketing unidade 1 - experimentação, repetição e projeções unidade 2 - força de vendas unidade 3 - preço relativo unidade 4 - métricas de comunicação

    Planejamento de Marketing

    Aborda as etapas da elaboração de um planejamento estratégico de marketing com análise voltada para a prática do planejamento e destaque para as ferramentas e ações que propiciam sua implantação.

    Pesquisa de Mercado

    Trata das pesquisas de mercado, como ferramentas estratégicas para a manutenção e o crescimento do negócio das empresas.

    Objetivo: Analisar as estratégias de monitoramento da percepção do consumidor, abordando a pesquisa de mercado como ferramenta do processo de decisão.
    Módulo 1 - Introdução aos sistemas de informação unidade 1 - conceitos básicos unidade 2 - aspectos gerais da pesquisa de mercado
    Módulo 2 - Pesquisa quantitativa unidade 1- etapas iniciais unidade 2 - coleta de dados unidade 3 - etapas finais unidade 4 - pesquisa on-line
    Módulo 3 - Pesquisa qualitativa unidade 1 - preparação da pesquisa unidade 2 - desenvolvimento da pesquisa unidade 3 - pesquisa on-line

    Seminário presencial de abertura

    Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.

    Seminário presencial de encerramento

    Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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