MBA Executivo: Gestão Empresarial

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Online
    Início: 20/04/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Inscrições até: Data limite de inscrição: 17/04/2020
    Duração: 16 meses
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Sobre o curso
    Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O MBA Executivo: Gestão Empresarial proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
     
    Você irá adquirir:
    • Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
    • Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

    O curso conta com Seminários e Provas Presenciais. A presença nos dois seminários é obrigatória e não há reposição para esta atividade. Os alunos que não comparecerem deverão realizar a disciplina em nova oportunidade de acordo com o calendário de oferta de Cumprimento.

    Conheça mais sobre o MBA Executivo: Gestão Empresarial

    Público-alvo

    O MBA Executivo: Gestão Empresarial é recomendado para profissionais que:

    • Atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas de empresas públicas/privadas;
    • Empreendedores que almejam abrir seu próprio negócio.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo: Gestão Empresarial

    ARGo – Alternate Reality Goal

    O ARGoAlternate Reality Goals – é um jogo crossmidiático, que se utiliza de várias mídias, mesclando cenários do mundo real e virtual para fomentar experiências colaborativas que se estruturam em torno da resolução de desafios, do enfrentamento de perigos e da solução de mistérios, visando ao fortalecimento de competências transdisciplinares que garantam a polivalência profissional nos novos mercados, a convivência participativa, a iniciativa, a liderança e a criatividade, além de potencializar o networking dos alunos de todos os cursos e localidades dos diferentes MBAs a distância da FGV.

    FGV Business Challenge

    Por ser parte de uma estratégia blended, o seminário se configura como uma grande oportunidade de network com alunos dos MBAs Executivos a distância do FGV Online.

    Contabilidade Financeira

    Prof. André Limeira, Ph.D., Florida Christian University

    Apresentação
    Trata dos fundamentos da contabilidade e das informações por ela geradas, da interpretação dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis, do reconhecimento e registro das transações para elaboração das demonstrações contábeis e da análise econômico-financeira por meio da aplicação dos critérios de análise horizontal, análise vertical e indicadores de desempenho.

    Objetivo
    Apresentar a importância da contabilidade como fonte fundamental de informações, em nível econômico e financeiro, por meio dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis.

    Compliance

    Prof. Claudio Carneiro Bezerra Pinto Coelho, Pós-Doutor, Universidade Nova de Lisboa

    Prof. Milton de Castro Santos Junior, Especialista, UVA

    Apresentação
    Trata desde a origem e a evolução histórica do compliance até as atribuições do compliance officer, analisando aspectos legislativos e teóricos que servirão como norte para o estudo.

    Objetivo
    Apresentar o instituto do compliance detalhadamente. Instituto este amplamente difundido no exterior, em especial na Europa e nos Estados Unidos.

    Direito Empresarial para Gestores

    Profa. Margô Trindade Sartoni, Mestre, Universidade Gama Filho

    Apresentação
    Trata do Direito Empresarial e das diversas legislações e orientações de tribunais firmadas para consagrar a relevância do pilar econômico-social das organizações e do papel do gestor na convergência entre a empresa e o poder público.

    Objetivo
    Apresentar a análise do cenário em que o Direito Empresarial se apresenta, as ferramentas juridico-operacionais do cotidiano profissional dos gestores e os desafios jurídicos encontrados nas organizações.

    Economia Empresarial

    Profa. Virene Roxo Matesco, Doutora, UFRJ.

    Apresentação
    Busca apresentar e discutir princípios e conceitos da teoria econômica, assim como a sua aplicabilidade nas decisões associadas às atividades comuns das nossas vidas em sociedade.

    Objetivo
    Associar os princípios e conceitos da teoria econômica aos interesses práticos das atividades comuns à realidade pessoal e profissional; estabelecer metas financeiras e operacionais, definindo escolhas que visem minimizar custos e maximizar lucros, considerando as inúmeras restrições enfrentadas pelas empresas, e identificar, nas ações e medidas de políticas econômicas, os impactos no planejamento estratégico em andamento e futuro, independentemente do porte da empresa e da estrutura de mercado em que ela está inserida.

    Ética e Sustentabilidade

    Prof. Leandro Pinheiro Chevitarese, Doutor, PUC-RJ

    Apresentação
    Apresenta os tópicos da ética, da responsabilidade social e da sustentabilidade, com os seus conceitos e as suas técnicas.

    Objetivo
    Sensibilizar os gestores sobre as novas possibilidades no mundo dos negócios. As empresas podem (e devem) ser bem-sucedidas a partir de uma interação mais equilibrada com a sociedade e com o meio ambiente.

    Finanças Corporativas

    Prof. José Carlos Abreu, Doutor, PUC-RJ

    Apresentação
    Desenvolve, estuda e cria métodos, modelos e critérios para análise e avaliação de empresas e projetos de investimentos que forneçam ao gestor informações e conhecimentos necessários e suficientes para a tomada da decisão de investir ou não.

    Objetivo
    Desenvolver as competências de planejar, analisar e decidir sobre investimentos financeiros de uma empresa nova ou existente, de grande, médio ou pequeno porte. Além disso, calcular e determinar os fluxos de caixa de um ativo, o capital de giro e o imposto de renda.

    Gestão Estratégica

    Prof. Murilo Ramos Alambert Rodrigues, Mestre, UFRJ

    Apresentação
    Analisa, de uma forma dinâmica e aplicada, a maneira como podemos dotar nossas organizações de uma gestão estratégica que lhes possibilite atuar e vencer no ambiente de negócios do século XXI.

    Objetivo
    Proporcionar o desenvolvimento e a aplicação de conceitos estratégicos, analisar o ambiente geral e competitivo, identificar tendências, cenários, oportunidades e ameaças. Além disso, elaborar e avaliar a matriz SWOT e também do BSC, aplicar as ferramentas estratégicas, e desenvolver estratégias empresariais e planos de ação.

    Gestão da Qualidade e Processos

    Prof. Frederico Steiner Costa, PhD, Florida C. University

    Apresentação
    Visa auxiliar as organizações na busca do desempenho superior nos níveis estratégico, tático e operacional, tendo como missão alavancar os níveis de eficiência e eficácia nas empresas, levando-as ao que chamamos de excelência de gestão.

    Objetivo
    Aplicar a gestão da qualidade e processos nos diferentes níveis das organizações e utilizar as ferramentas da qualidade na gestão da rotina organizacional por meio de ferramentas de gestão, indicadores de desempenho e outras abordagens específicas.

    Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

    Apresentação
    Trata das melhores técnicas, tendências e questões existentes na área de tecnologia da informação.

    Objetivo
    Analisar, na área de tecnologia da informação, as competências relacionadas ao planejamento, à criação e à inovação de estratégias.

    Gestão de Pessoas

    Profa. Viviane Narducci, Doutora, FGV

    Apresentação
    Trata dos caminhos percorridos pelos modelos de gestão e pela gestão de pessoas desde o século XX até os dias de hoje. Estuda também a importância de uma gestão que reconheça o elemento humano como fonte de vantagem competitiva sustentável nas organizações.

    Objetivo
    Discutir as características da sociedade do conhecimento, os modelos de gestão, as mudanças e os seus consequentes impactos nas organizações bem como o papel do líder diante dos desafios atuais.

    Gestão de Projetos

    Profa. Lorena Benchimol de Veloso, Mestre, European University

    Apresentação
    Desenvolve a competência técnica de traduzir as tendências do macroambiente em possíveis estratégias e projetos.

    Objetivo
    Proporcionar o entendimento da relação íntima entre a estratégia das organizações e os projetos. Além disso, compreender e relacionar os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos. Por fim, conhecer as 10 áreas de conhecimento, segundo o PMBOK, e as metodologias de gerência de projetos, identificando as competências para um bom gestor.

    Matemática Financeira

    Prof. João Paulo Franco de Abreu, MBA em Gestão Empresarial, FGV.

    Apresentação
    Analisa a importância da matemática financeira na vida pessoal, ensinando a identificar quais são os melhores tipos de taxas, juros e séries uniformes e aplicá-los.

    Objetivo
    Aplicar os conceitos de VPL, TIR, descontos, taxa de juros, regimes de juros simples e compostos, e calcular os sistemas de amortização.

    Marketing

    Prof. Elson Teixeira, Mestre, UFFRJ

    Apresentação
    Apresenta uma proposta criativa e inovadora por abordar a comunicação com o cliente de forma a encantá-lo e convencê-lo a comprar uma marca, um produto ou um serviço.

    Objetivo
    Abordar a importância do marketing, que deixou de ser associado à divulgação de marcas, produtos e serviços para ser tratado como uma ferramenta estratégica da empresa cuja intenção é manter-se competitiva no mercado.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Profa. Marcela Souto Castro, Doutoranda, ESC Rennes

    Apresentação
    Estuda a capacidade de percepção da relação entre o que foi abordado na teoria e a realidade das negociações no seu cotidiano. Essa comparação é imprescindível para a melhoria contínua como negociador.

    Objetivo
    Desenvolver a competência de articular os relacionamentos necessários no decorrer do processo de negociação aos resultados desejados pela organização. Além disso, conhecer os aspectos relacionais e o software mental. Por fim, compreender e executar todos os aspectos envolvidos em uma negociação.

    Orçamento e Controle

    Prof. Ronaldo Miranda Pontes, Doutor, Universidad Nacional de Misiones.

    Apresentação
    Trata de uma das ferramentas mais usadas pelas empresas que desejam antecipar-se às alterações do macroambiente: o orçamento. Dessa forma, prevê o resultado estimado a partir de cenários, encontrando soluções para os problemas e destacando-se em relação à concorrência.

    Objetivo
    Planejar e organizar as equipes de propostas, definindo as responsabilidades e as metas intermediárias e finais. Além disso, elaborar o orçamento e controlar a sua execução, preparando relatórios que destaquem os indicadores e as ações de melhora.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    processo seletivo MBA Online

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato, que pode levar até 48h úteis;
    • Caso necessário, será solicitado o upload do diploma ou declaração de conclusão de curso e curriculum vitae durante o preenchimento da ficha de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista (presencial ou via Skype);
    • A etapa “matrícula” consiste na escolha do plano financeiro, pagamento, entrega de documentação e assinatura de contrato.

    A efetivação da matrícula está condicionada a entrega dos seguintes documentos:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior ou da declaração de conclusão de curso;*
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • 1 foto 3x4 colorida;
    • contrato chancelado assinado (gerado após a confirmação de pagamento);
    • curriculum vitae (contendo formação acadêmica e experiência profissional).

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.