MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing

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  • Modalidade:
    Online
    Início: 23/11/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 20/11/2020
    Duração: 14 meses
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  • Sobre o curso
    Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
    Você irá adquirir:
    • visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
    • habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
    • ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações.
    • conhecimento sobre os conceitos e ferramentas de marketing;
    • habilidades para trabalhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
    • domínio para a gestão de marketing.
    Ideal para quem quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.
    Clique aqui para acessar o cronograma da turma e o programa completo das disciplinas.

    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing é recomendado para profissionais que:
    • Atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas ou empreendedores;
    • Atuam ou pretendem atuar na área de Marketing ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação em seus próprios negócios.

    Pré-requisito:
    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

    Coord. Acadêmico: Vitor Lima
    Doutorando em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio, mestre em Administração de Empresas pela FGV/Ebape, MBA em Marketing pela FGV e publicitário com extensões em Branding (ESPM) e Gerenciamento de Projetos (PMI).
    É sócio-diretor da Branded, já tendo atendido as marcas: Coca-Cola, GSK, Globo, S2 Holding, Turma da Mônica, Submarino, Casa & Vídeo, L'Oréal, Petrobras e Embratel. Coordenador dos programas Analista de Mídias Digitais e MBA em Marketing Digital da FGV.
    Citado pela Social Media Marketing Magazine como um dos TOP 100 professores de marketing no Twitter. Coautor do livro Comunicação, planejamento e convergência de mídias pela editora FGV.

    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing

    ARGo – Alternate Reality Goal

    Ementa:

    O jogo, os personagens, as mecânicas, os mistérios e as narrativas do ARGo tomam por base o mito grego dos Argonautas, que foi transformado em poema épico por Apolônio de Rodes, em 250 a.C. – A Argonáutica. A viagem de Jasão e dos mais de 50 heróis que partiram na nau Argo em busca do velocino de ouro simboliza a luta contra a banalização, em favor da verdade e da racionalidade, por meio da colaboração – valores que se coadunam aos do objetivo específico do jogo.

    FGV Business Challenge

    Simula um oligopólio. São de cinco a sete empresas que competem entre si por, aproximadamente, dois anos (oito trimestres), explorando três regiões com um produto inovador. Você e os participantes de sua equipe assumem a direção de uma das empresas na indústria do jogo e irão competir com outras empresas, tomando decisões estratégicas e táticas típicas.

    Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

    Níveis de produtos. Plano de lançamento de novos produtos. Carteira de Produtos. Estratégias de marcas.

    Contabilidade Financeira

    Prof. André Limeira, Ph.D., Florida Christian University.

    Trata dos fundamentos da contabilidade e das informações por ela geradas, da interpretação dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis, do reconhecimento e registro das transações para elaboração das demonstrações contábeis e da análise econômico-financeira por meio da aplicação dos critérios de análise horizontal, análise vertical e indicadores de desempenho.

    Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias

    O conceito, o processo, a evolução e as novas tendências na área de comunicação. A dinâmica e as diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing, suas aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. As relações entre segmentação, posicionamento, estratégia de campanha, de mídia e de criação. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line (tradicional e programática). Métricas de mídia.

    Consumo e Processo Decisório da Compra

    Profa. Mel Girão, Mestre, PUC-Rio

    Profa. Fernanda de Paula, Mestre, PUC-SP

    Apresentação
    Trata da análise do comportamento do consumidor e as suas implicações para o marketing.

    Objetivo
    Reconhecer as teorias relacionadas ao comportamento do consumidor e analisar os aspectos que norteiam os processos decisórios de consumo.

    Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing

    Gestão da cadeia de suprimentos e adequação aos sistemas distributivos. Parâmetros que ordenam o canal de distribuição: tipos, funções, serviços, custos, rentabilidade e participantes. Trade Marketing. A integração do mundo físico e digital no varejo. Desafios da gestão e da operação omnichannel.  Conexão do trade marketing com a proposta omnichannel. O Intelligence Fullfilment. Shopping Journey: análise e entrega de soluções. 

    Economia Empresarial

    Profa. Virene Roxo Matesco, Doutora, UFRJ.

    Trata dos princípios e conceitos da teoria econômica, analisando aspectos como a teoria da demanda e da oferta, os mercados competitivos e não competitivos, a mensuração da atividade econômica, as políticas monetária e fiscal, a estabilização da economia e o balanço de pagamentos.

    Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços

    Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes economicossociais. Elasticidade da demanda. Yield Management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.

    Gestão Estratégica

    Prof. Murilo Ramos Alambert Rodrigues, Mestre, UFRJ.

    Analisa, de uma forma dinâmica e aplicada, a maneira como podemos dotar nossas organizações de uma gestão estratégica que lhes possibilite atuar e vencer no ambiente de negócios do século XXI.

    Gestão de Pessoas

    Profa. Viviane Narducci, Doutora, FGV.

    Caminhos percorridos pelos modelos de gestão e pela gestão de pessoas desde o século XX até os dias de hoje. A importância do elemento humano como fonte de vantagem competitiva sustentável nas organizações. O papel do líder nas organizações. Desafios e competências do líder.

    Gestão de Projetos

    Profa. Lorena Benchimol de Veloso, Mestre, European University.

    Desenvolve a competência técnica de traduzir as tendências do macroambiente em possíveis estratégias e projetos.

    Gestão de Serviços

    Módulo 1 - Fundamentos do marketing de serviços
    - Diferenças básicas entre produtos e serviços
    - Características dos serviços e do marketing de serviços
    - O "momento da verdade" e a sua importância
    - Gestão da qualidade em serviços
    - Mensuração da qualidade: modelo de cinco hiatos
     
    Módulo 2 - Produtividade em empresas de serviços
    - Gestão da capacidade e gestão da demanda
    - Gestão da qualidade e produtividade em serviços
    - Princípios da administração da espera
    - Fatores-chave de sucesso da preparação der serviços
     
    Módulo 3 - Relacionamento com clientes
    - Marketing de relacionamento em serviços
    - Foco operacional de uma empresa de serviços eficiente e eficaz
    - Benefícios do marketing de relacionamento
    - Reclamações: problema ou oportunidade?
    Módulo 4 - Endomarketing e estratégia em serviços
    - Tangibilidade em serviços
    - Endomarketing como instrumento de competitividade em serviços
    - Empowerment
    - Estratégia em organizações de serviço

    Inteligência e Pesquisa de Mercado

    Carlos Eduardo Lourenço, Especialista, FGV.

    Aplicações da Pesquisa de Marketing. Sistema de Informação de Marketing (SIM). Planejamento de uma pesquisa. A pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa e outras classificações. Segmentação de mercado: Objetivos da segmentação. Benefícios e limitações da segmentação. Critérios de Segmentação.

    Métricas de Marketing

    Apresentação
    Trata dos indicadores de desempenho mercadológico, focalizando a mensuração da participação de mercado e dos resultados comerciais, e indicadores financeiros associados à atividade de marketing, com enfoque em custos, retorno sobre vendas, valor do relacionamento com clientes, prospecção de novos consumidores e rentabilidade de ações de marketing.
    Objetivo
    Fornecer, aos profissionais das áreas de administração e marketing, um ferramental de métricas para planejamento, monitoramento e avaliação de ações mercadológicas.

    Matemática Financeira

    Prof. João Paulo Franco de Abreu, Mestre, IBMEC.

    Possui extrema importância para a tomada de decisões financeiras, tanto de caráter pessoal quanto empresarial, auxiliando no processo de maximização de resultados empresariais.


    Marketing

    Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ. 

    Apresenta uma proposta criativa e inovadora por abordar a comunicação com o cliente de forma a encantá-lo e convencê-lo a comprar uma marca, um produto ou um serviço.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Profa. Marcela Souto Castro, Doutoranda, ESC Rennes.

    Conceitos relacionados ao processo de negociação. Aspectos relacionais envolvidos numa negociação. Aspectos substantivos de uma negociação. Aspectos processuais de uma negociação.


     

     

    COMO ACONTECE O MBA ONLINE?

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    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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